Há apenas alguns dias, a Equatorial Energia (EQTL3) foi chamada de “gigante que nunca dorme” pela XP Investimentos, que recomenda a compra dos papéis da companhia.
Um dos motivos mencionados pela XP para o posicionamento é a capacidade da Equatorial para “identificar ativos com potencial de valorização significativo”.
Na noite de ontem, em acordo assinado com o fundo de investimentos Ipiranga, a Equatorial anunciou a compra da Echoenergia por R$ 6,7 bilhões.
Geração renovável
A Echoenergia é especializada em energias renováveis, principalmente eólica. Com a compra, a Equatorial pretende consolidar sua posição no setor elétrico por meio da ampliação de sua atuação no segmento de geração renovável.
Pelo Plano Decenal de Expansão de 2019-2029, as energias renováveis devem ser as fontes que mais crescerão nos próximos anos, atingindo participação de cerca de 24% da capacidade instalada total no Brasil.
O valor da compra está sujeito a correção pela variação do CDI desde a data-base (dezembro de 2020) até a data de fechamento. A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
*Com informações do Estadão Conteúdo.