Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DISPUTA SOCIETÁRIA

CVM manda Gafisa (GFSA3) tirar da pauta de assembleia proposta de suspender direitos da Esh Capital

Em derrota para o empresário Nelson Tanure, o colegiado da autarquia concluiu que o pedido para excluir a gestora das decisões da Gafisa é ilegal; entenda o caso

Gafisa Bote Salva Vidas
Montagem com logo da Gafisa -

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu interferir na ferrenha disputa societária na Gafisa (GFSA3). Em uma derrota para o empresário Nelson Tanure, a xerife do mercado de capitais determinou que a incorporadora tire da pauta da próxima assembleia uma proposta para suspender os direitos da Esh Capital na incorporadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inclusão da proposta contra a gestora na assembleia marcada para a próxima sexta-feira (28) partiu do fundo Estocolmo, apontado como um dos veículos de investimento de Tanure na Gafisa. A alegação é de que a Esh teria cometido abuso de direito.

Conhecida pelo ativismo, a gestora de Vladimir Timerman se lançou em uma briga com Tanure na Gafisa. No entendimento da Esh, o empresário deveria lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) pelas ações da companhia na B3 porque possui uma participação direta e indireta acima de 30% na companhia. A empresa nega.

A gestora também conseguiu uma liminar que impediu a conversão de uma emissão de debêntures em ações da companhia. Desde que Tanure se tornou acionista relevante da Gafisa, há três anos, a incorporadora já passou por dez operações de aumento de capital. A CVM também investiga esse caso.

Mas a disputa subiu para um novo patamar quando a Esh pediu a inclusão na pauta da próxima assembleia da aprovação de uma ação de responsabilidade contra Tanure e os administradores da Gafisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, o fundo Estocolmo entrou com o pedido semelhante contra a gestora, além da suspensão dos direitos políticos na companhia.

Leia Também

NÃO TEM MAIS GÁS?

JP Morgan rebaixa recomendação de ativos brasileiros para neutro e vê Ibovespa aos 185 mil pontos no fim do ano

SURPRESA POSITIVA

Menos pior que o temido? Natura (NATU3) lidera altas no Ibovespa após 2T26, mas analistas mantêm pé atrás

CVM: medida de acionista da Gafisa contra a Esh é ilegal

A Esh então recorreu à CVM para pedir a interrupção do prazo de convocação da assembleia para que a autarquia analisasse o caso.

Em reunião nesta terça-feira, o colegiado da CVM decidiu a favor da Esh ao concluir que o pedido para excluir a gestora das decisões da Gafisa é ilegal.

Para a diretora Flávia Perlingeiro, a suspensão de direitos "tenderia a inibir o legítimo exercício do direito essencial dos acionistas de fiscalizar a gestão dos negócios sociais".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, o colegiado da autarquia permitiu a realização da assembleia na data marcada, desde que a companhia tire da pauta o pedido para suspender os direitos políticos da Esh. Leia aqui a íntegra da decisão da xerife do mercado de capitais.

A Gafisa confirmou, em comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (26), que acatará o veredito da CVM e não discutirá o item barrado na assembleia de 28 de abril

A construtora destacou ainda que manterá inalteradas as demais matérias previstas na pauta do encontro, incluindo uma ação indenizatória contra a Esh. Seja como for, a decisão da CVM deve fortalecer a gestora também em uma possível batalha na Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Shopee investe R$ 36 milhões em cupons de desconto e entra na guerra da Black Friday Foto: Dado Ruvic/Reuters 10 de agosto de 2026 - 12:41
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 9 de agosto de 2026 - 15:38
A B3 lança o Índice Tesouro Selic B3 8 de agosto de 2026 - 8:41
7 de agosto de 2026 - 14:00
Fachada da sede do Grupo Pão de Açúcar 5 de agosto de 2026 - 12:53
Logo da CSN e, ao fundo, trabalhadores em uma indústria siderúrgica 3 de agosto de 2026 - 12:50
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 1 de agosto de 2026 - 15:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar