🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

DE OLHO NA BOLSA

Esquenta dos mercados: Eleições pressionam Ibovespa enquanto bolsas no exterior aguardam ata do BCE e dados de emprego nos EUA

Os investidores aguardam os números de emprego nos Estados Unidos antes do payroll de sexta-feira

Renan Sousa
6 de outubro de 2022
7:39
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. — ata da reunião pressiona bolsas hoje
Confira o que movimenta a bolsa, o dólar e o Ibovespa hoje. - Imagem: Banco Central Europeu

Os investidores brasileiros iniciam a quinta-feira (06) em busca de gatilhos capazes de manter o Ibovespa descolado das bolsas de valores estrangeiras.Na véspera, enquanto os principais índices de ações de Nova York fecharam todos em queda, o mercado brasileiro de ações encerrou o pregão em alta de 0,83%, recuperando os 117 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa foi beneficiado principalmente pela alta dos preços do petróleo nos mercados internacionais, o que impulsionou a cotação das empresas do setor listadas na B3.

A questão no momento — como sempre — é como manter o otimismo por mais um pregão na sessão de hoje.

Em Wall Street, os índices futuros das bolsas de Nova York apontam para um dia de cautela junto às bolsas da Europa. Na manhã de hoje, o Banco Central Europeu (BCE) publica a ata da sua última reunião de política monetária, o que pode destravar uma aversão ao risco ainda maior.

Analistas acreditam que uma nova sequência de dados sólidos sobre a economia norte-americana servirá de justificativa para que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) mantenha o agressivo aperto monetário em andamento por lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, depois de passarem os últimos dias engajados na construção de alianças para o segundo turno, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) retomam hoje as atividades de campanha.

Leia Também

Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa hoje:

Eleições 2022: pesquisas e alianças

Ontem, Lula somou a seu rol de apoiadores a candidata do MDB no primeiro turno, Simone Tebet, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Já os governadores reeleitos do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) reiteraram apoio a Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamou a atenção o fato de o ex-presidente Michel Temer, em viagem ao exterior, ter desmentido notícia de que teria declarado apoio a seu sucessor.

Enquanto isso, a primeira pesquisa Ipec (ex-Ibope) com vistas ao segundo turno indica que Lula venceria Bolsonaro por 55% a 45% se o segundo turno ocorresse agora.

E mais pesquisas vem aí

Ainda nesta quinta-feira, os investidores acompanham o levantamento eleitoral feito pela Quaest, divulgado às 14h. Amanhã, sexta-feira (07), é a vez do Datafolha publicar a sua pesquisa eleitoral à noite. 

Apesar da confiança histórica, os institutos de pesquisa passam por uma crise de credibilidade, frente à discrepância entre os levantamentos e o resultado do primeiro turno das eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, os levantamentos precisam ser levados a sério — se não pela população em geral, ao menos para analistas e investidores ajustarem suas carteiras ao próximo mandante do Palácio do Planalto.

Um pulinho no Ibovespa

Permanece no radar dos investidores hoje o questionamento da B3 à 3R Petroleum (RRRP3), sobre as oscilações atípicas dos papéis da empresa no pregão do dia 4 de outubro, segunda-feira. 

A empresa justifica a alta de mais de 10% durante um determinado período do pregão com um relatório do Bank of America que dava um potencial de alta de mais de 150% dos papéis da companhia.

Bolsas lá fora e um dia de cautela

Os investidores internacionais acompanham a ata da mais recente reunião do BCE. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autoridade monetária europeia deve dar novos sinais de que o aperto monetário continuará firme nos próximos meses e deve se alongar ainda mais do que o esperado. 

Enquanto no Brasil a Selic já está — ou está bem próxima — do teto e os EUA debatem um cenário de fim dos juros elevados, o BCE dormiu no ponto e agora precisa lidar com o efeito da disseminação da inflação pela Zona do Euro.

Em outras palavras, a autoridade demorou para subir os juros e terá de fazê-lo por mais tempo e de maneira mais intensa se quiser correr atrás do prejuízo. 

Bolsas hoje: agenda do dia

  • FGV: IGP-DI de setembro (8h)
  • Banco Central Europeu: Publicação da ata da mais recente reunião (8h30)
  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio desemprego (9h30)
  • Estados Unidos: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, participa de evento da Georgetown University (10h30)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, discursa sobre desafios da economia global (12h)
  • Feriado local mantém mercados fechados na China hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DA ROÇA PARA A BOLSA

ROCA11: Ceres Investimentos semeia crédito do agronegócio entre investidores de varejo

2 de março de 2026 - 19:35

Gerido por gestora próxima ao agro, novo Fiagro negociado na bolsa brasileira pretende levar o setor para mais perto dos investidores comuns; conheça

ATÉ QUANDO

Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) em alta com conflito no Oriente Médio; vale investir? Veja por que a resposta não é tão simples

2 de março de 2026 - 14:32

O que determina que empresas petroleiras vão ganhar mais com esse conflito não é só o preço da commodity; entenda

SUCESSOR DO ORÁCULO DE OMAHA

Novo CEO da Berkshire Hathaway destaca 4 ações favoritas na primeira carta pós era Warren Buffett

2 de março de 2026 - 13:10

Greg Abel defende quatro empresas norte-americanas favoritas que devem continuar na carteira por décadas — e cinco empresas japonesas que também compõem o portfólio

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa supera medo da guerra entre EUA e Irã e fecha em alta; petroleiras dominam o pregão

2 de março de 2026 - 8:56

Escalada no Oriente Médio fez os preços do petróleo subirem e levou junto as petroleiras no B3; ouro terminou o dia com alta de mais de 1%, enquanto a prata caiu

SOBE E DESCE

Raízen (RAIZ4) desaba quase 40% e vira a pior ação do Ibovespa em fevereiro; MRV (MRVE3) dispara no mês

28 de fevereiro de 2026 - 15:01

Fluxo estrangeiro impulsiona a bolsa brasileira, mas resultados fracos e endividamento pesado derrubam algumas ações no mês; veja os destaques

SOB TENSÃO

Petróleo a US$ 100? O que a escalada das tensões no Oriente Médio significa para o mercado — e para a Petrobras (PETR4)

28 de fevereiro de 2026 - 13:21

Se o risco virar escassez real, o barril pode mudar de patamar; entenda os três fatores que o mercado monitora e o possível efeito sobre a Petrobras

DEU RUIM?

Ação da Cosan (CSAN3) cai 5% após Fitch rebaixar a empresa com perspectiva negativa

27 de fevereiro de 2026 - 18:24

A agência de classificação de risco não descarta novos rebaixamentos para a Cosan (CSAN3) e a ação liderou as quedas do Ibovespa nesta sexta (27)

BALANÇO DESAPONTOU?

Ex-Eletrobras, Axia (AXIA3) cai no Ibovespa apesar de ter dobrado o lucro líquido ajustado no 4T25: o que desanimou o mercado?

27 de fevereiro de 2026 - 15:01

Apesar da queda de 2,7% após o balanço do 4º trimestre de 2025, analistas recomendam compra para as ações da Axia (AXIA3)

VEJA O QUE FALTA ATÉ LÁ

O maior IPO reverso da história da B3: quando a Bradsaúde vai começar a ser negociada na bolsa?

27 de fevereiro de 2026 - 13:55

Em até 60 dias, a Bradsaúde pode estrear na B3 — mas antes precisa passar por assembleias decisivas, concluir a reorganização societária e obter o aval da ANS e da CVM

EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE

Onda de IPOs está voltando? Diretor do BR Partners (BRBI11) vê mercado ‘tentando acreditar’ na reabertura da janela

27 de fevereiro de 2026 - 13:12

Retomada das ofertas ainda enfrenta incertezas, diz Vinicius Carmona ao Money Times; entenda o que falta para o caminho abrir de vez

DE VENDA PARA NEUTRO

BB Investimentos eleva recomendação da Copasa (CSMG3), mas alerta: alta na ação vem da expectativa pela privatização, não do desempenho operacional

27 de fevereiro de 2026 - 10:17

O novo preço-alvo para a empresa de saneamento tem uma projeção de queda de 41,95% no valor da ação em relação ao último fechamento

ATENÇÃO, INVESTIDOR

A bolsa vai mudar de horário — confira o novo cronograma de negociação da B3 a partir de 9 de março

26 de fevereiro de 2026 - 14:01

Mudança afeta ações, opções e contratos futuros de índice após o fim do horário de verão no exterior

'OPORTUNIDADE DOURADA'

Com potencial de alta de 23% em 2026, Aura Minerals (AURA33) é o pote de ouro da carteira do JP Morgan; entenda

25 de fevereiro de 2026 - 18:32

Analistas afirmam que a Aura Minerals é uma ‘oportunidade dourada’ graças à exposição ao ouro, ao crescimento acelerado e forte geração de caixa

BTG SUMMIT 2026

‘Experimentem, vocês vão viciar’: mercado de ETFs pode chegar a R$ 1 trilhão no Brasil em alguns anos, dizem gestores

25 de fevereiro de 2026 - 17:46

Em painel no BTG Summit, especialistas falam sobre o crescimento dos ETFs no Brasil e as diferenças desses ativos para os demais investimentos

CHEGA AOS 250 MIL?

Tem espaço para mais: Ibovespa pode chegar aos 200 mil pontos “logo logo”, diz Itaú BBA; veja previsão para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

25 de fevereiro de 2026 - 17:03

No médio prazo, o principal índice da bolsa pode buscar os 250 mil pontos, patamar correspondente ao topo de alta de longo prazo

VENCEDORA DA TEMPORADA?

A favorita entre os frigoríficos: JBS (JBSS32), Minerva (BEEF3) ou MBRF (MBRF3)? BTG diz o que esperar do 4T25 e dá o veredito

25 de fevereiro de 2026 - 15:41

Analistas dizem quais são as expectativas para o balanço de cada um dos frigoríficos com os efeitos do mercado chinês, ciclo do frango e estoques

HORA DE COMPRAR?

Mercado Livre (MELI34): ação cai 10% após 4T25, mas isso não significa que a empresa está no caminho errado. O que explica o movimento?

25 de fevereiro de 2026 - 14:38

Investimentos para defender liderança pressionam margens e derrubam as ações na Nasdaq, mas bancos veem estratégia acertada e mantêm recomendação de compra, com potencial de alta relevante

BALANÇO 4T25

Mercado Livre (MELI34) tem lucro menor no 4T25, mas frete grátis ‘mostra a que veio’ no Brasil; veja os números

24 de fevereiro de 2026 - 18:54

A plataforma registrou lucro líquido de US$ 559 milhões, abaixo das expectativas do mercado e 12,5% menor do que o mesmo período de 2024. No entanto, frete gratis impulsionou vendas no Brasil, diante das preocupações do mercado, mas fantasma não foi embora

ESFRIOU NA BOLSA

Ação da dona da Brastemp cai mais de 14%: o que derrubou os papéis da americana Whirlpool (WHR)?

24 de fevereiro de 2026 - 17:22

Empresa de eletrodomésticos tem planos de recapitalização que chegam a US$ 800 milhões, mas não foram bem aceitos pelo mercado

ESTRATÉGIA DO GESTOR

O Ibovespa ficou caro demais? Gestores se mostram cautelosos e passam longe de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4); saiba onde eles estão investindo

24 de fevereiro de 2026 - 14:32

Relatório do BTG mostra a mudança na percepção dos gestores sobre o Ibovespa de novembro para fevereiro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar