O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O IRB está muito longe de viver os melhores dias, mas garantiu a volta à "elite" da B3; saiba quem entra e quem sai do Ibovespa

A empresa de resseguros IRB (IRBR3) vive um longo inferno astral desde a revelação de "inconsistências contábeis" no início de 2020. Mas nos últimos dias a companhia deu algumas alegrias aos acionistas. Agora, eles têm mais um motivo para comemorar, já que as ações voltarão a fazer parte do Ibovespa, o principal índice da B3.
Se a bolsa de valores fosse um campeonato de futebol, o Ibovespa seria uma espécie de primeira divisão. O índice da B3 reúne as ações que conquistam mais pontos em quesitos como volume de negócios e valor de mercado.
O IRB está muito longe de viver os melhores dias em termos de valorização na bolsa, mas segue com bastante liquidez no pregão. Tanto que garantiu o retorno à "elite" da bolsa, na carteira de maio a agosto deste ano.
As ações da empresa de resseguros deixaram o Ibovespa no início do ano porque caíram tanto que chegaram a ser negociadas abaixo de 1 real. E esse justamente é um dos critérios de exclusão que a B3 adota ao determinar quais papéis entram no índice.
Assim, o IRB promoveu um grupamento de ações para aumentar o preço de cada papel. No pregão de hoje, os papéis recuavam 2,06% por volta das 10h15, a R$ 27,52. A notícia da volta ao Ibovespa não faz preço porque a B3 já havia colocado os papéis nas primeiras prévias da próxima carteira.
Além da volta ao Ibovespa, a resseguradora animou os investidores ao apresentar balanço mensal com lucro líquido R$ 14,3 milhões em fevereiro.
Leia Também
Ou seja, há uma boa chance de a companhia apresentar um resultado positivo no primeiro trimestre deste ano. O IRB deve divulgar o balanço trimestral no próximo dia 15 de maio, após o fechamento da B3.
Enquanto o IRB celebra a volta ao Ibovespa, outras três companhias foram "rebaixadas" e, desta forma, deixarão de integrar o principal índice da B3 a partir da próxima semana.
São elas: Banco Pan (BPAN4), EcoRodovias (ECOR3) e Qualicorp (QUAL3). Vale ponderar que fazer parte do Ibovespa não é sinônimo de que a empresa seja necessariamente melhor do que as que não compõem o índice.
O cálculo da B3 se vale principalmente de critérios de liquidez. Ou seja, uma ação com bastante negociação, mesmo que com um desempenho ruim, pode entrar no Ibovespa. Para integrar a primeira divisão da bolsa, uma empresa precisa atender aos seguintes critérios:
Seja como for, a exclusão do Ibovespa não é uma notícia, já que estar no índice traz visibilidade para as ações. Além disso, os fundos que precisam seguir o desempenho dos índices como os ETFs precisam ter os papéis que fazem parte da carteira.
Então, a entrada no Ibovespa costuma trazer uma demanda compradora para as ações, e o inverso ocorre quando uma empresa deixa o índice. A B3 faz um rebalanceamento da carteira a cada quatro meses.
TEMPORADA DE BALANÇOS
DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL
MEXENDO NO PORTFÓLIO
CASTIGO DO MONSTRO
SURPRESA NEGATIVA
MERCADOS
TEMPORADA DE BALANÇOS
ALÍVIO PASSAGEIRO?
TEMPORADA DE BALANÇOS
EM EXPANSÃO
REABERTURA DE JANELA?
TEMPORADA DE BALANÇOS
CARTEIRA RECOMENDADA
BANCANDO O PREÇO DE CRESCER
DECEPCIONOU?
RESULTADOS TRIMESTRAIS
ENGORDANDO A CARTEIRA
CLIMA BAIXO ASTRAL
FIM DA SECA DE IPOS
VAI VOLTAR A BRILHAR