🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipec mostra Lula com 51% contra 43% de Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de outubro de 2022
8:36 - atualizado às 20:39
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: A primeira pesquisa depois da realização do primeiro turno das eleições presidenciais foi divulgada nesta quarta-feira (5) e mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Confira os dados do levantamento.

Sem provas, Bolsonaro fala em problemas de apuração no primeiro turno e critica as pesquisas

Em sua primeira transmissão ao vivo nas redes sociais após o primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou em problemas na apuração dos votos e colocou em dúvida a pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira (5)

Mais uma vez sem apresentar provas, Bolsonaro colocou em dúvida a confiança da apuração das urnas e fez uma comparação com a disputa entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. 

O presidente também voltou a criticar os institutos de pesquisa e disse que a “palhaçada” começou de novo, ao comentar a pesquisa do Ipec.

O levantamento do instituto mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% dos votos no segundo turno, contra 43% do candidato à reeleição.

No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro.

A pesquisa Datafolha divulgada na véspera da eleição apontava o petista com 50% e o candidato à reeleição com 36%. 

O levantamento do Ipec, por sua vez, mostrava o candidato do PT com 51% e o chefe do Executivo com 37%.

A discrepância fez com que o presidente e seus apoiadores centrassem suas críticas aos institutos de pesquisa.

Bolsonaro confirma que irá a debate de pool de imprensa

Assessores dos candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram virtualmente com representantes do veículos do pool de imprensa (Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil) e aprovaram as regras para o debate no segundo turno, marcado para o dia 21, sexta-feira, às 21h30. 

A campanha de Bolsonaro confirmou que ele irá participar do evento. A representante da campanha de Lula, embora tenha aprovado todos os detalhes do evento, ainda não informou se o candidato aceita debater. Mas disse que ele tem interesse em participar. Caso um deles não compareça, o outro será entrevistado pelo pool sobre temas previamente escolhidos.

O debate será realizado em estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores. 

Serão 4 blocos. Em dois, os candidatos se defrontam diretamente. Nos demais, jornalistas fazem perguntas. Haverá réplicas, tréplicas e comentários.

O pool também prepara debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), previsto para dia 14, sexta-feira, às 22h, nos mesmos moldes do debate presidencial. 

As regras foram apresentadas hoje às campanhas para serem analisadas. Até o final desta semana, as assessorias de Tarcísio e Haddad devem confirmar participação. (Estadão Conteúdo)

União Brasil libera filiados para apoio no segundo turno; maioria fecha com Bolsonaro

O União Brasil, partido formado pela fusão do PSL com o DEM, vai liberar seus filiados para que apoiem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição. 

A maior parte da legenda, porém, está com Bolsonaro desde o primeiro turno e outra parte declarou apoio à reeleição do presidente no segundo turno — entre eles, o senador eleito Sérgio Moro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o deputado Capitão Wagner. 

Estados como Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso e Acre também já haviam aderido à campanha bolsonarista.

O União Brasil negocia uma fusão com o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), líder do Centrão. O PP faz parte da base aliada do presidente, mas tem tradição de apoiar qualquer governo, em troca de cargos, independentemente da ideologia.

Lula avalia apoio de Simone Tebet para o segundo turno

O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu nesta quarta-feira (5) os apoios da senadora Simone Tebet (MDB) e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para o segundo turno. 

Lula chamou o manifesto de Tebet em seu apoio de “bom”, por trazer críticas e propostas. 

“Eu acho muito importante que seja assim. Não é apoio formal, é programático, e ela quer continuar na rua defendendo as coisas dela”, disse. 

Ao anunciar que votará em Lula no segundo turno, Tebet — que apareceu sozinha no pronunciamento — disse que reconhecia o respeito do petista à democracia e à Constituição. 

Ela deve se reunir novamente nesta quinta-feira (6) com Lula para saber se suas propostas foram aceitas e só aí decidir se embarca na campanha do petista.

Desistiu? Temer nega apoio a Bolsonaro, segundo o UOL

O ex-presidente Michel Temer negou que irá anunciar nos próximos dias apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). 

Ouvido pelo colunista do UOL, Kennedy Alencar, Temer disse que está do lado da democracia e que não se comprometeu a apoiar ninguém até o momento. 

O colunista, no entanto, afirma que a tendência é que Temer siga o mesmo caminho de Simone Tebet (MDB) e vote em Lula, mas fontes próximas ao ex-presidente indicam que as críticas ao PT o impedem de manifestar essa intenção publicamente. 

Mais cedo, a Veja noticiou que Temer irá anunciar nos próximos dias o apoio a Bolsonaro e também a Tarcísio de Freitas, que concorre ao governo de São Paulo pelo Republicanos.

Pesquisa Ipec: Lula tem 51% dos votos contra 43% de Bolsonaro

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quarta-feira (5) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Esse é o primeiro levantamento a ser divulgado depois do primeiro turno das eleições presidenciais. 

Votos em brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 2%. 

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos, Lula aparece com 55%, ante 45% de Bolsonaro.

Lula obteve 48,43% dos votos na primeira etapa da corrida ao Palácio do Planalto, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. 

Confira detalhes da pesquisa Ipec.

Simone Tebet condena estratégia de voto útil, mas diz que escolhe Lula no segundo turno

A senadora Simone Tebet (MDB) condenou a estratégia do petista Luiz Inácio Lula da Silva de buscar o voto útil, mas disse que no segundo turno irá votar no ex-presidente. 

O MDB não assumiu nenhum lado na disputa e deu liberdade aos seus integrantes para assumir o lado que preferirem.

Em um pronunciamento após almoço com Lula, Tebet disse que não cabe a omissão da neutralidade neste momento e que optará pelo petista porque reconhece o compromisso dele com a democracia. 

“Compromisso com a democracia e com a Constituição que desconheço do atual presidente”, disse ela. 

Tebet afirmou ainda que apresentou alguns pedidos a Lula durante o encontro de hoje.  As ideias seriam nas áreas de educação, saúde e direitos da mulher.

Saiba os detalhes do apoio de Tebet a Lula.

Governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD) confirma apoio a Bolsonaro no segundo turno

O governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), oficializou nesta quarta-feira (5) seu apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. 

No Paraná, Bolsonaro teve 55,26% dos votos no primeiro turno, contra 35,99% de Lula. 

Aliado do presidente desde 2018, Ratinho Junior disse que mais de 70% dos prefeitos do Estado que governa vão atuar na campanha do candidato à reeleição. 

Em âmbito nacional, o PSD, que é presidido por Gilberto Kassab, declarou neutralidade e liberou seus filiados para apoiarem qualquer candidato.

Governador reeleito do DF diz que apoio de Tebet a Lula é decisão isolada

O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oficializou nesta quarta-feira (5) o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Comentando sobre Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das presidenciais, ele disse que a senadora tomará uma decisão isolada se apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

De acordo com Ibaneis, o MDB deve liberar seus integrantes para endossar a candidatura que quiserem no segundo turno.

FHC e Lula juntos: o que significa o apoio formal do ex-presidente ao rival histórico

Em um passado não muito distante, a polarização política no Brasil tinha outros protagonistas. A partir dos anos 1990, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva passaram a figurar como as faces mais emblemáticas da disputa entre PSDB e PT.

Agora os dois rivais históricos estão no mesmo palanque. FHC anunciou formalmente.

o apoio a Lula no segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL).

Entenda nessa análise o significado desse apoio.

Veja: Michel Temer decide apoiar Bolsonaro e Tarcísio no segundo turno

O ex-presidente Michel Temer (MDB) vai declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (PL) no segundo turno das eleições.

Segundo a Veja, a decisão sobre o candidato ao governo de São Paulo já está tomada e resta apenas uma conversa oficial com Bolsonaro para que o apoio duplo seja formalmente anunciado.

Temer está em viagem ao exterior e deve retornar ao Brasil na sexta-feira (07).

FHC declara apoio a Lula

No primeiro turno, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou-se timidamente.

Num comentário repleto de mensagens nas entrelinhas, havia pedido um voto “pela democracia”.

Para o segundo turno, o ex-presidente de 91 anos de idade preferiu ser mais claro.

Ele usou sua conta no Twitter para declarar apoio explícito a Lula em 30 de outubro.

Adversários políticos históricos, Lula e FHC enfrentaram-se nas urnas em 1994 e 1998. Em ambas, o tucano venceu em primeiro turno.

Veja a mensagem.

 

Armínio Fraga desiste de anular voto e declara apoio a Lula

O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga declarou voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Sócio-fundador da Gávea Investimentos, ele afirmou que a margem de mais de 6 milhões de votos entre Lula e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno é insuficiente.

“Vou declarar apoio a Lula. Pensei em anular (o voto) para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram”, declarou Armínio.

Crítico da gestão Bolsonaro, Armínio foi peça fundamental no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), à frente do Banco Central.

Apoio do governador de SP a Bolsonaro abre nova crise no PSDB

Que o PSDB é um partido dividido não é novidade para ninguém.

E depois da perda do governo de São Paulo depois de 28 anos no comando do Estado mais rico do país, o partido entrou em outra briga interna em razão do apoio do governador Rodrigo Garcia ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao menos quatro secretários do governo de São Paulo podem pedir demissão nesta quarta-feira, de acordo com informação do jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão.

Confira aqui a reportagem completa.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta quarta-feira, 5 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): agenda não divulgada.
  • Lula (PT): às 16h se reúne com governadores e senadores de diversos partidos em São Paulo para discutir ações eleitorais nos estados e a incorporação de novos apoios.

Compartilhe

RETIRO CARNAVALESCO

Bolsonaro refugiou-se na Embaixada da Hungria em Brasília depois de perder passaporte, revela jornal

25 de março de 2024 - 15:05

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo jornal norte-americano New York Times confirmam a presença de Bolsonaro no local

OPERAÇÃO MURDER INC.

Depois de 6 anos, Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco; veja as reações dos políticos

24 de março de 2024 - 10:12

Conselheiro do TCE-RJ, deputado federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes do assassinato de Marielle

SIGILO LEVANTADO

O que Mauro Cid revelou (e o que ele escondeu) no depoimento que antecedeu sua volta para a cadeia

23 de março de 2024 - 13:27

Mauro Cid voltou a ser preso na sexta-feira depois de depoimento sobre áudios nos quais acusou a PF de ter uma “narrativa pronta”

AGORA VAI?

STF se prepara para retomar julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

20 de março de 2024 - 11:19

Análise da revisão da vida toda do INSS está na pauta de votações do STF desta quarta-feira; início da sessão está previsto para as 14h

PROMETI, NÃO NEGO…

Lula “sincerão” admite que não cumpriu o que prometeu na campanha — e conta o motivo por trás disso

15 de março de 2024 - 18:45

Após aumento na desaprovação do governo, presidente se posiciona sobre as promessas eleitorais não cumpridas; veja o que ele disse

PRESIDENTE FALOU

Lula vai além da Petrobras (PETR4) e volta a alfinetar Campos Neto a uma semana do próximo Copom — veja o que mais ele disse em entrevista ao SBT 

12 de março de 2024 - 8:55

Entre muitas outras declarações, Lula afirmou que é muito cedo para falar sobre uma eventual reeleição, tendo em vista que seu mandato atual vai até o fim de 2026

EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

11 de março de 2024 - 19:30

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

6 de março de 2024 - 12:08

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

DEZ ANOS DEPOIS

Operação Lava Jato: Quase metade dos brasileiros desaprovam ações de Moro, enquanto 43% acreditam que Lula é culpado, mostra pesquisa

3 de março de 2024 - 18:39

Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam, de acordo com estudo da Quaest

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies