🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Larissa Vitória

Larissa Vitória

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

ONDE INVESTIR NO SEGUNDO SEMESTRE

XPML11, BTLG11 e mais 15 fundos imobiliários com descontos e dividendos atrativos, segundo especialistas em garimpar oportunidades em FIIs

Com o mercado em queda, os FIIs oferecem uma série de “promoções” nas cotas, mas é preciso analisar com cuidado os ativos para não cair em ciladas

Larissa Vitória
Larissa Vitória
5 de julho de 2024
6:03 - atualizado às 13:06
Fundos imobiliários
Imagem: Adobe Firefly

O termo garimpo surgiu para nomear a atividade de extrair substâncias minerais, mais notadamente ouro, diamantes e outras pedras preciosas. Mas, desde o surgimento há mais de 300 anos, a palavra foi ganhando novos significados e aplicações e passou a ser utilizada como sinônimo de busca de oportunidades, inclusive em investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, nenhum solo é tão fértil para quem busca meios de pagar barato em bons ativos financeiros quanto a bolsa de valores brasileira. Isso porque não só as ações estão baratas (como mostra esta reportagem especial do Seu Dinheiro): os fundos imobiliários negociados na B3 também apresentam descontos atrativos.

O apetite pela classe, cujo lastro está em um setor altamente dependente de financiamento de longo prazo, foi reduzido pela interrupção do ciclo de queda da taxa Selic e abertura da curva de juros brasileira.

O risco fiscal que assombra outros produtos da renda variável também contribuiu para uma fuga dos ativos e a queda das cotas — especialmente no caso dos fundos de tijolo, que investem em ativos reais como escritórios, galpões e shopping centers.

Mas, assim como os garimpeiros dos tempos do Brasil Colônia tinham que cavar fundo na terra para encontrar as pedras preciosas, os investidores também têm de analisar com cuidado para não comprar ouro dos tolos no lugar de bons FIIs para adornar (e valorizar) a carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ajudar nesse trabalho, conversamos com analistas, gestores e outros especialistas em garimpar oportunidades no mercado de fundos imobiliários.

Leia Também

Confira abaixo as principais recomendações para o segundo semestre de Caio Araújo, analista da Empiricus, Caio Castro, sócio da RBR Asset, Flávio Pires, Gustavo Moura, Larissa Gatti Nappo — analistas do Santander, Capitânia Investimentos e Itaú BBA, respectivamente — e Paula Casarini, CEO da Colliers Brasil.

Esta matéria faz parte de uma série especial do Seu Dinheiro sobre onde investir no segundo semestre de 2024. Eis a lista completa:

Quanto maior o risco, maior o desconto

Assim como os cristais mais cobiçados costumam ser os mais difíceis de encontrar, quem está em busca dos FIIs mais descontados deve estar disposto a correr um risco maior também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os fundos de lajes corporativas ainda são os mais descontados. Nesses momentos de estresse no mercado, eles mostram ainda mais desvalorização porque têm um desafio maior pela frente, se comparado aos FIIs de galpões e shoppings, por exemplo”, diz Larissa Nappo, do Itaú BBA.

E é preciso ter cautela extra com o setor: Flávio Pires, do Santander, relembra que os escritórios vêm “patinando” desde a pandemia de covid-19, quando o distanciamento social e a adoção do home office levaram a um aumento na vacância — e ainda não se recuperaram completamente.

A situação também muda de acordo com qual localização é analisada. Paula Casarini, da Colliers, afirma que já é possível ver um início de recuperação de preço e queda dos espaços disponíveis nas regiões do Itaim, Nova Faria Lima e Juscelino Kubitschek, em São Paulo.

Dados da consultoria mostram que os locais citados pela CEO registram uma vacância média de 4% a 6%, contra 23% no restante da capital paulista. Já as regiões de Santo Amaro e Marginal Pinheiros possuem as maiores taxas, de 58% e 48%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ou seja, é preciso olhar em quais regiões as melhorias estão acontecendo e onde os FIIs estão posicionados”, diz Casarini.

Mas, para quem escolher os ativos certos, o risco pode ser compensado por um combo de dividendos e potencial valorização das cotas.

“Os fundos de laje estão tão descontados que os rendimentos que eles pagam já são atrativos, o que é uma grande vantagem. O investidor recebe um dividendo gordo e ainda tem a possibilidade de ganho de capital”, afirma Gustavo Moura, da Capitânia.

Os fundos imobiliários de escritórios favoritos dos especialistas

Traçado o panorama para o setor, os especialistas elegeram os fundos imobiliários de escritórios favoritos para o segundo semestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Itaú BBA, por exemplo, avaliou recentemente 14 fundos do segmento e recomendou a compra para apenas três deles: o Pátria Prime Properties (HGPO11), o RBR Properties (RBRP11) e o Tellus Properties (TEPP11).

Para se ter uma ideia do tamanho do desconto de apenas um deles, o preço de tela do HGPO11 é mais de 10% inferior ao valor patrimonial das cotas, uma espécie de valor justo para o portfólio, apesar da carteira ser formada por dois empreendimentos de “alta qualidade” localizados no Itaim Bibi, em São Paulo.

Os edifícios em questão são bastante demandados — os patamares de vacância são historicamente baixos e se mantiveram assim mesmo enquanto a pandemia castigava os demais FIIs do setor — e cobiçados, conforme relembra Caio Araújo, da Empiricus, que também aponta o HGPO11 como sua preferência no setor.

“Tivemos uma reavaliação patrimonial interessante nos últimos meses, já tem oferta na mesa pelos ativos e é possível que existam outras. É um sinônimo de qualidade quando se pensa em lajes corporativas e ainda há essa possibilidade de ser liquidado em breve”, cita o analista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o RBR Properties é elogiado pelo BBA pela “gestão dinâmica” que promove a compra e venda de ativos maduros e o portfólio diversificado. O Tellus Properties, por outro lado, tem um portfólio composto por cinco imóveis de qualidade técnica considerada inferior, mas com potencial de aumento no valor médio de aluguel.

LEIA TAMBÉM: Gestoras de fundos imobiliários vão se unir? Conhecida pelo ativismo, Capitânia vê consolidação como o caminho natural da indústria de FIIs

Fundos imobiliários de papel high grade pagam dividendos altos com pouco risco

Se os fundos imobiliários de escritório são recomendados para os garimpeiros mais ousados, os FIIs de papel do tipo high grade, que investem em títulos de crédito do setor emitidos por companhias de baixo risco, são uma alternativa para quem não quer arriscar tanto, mas ainda assim busca oportunidades.

“Já vemos alguns players institucionais migrando de volta para o papel. Ainda não fizemos esse movimento pois achamos o upside do tijolo mais atrativo, mas alguns fundos high grades negociam com um desconto relevante e são muito defensivos para o investidor”, diz o analista da Capitânia, que cita o RBR Rendimento High Grade (RBRR11) como uma opção dentro do segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caio Castro, que é portfolio manager da área de properties e renda da RBR Asset, acredita que a classe é uma boa alternativa para o curto prazo. “Estar locado em grandes fundos de crédito com muita liquidez e carrego bom não é algo que angustia. Assim, dá para explorar com calma o mercado.”

A casa pretende migrar para os fundos de tijolo aos poucos. Mas, por enquanto, segue concentrada em crédito, com destaque para os fundos Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), RBR Crédito Imobiliário Estruturado (RBRY11) e Kinea Índices de Preços (KNIP11).

Os FIIs de papel também são uma estratégia mais “evidente” para o momento na visão de Caio Araújo, da Empiricus. “O nível de volatilidade e de risco é menor, e o carrego, com uma oportunidade de geração de renda, ainda é bem atrativo, especialmente com o CDI permanecendo na casa de 10,5% ao ano”, diz ele.

O analista também cita o KNCR11, cujo portfólio está mais de 98% atrelado ao indexador, como a principal alternativa para aproveitar os juros altos por mais tempo. A taxa média de retorno da carteira é de CDI + 2,5% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais algumas opções para a sua carteira

Além de selecionar os ativos certos, outra recomendação dos especialistas — e não só para o segundo semestre, mas para qualquer alocação ao longo do tempo — é diversificar a carteira. Escolher bons FIIs de diversos setores de atuação ajuda a mitigar ainda mais os riscos e aumentar o potencial de ganhos do portfólio.

Nesse sentido, os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro trazem mais dez alternativas de outros três segmentos de fundos imobiliários.

No nicho de shoppings, por exemplo, o analista da Capitânia cita alguns dos FIIs que estão entre as maiores posições dos fundos da casa: BTG Pactual Shoppings (BPML11), Malls Brasil (MALL11) e Gazit Malls (GZIT11). 

Caio Castro, da RBR, aponta o XP Malls (XPML11) como um exemplo de ativo do setor com portfólio prime, liquidez e resiliência, enquanto Caio Araújo, da Empiricus, prefere o HSI Malls (HSML11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O portfólio do HSML11 não é tão diversificado quanto os outros fundos mais tradicionais, mas nós entendemos que a gestão tem feito movimentos interessantes tanto de reciclagem de carteira quanto de possível expansão em alguns ativos, além de um cap rate mais elevado que a média”, diz o analista.

Passando para o segmento de logística, a escolha de Araújo é o Bresco Logística (BRCO11). “Na nossa visão é um fundo que possui uma alta qualidade de portfólio, ótima localização e enfrentou momentos difíceis, mas agora a carteira parece estar bem redonda, com aquisições interessantes e um dividend yield elevado.”

Já Caio Castro indica um fundo da casa, o RBR Log (RBRL11), enquanto Gustavo Moura cita o Log CP Inter (LGCP11) — FII do Inter criado originalmente para investir em galpões da Log Commercial Properties — e Flávio Pires, do Santander, prefere o BTG Pactual Logística (BTLG11).

Por fim, no setor de renda urbana, o TRX Real Estate (TRXF11) é a principal aposta dos analistas da Empiricus e do Santander. “O TRXF11 tem uma estratégia mais focada em contratos atípicos e, para quem está buscando dividendos, é o player mais pertinente", diz Caio Araújo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MERCADOS

Ibovespa sobe 1,65% e rompe os 164 mil pontos em forte sequência de recordes. Até onde o principal índice da bolsa pode chegar? 

4 de dezembro de 2025 - 19:00

A política monetária, com o início do ciclo de cortes da Selic, é um dos gatilhos para o Ibovespa manter o sprint em 2026, mas não é o único; calculamos até onde o índice pode chegar e explicamos o que o trouxe até aqui

ALÉM DAS NUVENS

Ibovespa vai dar um salto de 18% e atingir os 190 mil pontos com eleições e cortes na Selic, segundo o JP Morgan 

4 de dezembro de 2025 - 17:35

Os estrategistas reconhecem que o Brasil é um dos poucos mercados emergentes com um nível descontado em relação à média histórica e com o múltiplo de preço sobre lucro muito mais baixo do que os pares emergentes

BOLSOS CHEIOS

Empresas listadas já anunciaram R$ 68 bilhões em dividendos do quarto trimestre — e há muito mais por vir; BTG aposta em 8 nomes

4 de dezembro de 2025 - 12:15

Levantamento do banco mostra que 23 empresas já anunciaram valor ordinários e extraordinários antes da nova tributação

MEXENDO NA CARTEIRA

Pátria Malls (PMLL11) vai às compras, mas abre mão de parte de um shopping; entenda o impacto no bolso do cotista

4 de dezembro de 2025 - 10:24

Somando as duas transações, o fundo imobiliário deverá ficar com R$ 40,335 milhões em caixa

FII DO MÊS

BTLG11 é destronado, e outros sete FIIs disputam a liderança; confira o ranking dos fundos imobiliários favoritos para dezembro

4 de dezembro de 2025 - 6:02

Os oito bancos e corretoras consultados pelo Seu Dinheiro indicaram três fundos de papel, dois fundos imobiliários multiestratégia e dois FIIs de tijolo

FECHAMENTO DOS MERCADOS

A bolsa não vai parar: Ibovespa sobe 0,41% e renova recorde pelo 2º dia seguido; dólar cai a R$ 5,3133

3 de dezembro de 2025 - 19:05

Vale e Braskem brilham, enquanto em Nova York, a Microsoft e a Nvidia tropeçam e terminam a sessão com perdas

TOUROS E URSOS #250

Vai ter chuva de dividendos neste fim de ano? O que esperar das vacas leiteiras da bolsa diante da tributação dos proventos em 2026

3 de dezembro de 2025 - 18:33

Como o novo imposto deve impactar a distribuição de dividendos pelas empresas? O analista da Empiricus, Ruy Hungria, responde no episódio desta semana do Touros e Ursos

AÇÃO DO MÊS

Previsão de chuva de proventos: ação favorita para dezembro tem dividendos extraordinários no radar; confira o ranking completo

3 de dezembro de 2025 - 6:04

Na avaliação do Santander, que indicou o papel, a companhia será beneficiada pelas necessidades de capacidade energética do país

UMA AÇÃO PARA CARREGAR?

Por que o BTG acha que RD Saúde (RADL3) é uma das maiores histórias de sucesso do varejo brasileiro em 20 anos — e o que esperar para 2026

2 de dezembro de 2025 - 19:20

Para os analistas, a RADL3 é o “compounder perfeito”; entenda como expansão, tecnologia e medicamentos GLP-1 devem fortalecer a empresa nos próximos anos

PERSPECTIVAS 2026

A virada dos fundos de ações e multimercados vem aí: Fitch projeta retomada do apetite por renda variável no próximo ano

2 de dezembro de 2025 - 12:46

Após anos de volatilidade e resgates, a agência de risco projeta retomada gradual, impulsionada por juros mais favorável e ajustes regulatórios

CARTEIRA RECOMENDADA

As 10 melhores small caps para investir ainda em 2025, segundo o BTG

1 de dezembro de 2025 - 18:03

Enquanto o Ibovespa disparou 32% no ano até novembro, o índice Small Caps (SMLL) saltou 35,5% no mesmo período

AÇÕES NO TOPO

XP vê bolsa ir mais longe em 2026 e projeta Ibovespa aos 185 mil pontos — e cinco ações são escolhidas para navegar essa onda

1 de dezembro de 2025 - 15:00

Em meio à expectativa de queda da Selic e revisão de múltiplos das empresas, a corretora espera aumento do fluxo de investidores estrangeiros e locais

O INSACIÁVEL

A fome do TRXF11 ataca novamente: FII abocanha dois shoppings em BH por mais de R$ 257 milhões; confira os detalhes da operação

1 de dezembro de 2025 - 9:55

Segundo a gestora TRX, os imóveis estão localizados em polos consolidados da capital mineira, além de reunirem características fundamentais para o portfólio do FII

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja para onde vai a mordida do Leão, qual a perspectiva da Kinea para 2026 e o que mais move o mercado hoje

1 de dezembro de 2025 - 8:43

Profissionais liberais e empresários de pequenas e médias empresas que ganham dividendos podem pagar mais IR a partir do ano que vem; confira análise completa do mercado hoje

OS VERDADEIROS DUELOS

O “ano de Troia” dos mercados: por que 2026 pode redefinir investimentos no Brasil e nos EUA

1 de dezembro de 2025 - 6:01

De cortes de juros a risco fiscal, passando pela eleição brasileira: Kinea Investimentos revela os fatores que podem transformar o mercado no ano que vem

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa dispara 6% em novembro e se encaminha para fechar o ano com retorno 10% maior do que a melhor renda fixa

28 de novembro de 2025 - 19:52

Novos recordes de preço foram registrados no mês, com as ações brasileiras na mira dos investidores estrangeiros

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa dispara para novo recorde e tem o melhor desempenho desde agosto de 2024; dólar cai a R$ 5,3348

28 de novembro de 2025 - 13:09

Petrobras, Itaú, Vale e a política monetária ditaram o ritmo dos negócios por aqui; lá fora, as bolsas subiram na volta do feriado nos EUA

OPERAÇÃO POÇO DE LOBATO

Ações de Raízen (RAIZ4), Vibra (VBBR3) e Ultrapar (UGPA3) saltam no Ibovespa com megaoperação contra fraudes em combustíveis

27 de novembro de 2025 - 14:48

Analistas avaliam que distribuidoras de combustíveis podem se beneficiar com o fim da informalidade no setor

ALOCAÇÃO GLOBAL

Brasil dispara na frente: Morgan Stanley vê só dois emergentes com fôlego em 2026 — saiba qual outro país conquistou os analistas

27 de novembro de 2025 - 14:01

Entenda por que esses dois emergentes se destacam na corrida global e onde estão as maiores oportunidades de investimentos globais em 2026

PORTFÓLIO DE IMÓVEIS

FII Pátria Log (HGLG11) abocanha cinco galpões, com inquilinos como O Boticário e Track & Field, e engorda receita mensal

27 de novembro de 2025 - 10:16

Segundo o fundo, os ativos adquiridos contam com características que podem favorecer a valorização futura

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar