🔴 META: BUSCAR RENDA EXTRA DIÁRIA DE ATÉ R$ 798, EM MÉDIA – SAIBA COMO

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas operam sem direção definida antes das reuniões de importantes Bancos Centrais do mundo

No panorama local, a PEC dos precatórios, o relatório trimestral da inflação e o IBC-Br movimentam os próximos dias da bolsa brasileira

Renan Sousa
Renan Sousa
13 de dezembro de 2021
7:57 - atualizado às 8:09
Jerome Powell, presidente do federal reserve olha ressabiado para o público
A covid-19 segue como pano de fundo para as bolsas esta semana. - Imagem: Federal Reserve

A elevação dos juros no Brasil na última quarta-feira (08) foi o pontapé inicial de uma semana que se inicia de olho nas reuniões dos Bancos Centrais pelo mundo afora. Além do Federal Reserve, o Banco da Inglaterra (BoE), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco Central do Japão (BoJ) e outros os BCs também realizam encontros ao longo dos próximos dias. 

E os protagonistas não poderiam ser diferentes. A inflação mundial segue como grande preocupação e arqui-inimiga dos investidores pelo mundo. Por outro lado, a alta dos juros é uma arma que pode tanto destruir o dragão da alta de preços quanto limitar a retomada da economia. 

Enquanto as reuniões não acontecem, o investidor local deve permanecer atento aos desdobramentos da PEC dos precatórios, com votação marcada para esta terça-feira (14) na Câmara.

Ao longo da semana, indicadores como a pesquisa mensal de serviços do IBGE na terça-feira e a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, devem movimentar os negócios.

Na última semana, o Ibovespa conseguiu emplacar um avanço de 2,56%, dos quais 1,38% foram só na última sexta-feira (10) e fez o principal índice da B3 fechou aos 107.758 pontos.

Confira outros destaques para esta segunda-feira (13): 

Leia Também

PEC dos Precatórios

A proposta que fatia as dívidas que o governo tem com o judiciário volta ao plano principal dos debates da semana com a votação do texto na Câmara nesta terça-feira (14). A PEC já foi fatiada e dividida entre uma “PEC dos Senado” e uma “PEC da Câmara”, para viabilizar a aprovação do pedaço que libera os recursos necessários para o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). 

Dessa forma, o texto sai diretamente do Senado sem a necessidade de passar novamente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

Semana dos Bancos Centrais

Não é de hoje que a inflação é uma pedra no sapato dos investidores pelo mundo, em especial em um momento de retomada da economia. A elevação dos juros encarece o dinheiro em circulação, o que limita os investimentos para reaquecer os negócios. É uma faca de dois gumes. 

Depois que o Banco Central brasileiro elevou os juros para 9,25% na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, é a vez do Federal Reserve entrar em cena nesta semana. Na quarta-feira, o Fomc, o Copom americano, deve divulgar não apenas as perspectivas para os juros, mas recalibrar as expectativas do tapering, a retirada de estímulos da economia dos EUA.

Além da reunião do Federal Reserve, o Banco da Inglaterra (BoE), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco Central do Japão (BoJ) e os BCs de Chile, Turquia, México e Rússia também realizam reuniões esta semana. 

Inflação transitória?

O mercado como um todo já esperava uma retirada de estímulos mais agressiva, mas os últimos dados de inflação e de emprego (como o payroll) devem fazer a instituição financeira acelerar a retirada de estímulos.

O presidente do BC americano, Jerome Powell, dispensou o discurso de inflação transitória nos EUA e já considera tomar medidas mais duras para conter a alta de preços e os investidores devem acompanhar e ajustar suas carteiras ao novo momento de retirada de estímulos e juros mais elevados. 

Ata do Copom e relatório de inflação 

Depois da semana com dados de inflação e elevação dos juros brasileiros, esta semana o investidor local permanece atento à ata da última reunião do Copom, divulgada na terça-feira (14). O Banco Central pode afrouxar o tom mais agressivo (hawkish, no jargão do mercado) do comunicado do último encontro do comitê. 

Entretanto, o relatório trimestral da inflação, divulgado na quinta-feira (16) deve dizer se essa mudança de tom será positiva ou não.

Vale lembrar que o IPCA já acumulada alta de mais de 10% no ano e o relatório deve trazer um panorama mais detalhado sobre a alta nos preços — o que pode exigir um tom mais duro do BC e mais caro aos investidores.

Atividade econômica

O investidor local ainda deve digerir os dados do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, na próxima quarta-feira (15). O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar de recuperação em “V” no programa Canal Livre do último domingo (12), mas os investidores seguem um pouco céticos de que a volta das atividades ocorra dessa maneira. 

Esse pessimismo se reflete nas projeções do Boletim Focus semanal, que vem registrando queda na perspectiva para o PIB e eleva a projeção para a inflação. Ainda hoje, deve ser divulgada uma nova edição do relatório. 

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos encerraram o pregão desta segunda-feira sem uma única direção. A incerteza envolvendo as decisões dos Bancos Centrais em meio a altos índices inflacionários e retomada na economia influencia o apetite de risco dos investidores. 

Na Europa, as principais praças iniciam a semana em alta, antes dos dados de inflação da Zona do Euro e de olho nas decisões de política monetária desta semana. 

Por fim, os futuros de Nova York amanheceram em alta, à espera das decisões dos BCs.

Agenda da semana

Segunda-feira (13)

  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h)
  • Estados Unidos: Relatório mensal da Opep (9h)
  • Reino Unido: Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) divulga relatório da estabilidade financeira (14h) 

Terça-feira (14)

  • Banco Central: Ata da última reunião do Copom (8h)
  • IBGE: Pesquisa mensal de serviços em outubro (9h)
  • Estados Unidos: Índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de novembro (10h30)
  • Estados Unidos: Estoques de petróleo (18h30)
  • China: Produção industrial em novembro (23h)

Quarta-feira (15)

  • FGV: IPG-10 de dezembro (8h)
  • Banco Central: índice IBC-Br de atividade econômica em outubro (9h)
  • Estados Unidos: Vendas no varejo em novembro (10h30)
  • Brasil: Fluxo cambial semanal (14h30)
  • Estados Unidos: Decisão de política monetária do Fed (16h)

Quinta-feira (16)

  • Banco Central: Relatório trimestral da inflação (8h)
  • Estados Unidos: Produção industrial de novembro (11h15)
  • Estados Unidos: PMI de serviços, industrial e preliminar do PMI composto de dezembro (11h45)

Sexta-feira (17)

  • Brasil: IPC semanal
  • Zona do Euro: CPI e núcleo do CPI de novembro (7h)
  • FGV: IGP-M e IPC-S capitais (8h)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, preside o Comitê de Estabilidade Financeira (13h)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FECHAMENTO DOS MERCADOS

Nem Trump para o Ibovespa: índice descola de Nova York e sobe 1,43% com a ajuda de “quarteto fantástico”

13 de março de 2025 - 17:16

Na Europa, a maioria da bolsas fechou em baixa depois que o presidente norte-americano disse que pode impor tarifas de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE — as fabricantes de vinho e champagne da região recuaram forte nesta quinta-feira (13)

DESTAQUES DA BOLSA

Ação da Casas Bahia (BHIA3) tomba 13% após prejuízo acima do esperado: hora de pular fora do papel?

13 de março de 2025 - 13:29

Bancos e corretoras reconhecem melhorias nas linhas do balanço da varejista, mas enxergam problemas em alguns números e no futuro do segmento

APÓS DECISÃO FAVORÁVEL DO CARF

B3 (B3SA3) não precisa de rali da bolsa para se tornar atraente: a hora de investir é agora, diz BTG Pactual

13 de março de 2025 - 11:02

Para os analistas, a operadora da bolsa brasileira é mais do que apenas uma aposta em ações — e chegou o momento ideal para comprar os papéis B3SA3

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA

13 de março de 2025 - 8:16

Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia

DÓLAR DESCENTRALIZADO

Stablecoins ocupam o espaço de dólar digital nos EUA — regulação avança no Senado e impulsiona modernização financeira

12 de março de 2025 - 16:37

Comitê Bancário do Senado norte-americano vota regulação das stablecoins nesta quinta-feira (13), enquanto Brasil busca avançar com moedas digitais no Brics

NEM É COISA DE CINEMA

As Sete Magníficas viraram as Sete Malévolas: Goldman Sachs corta projeções para a bolsa dos EUA

12 de março de 2025 - 13:54

O banco reduziu as previsões para o S&P 500, o índice mais amplo da bolsa de Nova York, citando preocupações com o grupo formado por Amazon, Alphabet, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem exceções: Ibovespa reage à guerra comercial de Trump em dia de dados de inflação no Brasil e nos EUA

12 de março de 2025 - 8:29

Analistas projetam aceleração do IPCA no Brasil e desaceleração da inflação ao consumidor norte-americano em fevereiro

É HORA DE COMPRAR?

Nem tudo está perdido para a Petrobras (PETR4): este banco vê uma luz no fim túnel após prejuízo de R$ 17 bilhões no 4T24

11 de março de 2025 - 19:01

O Citi considera a ação como uma boa posição de carry (ganhos) em meio ao cenário do mercado brasileiro — saiba se é um bom momento colocar os papéis na carteira agora

NOVAS FRONTEIRAS

De Minas para Buenos Aires: argentinos são a primeira frente da expansão do Inter (INBR32) na América Latina

11 de março de 2025 - 16:15

O banco digital brasileiro anunciou um novo plano de expansão e, graças a uma parceria com uma instituição financeira argentina, a entrada no mercado do país deve acontecer em breve

SEM EXUBERÂNCIA

A bolsa americana já era? Citi muda estratégia e diz que é hora de comprar ações da China

11 de março de 2025 - 15:28

Modelo do banco dispara alerta e provoca mudança na estratégia; saiba o que pode fazer o mercado dos EUA brilhar de novo

MERCADOS HOJE

Trump dá uma banana para o mercado e anuncia mais tarifas: bolsa de NY volta a cair e leva o Ibovespa

11 de março de 2025 - 12:47

O presidente norte-americano usou a rede social Truth Social para anunciar tarifas totais de 50% sobre o aço e o alumínio do Canadá. Seis horas depois, voltou atrás — mas foi por um bom motivo

COM PODER, PERDENDO DINHEIRO

Elon Musk está mais “pobre” por causa de Trump: fortuna encolhe em US$ 29 bilhões em 24h com derrocada das ações da Tesla

11 de março de 2025 - 12:20

As ações da fabricante de carros elétricos despencaram 15% na segunda-feira (10), mas o presidente norte-americano já achou uma solução para ajudar o bilionário: comprar um Tesla novinho

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Decisão polêmica: Ibovespa busca recuperação depois de temor de recessão nos EUA derrubar bolsas ao redor do mundo

11 de março de 2025 - 8:29

Temores de uma recessão nos EUA provocaram uma forte queda em Wall Street e lançaram o dólar de volta à faixa de R$ 5,85

ENTREVISTA COM FUNDADOR

Bitcoin (BTC) no caixa é só um dos pilares da estratégia do Méliuz (CASH3) para reconquistar atenção para as ações após drenagem de liquidez 

11 de março de 2025 - 5:51

Ao Seu Dinheiro, o fundador Israel Salmen conta que quer reduzir a dependência das plataformas de e-commerce e apostar em um novo mercado; confira a entrevista na íntegra

ANTECIPANDO O CAOS

Stuhlberger tem bola de cristal? Verde foge do risco e zera parte importante da alocação em bolsa — e a culpa é de Trump

10 de março de 2025 - 20:14

Sobre o Brasil, a equipe de gestores do fundo diz que a piora sensível dos indicadores de Lula, e “a aparente incapacidade de mudar a trajetória do governo, vide a recente reforma ministerial, antecipam as discussões” eleitorais de 2026

DIA 50

Trump, o agente do caos que derrubou as bolsas mundo afora

10 de março de 2025 - 19:32

Wall Street assustou muito investidor por aí nesta segunda-feira (10) — mas só aqueles que não se lembram do primeiro governo Trump

VENDER OU SE EXPOR

A lua de mel do mercado com Trump acabou? Bolsa de Nova York cai forte e arrasta Ibovespa com o temor de recessão no radar

10 de março de 2025 - 13:57

Saiba o que fazer com os seus investimentos; especialistas dizem se há motivo para pânico e se chegou a hora de comprar ou vender ativos nos EUA

RETOMADA DO APETITE

Enfim, chegou a hora de investir no Brasil: Com bolsa barata e gatilhos positivos no exterior, JP Morgan eleva recomendação para o país

10 de março de 2025 - 9:23

O banco norte-americano avalia que é hora de sair do “neutro” e se expor ao mercado brasileiro, elevando a recomendação do país para “outperform”; entenda os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços

10 de março de 2025 - 8:14

Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA, dados de emprego dos EUA e o retorno da temporada de balanços marcam a semana pós-Carnaval

10 de março de 2025 - 7:03

Com o fim do Carnaval, o mercado acelera o ritmo e traz uma semana cheia de indicadores econômicos no Brasil e no exterior, incluindo inflação, balanços corporativos e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar