O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2021-11-30T14:13:12-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Efeito Ômicron

Com nova variante no radar, Jerome Powell abandona discurso de inflação transitória e apavora mercados; entenda

O presidente do Fed confirmou que o banco central dos EUA deve agir para impedir que a alta dos preços se torne algo estrutural no país

30 de novembro de 2021
14:13
FED Assombração Fantasma Mercados Gráfico Federal Reserve Jerome Powell
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

A nova variante da covid-19 deu empurrão que faltava para que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, descartasse de vez o discurso sobre a alta dos preços que sustentou ao longo do último ano. "Creio que devemos abandonar a classificação da inflação como transitória", disse ele nesta terça-feira (30).

Powell, que já foi confirmado por Biden para um segundo mandato à frente do banco central dos Estados Unidos, assegurou que o Fed deve agir para impedir que a alta da inflação se torne algo estrutural e que o ritmo de retirada dos estímulos monetários - o famoso "tapering" - pode ser revisto já na próxima reunião. 

O discurso, feito durante sua participação no Comitê Bancário do Senado norte-americano, ao lado da secretária do Tesouro Janet Yellen, vai de encontro às expectativas de que uma elevação de juros pode ser necessária já nos próximos meses e não mais em 2023.

Com seus temores confirmados, o mercado reagiu duramente à fala. Por volta das 14h10, os principais índices dos Estados Unidos recuam quase 2%, enquanto o Ibovespa volta aos 100 mil pontos com uma queda de 2,20%. Acompanhe a nossa cobertura completa de mercados.

Ômicron ameaça atividade econômica

Powell deixou claro que a variante ômicron e alta recente nos casos de coronavírus representam uma ameaça para a economia dos EUA e atrapalham a já incerta perspectiva para a inflação.

“Uma preocupação maior com o vírus poderia reduzir a disposição das pessoas para trabalhar pessoalmente, o que desaceleraria o progresso no mercado de trabalho e intensificaria as interrupções na cadeia de suprimentos”, destacou o dirigente.

O presidente do Fed reforçou que os desequilíbrios entre oferta e demanda têm a trajetória ligada à da pandemia, mas que nos meses recentes, "as pressões estão mais amplas" através da economia.

Para a instituição, a inflação já ficou acima de 2% por tempo suficiente, mas Powell confirma que a alta dos preços deve prosseguir até meados do ano que vem. "Minha expectativa-base é de que os preços irão se moderar ao longo de 2022, como apontam maioria das projeções", disse.

*Com informações da CNBC e Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

PERSONA NON GRATA

A lista de Putin: veja quem são as pessoas proibidas de entrar na Rússia — Trump escapa, mas Zuckerberg não

Essa lista está sendo considerada um movimento simbólico em resposta às duras sanções impostas pelos países ocidentais pela invasão da Ucrânia, em fevereiro

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies