🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

O melhor da semana

Gasolina mais cara, guerra, inflação… mas pelo menos no IR você ganha um refresco! Baixe nosso guia sobre como declarar investimentos no imposto de renda 2022

A última semana não foi nada fácil, e no texto a seguir você confere um resumo de tudo que rolou. Mas antes, temos um presente para você…

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
12 de março de 2022
9:00 - atualizado às 15:23
Leão do Imposto de Renda dormindo
A mimir: se o cenário é pós-apocalíptico, pelo menos o imposto de renda não precisa ser um problema. - Imagem: Debbie Steinhausser/Shutterstock

Nesta última semana, alguns usuários da rede social Twitter lembraram que, dois anos atrás, esta havia sido a nossa última semana “normal”, e a gente não fazia nem ideia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo em seguida, o Ocidente mergulharia em uma longa quarentena em razão da pandemia de coronavírus, cujos efeitos sentimos até hoje.

Foi o fim do mundo como o conhecíamos. E, desde então, ainda não voltamos completamente à vida normal.

Mas antes que conseguíssemos nos recuperar do impacto econômico, social e psicológico da pandemia, com o mundo lutando para enfrentar uma inflação nas alturas, vem uma nova tragédia: a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Além de todo o horror humano de uma guerra, este conflito, diferentemente de outros também horrorosos, mas mais localizados, tem grande impacto na economia global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justo agora, quando a esperança de uma vida sem máscaras começava a se delinear no horizonte, o planeta ganhou novas pressões sobre o abastecimento e os preços de uma série de produtos essenciais à sobrevivência humana na realidade atual, o que pesa ainda mais sobre a inflação.

Leia Também

Por aqui, já vemos os preços dos combustíveis subirem na bomba, mas os alimentos também devem sofrer. O que era caro está ficando mais caro. E tudo isso promete ser acompanhado de agitação política e social.

Para as empresas com poder de formação de preços, o momento é positivo; mas para aquelas que verão seus custos explodirem, ou que dependem de consumidores com um bom poder de compra, o futuro próximo não é promissor. E proteger o patrimônio da inflação, que pode ficar pressionada por mais tempo, mostra-se fundamental.

Como se não bastasse tudo isso, chegou aquela época do ano novamente. Na última segunda-feira, começou o prazo de entrega da declaração de imposto de renda 2022, que neste ano vai até 29 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que isso não se torne mais uma dor de cabeça nesse cenário pós-apocalíptico no qual estamos vivendo, nós aqui no Seu Dinheiro facilitamos a sua vida e resolvemos te presentear com o guia mais completo e detalhado sobre declaração de investimentos do Brasil - quiçá, do mundo!

Ele está prontinho e atualizado para você. Baixe aqui o guia completo sobre como declarar investimentos no imposto de renda 2022.

Veja também as principais notícias e reportagens da última semana

BAIXE O PROGRAMA DO IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal liberou, nesta semana, o download do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda 2022. No primeiro dia, o site do Fisco enfrentou forte instabilidade, e muita gente não conseguiu baixá-lo. Mas agora já está tudo certo. Baixe-o aqui para já começar a preencher a sua declaração.

PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS EM ALTA
Com as sanções econômicas do Ocidente à Rússia, grande produtora de petróleo e gás, a alta nos preços internacionais das duas commodities já começa a chegar aqui. Na última quinta-feira (10), a Petrobras anunciou o reajuste dos preços da gasolina em 19% e os do diesel em 25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, segundo o Goldman Sachs, a defasagem dos preços praticados pela estatal em relação às cotações internacionais permanece, o que em tese deixa a porta aberta para novos aumentos. No mesmo dia do anúncio do reajuste, o Senado aprovou dois projetos para conter os preços dos combustíveis, mas que ainda precisam passar pela Câmara.

ENTÃO A PETROBRAS DEVE ESTAR BOMBANDO…
Mais ou menos… As ações até vêm surfando na onda da alta do preço do petróleo, mas a ameaça de interferência na sua política de preços está mais viva do que nunca, ainda mais se tratando de ano eleitoral. Para Felipe Miranda, CIO da Empiricus, é melhor reduzir a exposição à Petrobras (PETR3 e PETR4) e dar preferência a outra petroleira para ganhar com essa alta.

MINERADORAS ESTÃO COM TUDO
O minério de ferro e outros metais também são afetados, entre outras razões, pela guerra na Ucrânia, beneficiando as mineradoras brasileiras. Mas entre Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3), quem leva a melhor nessa batalha particular na bolsa? A análise você encontra nesta matéria da Carolina Gama.

PROTEJA SEU DINHEIRO!
Essa alta nas commodities promete bater na inflação, que mesmo sem o efeito da guerra já não estava lá essas maravilhas! Na sexta (11), foi divulgado o IPCA de fevereiro, que veio acima das expectativas do mercado. Portanto, se proteger da inflação nesse momento é uma boa pedida. Veja como a guerra na Ucrânia pode corroer o seu patrimônio e onde investir na renda fixa para se proteger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OS PERDEDORES NA BOLSA
Se as commodities estão vencendo, os setores ligados ao consumo, principalmente aquele que demanda uma renda disponível mais alta da população, estão sofrendo na bolsa, e sem grandes perspectivas de melhora.

Afetadas pela inflação e pela alta dos juros, varejistas, principalmente as de bens duráveis, como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), tiveram seus preços-alvo rebaixados pelo JP Morgan. Outro setor que vem sofrendo é o de construção civil, puxado para baixo, nesta semana, pelos números ruins da Tenda (TEND3) no quarto trimestre.

QUE SEMANA, HEIN?
Os criptoativos também foram atropelados pela verdadeira montanha-russa (com trocadilho) que abalou os mercados financeiros na última semana. Na nova edição do Papo Cripto, Fabrício Tota, CEO do Mercado Bitcoin e da 2TM, fala sobre a volatilidade que assustou até os analistas desse já tipicamente volátil mercado, além de contar um pouco sobre a sua experiência com bitcoin em El Salvador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O DIA DEPOIS DO BALANÇO

Depois do balanço devastador da Hapvida (HAPV3) no 3T25, Bradesco BBI entra ‘na onda de revisões’ e corta preço-alvo em quase 50%

14 de novembro de 2025 - 17:37

Após reduzir o preço-alvo das ações da Hapvida (HAPV3) em quase 50%, o Bradesco BBI mantém recomendação de compra, mas com viés cauteloso, diante de resultados abaixo das expectativas e pressões operacionais para o quarto trimestre

QUEM É VIVO SEMPRE APARECE. OU MELHOR: QUEM É OI

Depois de escapar da falência, Oi (OIBR3) volta a ser negociada na bolsa e chega a subir mais de 20%

14 de novembro de 2025 - 16:52

Depois de a Justiça reverter a decisão que faliu a Oi atendendo um pedido do Itaú, as ações voltaram a ser negociadas na bolsa depois de 3 pregões de fora da B3

O QUE BOMBOU NA BOLSA

Cogna (COGN3), C&A (CEAB3), Cury (CURY3): Veja as 20 empresas que mais se valorizaram no Ibovespa neste ano 

14 de novembro de 2025 - 15:02

Companhias de setores como educação, construção civil e bancos fazem parte da lista de ações que mais se valorizaram desde o começo do ano

AÇÕES QUE FICARAM PARA TRÁS

Com rentabilidade de 100% no ano, Logos reforça time de ações com ex-Itaú e Garde; veja as 3 principais apostas da gestora na bolsa

14 de novembro de 2025 - 12:02

Gestora independente fez movimentações no alto escalão e destaca teses de empresas que “ficaram para trás” na B3

GALPÕES LOGÍSTICOS

A Log (LOGG3) se empolgou demais? Possível corte de payout de dividendos acende alerta, mas analistas não são tão pessimistas

14 de novembro de 2025 - 6:07

Abrir mão de dividendos hoje para acelerar projetos amanhã faz sentido ou pode custar caro à desenvolvedora de galpões logísticos?

“REALMENTE ME ASSUSTA”

A bolha da IA pode estourar onde ninguém está olhando, alerta Daniel Goldberg: o verdadeiro perigo não está nas ações

13 de novembro de 2025 - 19:01

Em participação no Fórum de Investimentos da Bradesco Asset, o CIO da Lumina chamou atenção para segmento que está muito exposto aos riscos da IA… mas parece que ninguém está percebendo

A VOZ DOS GESTORES

A bolsa ainda está barata depois da disparada de 30%? Pesquisa revela o que pensam os “tubarões” do mercado

13 de novembro de 2025 - 14:01

Empiricus ouviu 29 gestoras de fundos de ações sobre as perspectivas para a bolsa e uma possível bolha em inteligência artificial

HORA DO “GRANDE CORTE”

De longe, a maior queda do Ibovespa: o que foi tão terrível no balanço da Hapvida (HAPV3) para ações desabarem mais de 40%?

13 de novembro de 2025 - 11:59

Os papéis HAPV3 acabaram fechando o dia com queda de 42,21%, cotados a R$ 18,89 — a menor cotação e o menor valor de mercado (R$ 9,5 bilhões) desde a entrada da companhia na B3, em 2018

REAÇÃO AO RESULTADO

A tormenta do Banco do Brasil (BBAS3): ações caem com balanço fraco, e analistas ainda não veem calmaria no horizonte

13 de novembro de 2025 - 9:35

O lucro do BB despencou no 3T25 e a rentabilidade caiu ao pior nível em décadas; analistas revelam quando o banco pode começar a sair da tempestade

SÓ NA RENDA FIXA

Seca dos IPOs na bolsa vai continuar mesmo com Regime Fácil da B3; veja riscos e vantagens do novo regulamento

13 de novembro de 2025 - 6:03

Com Regime Fácil, companhias de menor porte poderão acessar a bolsa, por meio de IPOs ou emissão dívida

EFEITO MCMV

Na onda do Minha Casa Minha Vida, Direcional (DIRR3) tem lucro 25% maior no 3T25; confira os destaques

12 de novembro de 2025 - 20:03

A rentabilidade (ROE) anualizada chegou a 35% no entre julho e setembro, mais um recorde para o indicador, de acordo com a incorporadora

APURAÇÃO SEU DINHEIRO

O possível ‘adeus’ do Patria à Smart Fit (SMFT3) anima o JP Morgan: “boa oportunidade de compra”

12 de novembro de 2025 - 13:45

Conforme publicado com exclusividade pelo Seu Dinheiro na manhã desta quarta-feira (12), o Patria está se preparando para se desfazer da posição na rede de academias, e o banco norte-americano não se surpreende, enxergando uma janela para comprar os papéis

SEGUNDA OFERTA DE AÇÕES

Forte queda no Ibovespa: Cosan (CSAN3) desaba na bolsa depois de companhia captar R$ 1,4 bi para reforçar caixa

12 de novembro de 2025 - 12:11

A capitalização visa fortalecer a estrutura de capital e melhorar liquidez, mas diluição acionária preocupa investidores

ESTÁ ARRISCADO DEMAIS?

Fundo Verde diminui exposição a ações no Brasil, apesar de recordes na bolsa de valores; é sinal de atenção?

12 de novembro de 2025 - 10:25

Fundo Verde reduz exposição a ações brasileiras, apesar de recordes na bolsa, e adota cautela diante de incertezas globais e volatilidade em ativos de risco

FIM DO TREINO?

Exclusivo: Pátria prepara saída da Smart Fit (SMFT3); leilão pode movimentar R$ 2 bilhões, dizem fontes

12 de novembro de 2025 - 8:35

Venda pode pressionar ações após alta de 53% no ano; Pátria foi investidor histórico e deve zerar participação na rede de academias.

MERCADOS

Ibovespa atinge marca histórica ao superar 158 mil pontos após ata do Copom e IPCA; dólar recua a R$ 5,26 na mínima

11 de novembro de 2025 - 12:57

Em Wall Street, as bolsas andaram de lado com o S&P 500 e o Nasdaq pressionados pela queda das big techs que, na sessão anterior, registraram fortes ganhos

NÃO TÃO VACA LEITEIRA

Ação da Isa Energia (ISAE4) está cara, e dividendos não saltam aos olhos, mas endividamento não preocupa, dizem analistas

11 de novembro de 2025 - 6:03

Mercado reconhece os fundamentos sólidos da empresa, mas resiste em pagar caro por uma ação que entrega mais prudência do que empolgação; veja as projeções

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Esfarelando na bolsa: por que a M. Dias Branco (MDIA3) cai mais de 10% depois do lucro 73% maior no 3T25?

10 de novembro de 2025 - 15:05

O lucro de R$ 216 milhões entre julho e setembro não foi capaz de ofuscar outra linha do balanço, que é para onde os investidores estão olhando: a da rentabilidade

NÃO TEM MAIS COMO CONTINUAR

Não há mais saída para a Oi (OIBR3): em “estado falimentar irreversível”, ações desabam 35% na bolsa

10 de novembro de 2025 - 12:30

Segundo a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a Oi está em “estado falimentar” e não possui mais condições de cumprir o plano de recuperação ou honrar compromissos com credores e fornecedores

AO INFINITO E ALÉM

Ibovespa bate mais um recorde: bolsa ultrapassa os 155 mil pontos com fim do shutdown dos EUA no radar; dólar cai a R$ 5,3073

10 de novembro de 2025 - 12:17

O mercado local também deu uma mãozinha ao principal índice da B3, que ganhou fôlego com a temporada de balanços

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar