Esquenta dos mercados: Ata do Copom domina cenário doméstico mas bolsa deve seguir cautela internacional com covid-19 e Federal Reserve
O IBGE também divulga o volume de serviços em outubro e os desdobramentos da PEC dos precatórios também ficam no radar

O esperado rali de final de ano da bolsa brasileira não contava com a chegada de uma nova variante da covid-19 para frustrar os planos de alta do Ibovespa. Os principais índices do mundo amanheceram em busca de ganhos, mas o avanço da cepa ômicron injetou ainda mais cautela nos mercados na manhã desta terça-feira (14).
Os investidores internacionais aguardam a divulgação da política monetária do Federal Reserve, o que aumenta a aversão ao risco até a quarta-feira (15), em uma semana recheada de Bancos Centrais.
No panorama doméstico, a ata do Copom deve corrigir o tom mais agressivo do BC brasileiro contra a inflação. Na última leitura, o IPCA veio abaixo do esperado, apesar de já acumular alta de mais de 10% no ano. A expectativa é de que o Copom reveja a contratação de uma nova alta nos juros ainda no início de 2022.
No pregão de ontem (13), o Ibovespa chegou a subir, mas inverteu o sinal e — ao melhor estilo Lewis Hamilton — fechou em queda de 0,35%, aos 107.383 pontos.
Confira o que mais deve movimentar a bolsa hoje:
Leia Também
Copom, parte 2
Depois de subir os juros básicos da economia para 9,25% ao ano, na última reunião do Comitê de Política Monetária, o Banco Central voltou à cena com a ata do Copom.
O tom mais duro da autoridade monetária contra a inflação elevou os temores do mercado, que já espera uma nova alta na Selic logo nas primeiras reuniões do Comitê em 2022. Apesar de controlar a alta de preços, os juros mais altos encarecem o crédito e limitam a retomada da economia.
A divulgação da ata deve trazer um tom mais ameno para acalmar o mercado como um todo, apesar das preocupações do Copom com a inflação em mais de 10%. Além do IPCA disparado, os investidores também esperam que a ata traga mais detalhes sobre a atividade mais fraca.
Mais destaques locais
O IBGE divulga hoje o volume de serviços em outubro, que deve registrar queda de 0,1% em outubro na mediana das projeções de especialistas ouvidos pelo Broadcast. Na comparação anual, a mediana aponta para uma alta de 9,4%.
Ainda hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de dois eventos em que deve comentar a ata do Copom.
Precatórios, parte X
Está marcada para hoje a votação na Câmara das mudanças feitas pelos senadores no texto da PEC dos precatórios. O texto foi fatiado pelos deputados, o que garante que os recursos para o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, sejam votados com maior agilidade.
Ômicron assusta…
Os temores envolvendo a variante ômicron da covid-19 se intensificaram após a primeira morte pela nova cepa confirmada no Reino Unido. Somado a isso, a chegada da mutação do coronavírus à China também afetou os negócios por lá.
A variante ômicron aparenta ser mais transmissível do que a delta, mas menos letal, de acordo com dados de estudos preliminares. Por outro lado, ainda não se sabe exatamente a extensão da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova cepa.
… Antes do Federal Reserve
A cautela dos mercados hoje também é intensificada com a proximidade da decisão de política monetária do Fomc, o Copom americano. De acordo com o portal Yahoo Finance, analistas já afirmam que o Federal Reserve pode estar “atrás da curva” da inflação, o que exige uma reação mais intensa do BC americano.
E “reação mais intensa” significa essencialmente uma retirada de estímulos mais intensa e antes do esperado, juntamente com uma alta da taxa de juros ainda no primeiro semestre de 2022.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, dispensou o discurso de inflação transitória nos EUA e já considera tomar medidas mais duras para conter a alta de preços.
Bolsas pelo mundo
Os principais índices asiáticos fecharam o pregão desta terça-feira em queda, após a confirmação de casos da ômicron na China continental. O cerco do gigante asiático contra o setor de tecnologia também pressiona os negócios na região.
Já na Europa, os investidores perderam parte do apetite de risco e as bolsas recuam com temores envolvendo a variante ômicron.
Em Nova York, os futuros das bolsas chegou a subir com mais ânimo, mas perderam fôlego e passaram a cair com a cautela envolvendo o avanço da nova cepa do coronavírus no mundo.
Agenda do dia
- Banco Central: Divulgação da ata do Copom (8h)
- Banco Central: Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de de summit de tecnologia, promovido em parceira com governo da Índia (8h30)
- IBGE: Pesquisa mensal de serviços em outubro (9h)
- Banco Central: Presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra sobre o 'Panorama Recente da Atuação do BC na Condução da Política Monetária', em evento do TCU (10h30)
- Estados Unidos: Departamento de trabalho divulga o índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em novembro (10h30)
- Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, e vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, participam do Fórum Freedman Bank (13h)
- China: Produção industrial, investimentos em ativos fixos e investimento estrangeiro direto em novembro (23h)
- Câmara deve votar hoje mudanças feitas pelos senadores na PEC dos Precatórios
BOLSA EM DÓLARES
Ibovespa mais acessível para o gringo? Novidade na B3 a partir de hoje pode ajudar o índice
14 de setembro de 2026 - 10:01REPORTAGEM ESPECIAL
Trade eleitoral: como os tubarões do mercado estão se posicionando para ganhar com as eleições — e limitar o prejuízo se a aposta der errado
14 de setembro de 2026 - 6:12SOBE E DESCE DAS AÇÕES
Alívio nos juros favorece Assaí (ASAI3), enquanto Direcional (DIRR3) amarga a pior queda do Ibovespa. O que aconteceu?
13 de setembro de 2026 - 13:06GIGANTE DA BOLSA
Petrobras (PETR4) está mais forte nessas eleições e pode saltar 32%, diz BTG – mas 4 gatilhos podem levar a ação além
11 de setembro de 2026 - 12:46IBOV MAIS COMPLETO
BDRs de Nubank, XP, Inter e JBS podem ganhar espaço no Ibovespa; entenda por que isso importa
10 de setembro de 2026 - 15:01MAIS INTERNACIONAL
B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição
9 de setembro de 2026 - 17:02IÇANDO AS VELAS
Por que o Bank of America voltou a recomendar a compra de ações brasileiras na contramão de JP Morgan e Morgan Stanley
8 de setembro de 2026 - 14:06MERCADOS
O combo que fez o Ibovespa saltar mais de 4.000 pontos em 50 minutos na volta do feriado
8 de setembro de 2026 - 13:12NOVA ESCALAÇÃO
Tenda (TEND3) ganha vaga no Ibovespa — mas duas ações ficaram pelo caminho; veja a nova carteira do índice
8 de setembro de 2026 - 12:46MERCADOS HOJE
Petróleo fecha em alta e se aproxima de US$ 100, e China aumenta reservas cambiais e em ouro; veja o dia nos mercados globais
7 de setembro de 2026 - 17:47TROCA-TROCA
Dividendos para setembro: Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) saem da carteira da Rico; veja quem entrou
7 de setembro de 2026 - 16:10SETOR DE CONSTRUÇÃO
Não é MRV (MRVE3) nem Direcional (DIRR3): Itaú BBA acredita que outra ação pode valorizar até 107%
7 de setembro de 2026 - 12:17RENDA PASSIVA
Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre
5 de setembro de 2026 - 17:45ESTRATÉGIA DO GESTOR
Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa
5 de setembro de 2026 - 12:01DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS
200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira
4 de setembro de 2026 - 18:45ONDE INVESTIR
Onde investir em setembro? Com eleições pegando fogo e uma onda de RJs, veja onde apostar na bolsa, renda fixa, FIIs e exterior
4 de setembro de 2026 - 11:50RADAR DE FIIS
BTLG11 vai às compras e coloca galpões ocupados por Mercado Livre e Amazon no carrinho; veja detalhes da transação de R$ 959 milhões
4 de setembro de 2026 - 9:57FII DO MÊS
Mau humor do mercado deixa fundo imobiliário favorito dos analistas 15% mais barato; veja os FIIs indicados para setembro
4 de setembro de 2026 - 6:04QUAL A VISÃO PARA O FUTURO
Após saída de Steinbruch do cargo de CEO, XP faz alertas para CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3)
3 de setembro de 2026 - 16:48AÇÃO DO MÊS