Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap. Hoje, é repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. A cobertura atual é majoritariamente centrada no setor financeiro (bancos, instituições financeiras e gestoras), em companhias maiores listadas na B3 e no mercado de ações.

NA BERLINDA?

Virada à vista na Oncoclínicas (ONCO3): acionistas querem mudanças no conselho em meio à crise

Após pedido da Latache, Oncoclínicas convoca assembleia que pode destituir todo o conselho. Veja a proposta dos acionistas

Camille Lima
Camille Lima
17 de dezembro de 2025
11:29 - atualizado às 10:38
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3)
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). - Imagem: Divulgação

Depois de um pedido formal da gestora Latache, a Oncoclínicas (ONCO3) colocou na agenda uma assembleia que pode marcar uma virada na governança. Em janeiro, os acionistas deverão decidir se mantêm o atual conselho de administração ou se aceitam uma troca completa do alto escalão da rede de tratamentos oncológicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A convocação é resultado de uma solicitação de três fundos geridos pela Latache — Latache IV, Nova Almeida e Latache MHF I — que, juntos, detêm cerca de 14,6% do capital social da empresa.  

O grupo pede a destituição de todos os atuais conselheiros e a eleição de um novo colegiado, com mandato unificado de dois anos. 

No pedido enviado à companhia, a gestora afirma que a maximização de valor e o retorno aos acionistas devem ser o foco central da Oncoclínicas neste momento.  

Segundo a Latache, há “considerável potencial de criação de valor”, especialmente por meio de uma nova composição do conselho que esteja focada em eficiência operacional, redução de custos e fortalecimento da governança. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assembleia geral extraordinária (AGE) foi marcada para às 9h do dia 7 de janeiro de 2026, na sede da companhia, em São Paulo.  

Leia Também

A proposta da Latache para o conselho da Oncoclínicas 

Além da destituição do conselho atual, os acionistas irão deliberar sobre o número de membros do novo colegiado, a eleição dos conselheiros, a verificação de independência e a escolha do presidente e do vice-presidente do conselho. 

Hoje, o estatuto social da Oncoclínicas prevê um conselho com mínimo de cinco e máximo de 11 integrantes. Atualmente, o colegiado conta com nove cadeiras.  

A proposta da Latache é reduzir esse número para sete membros, sob o argumento de maior racionalidade financeira e eficiência decisória. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestora também prevê que Marcelo Gasparino da Silva, que já integra o conselho da companhia, assuma a presidência do colegiado. Já o fundador e atual CEO da Oncoclínicas, Bruno Ferrari, passaria a ocupar a vice-presidência do conselho. 

A Latache propôs ainda um redesenho gradual da liderança. A ideia é que, no momento em que Ferrari deixar o cargo de diretor-presidente, as posições se invertam: o executivo assumiria a presidência do conselho, enquanto Gasparino desceria para o posto de VP. 

Veja os indicados:  

  • Andreas Ignacio Keller Sarmiento (independente);
  • Bruno Lemos Ferrari;
  • Eduardo Soares do Couto Filho (independente);
  • Marcel Cecchi Vieira (independente);
  • Marcelo Curti (independente);
  • Marcelo Gasparino da Silva (independente); e
  • Sergio Alexandre Figueiredo Clemente (independente).

Quem são os nomes indicados para o novo conselho da Oncoclínicas 

  • Andreas Keller Sarmiento 

Um dos nomes apontados como conselheiro independente é Andreas Ignacio Keller Sarmiento, investidor baseado em Buenos Aires.  

Ele é acionista e gestor executivo de empresas dos setores de telecomunicações, energia renovável, reciclagem de biomassa e fintechs, além de já ter atuado como consultor da Apollo Global Management na América Latina.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sarmiento também fundou a geradora de energia argentina Genneia e comandou a área de corporate and investment banking do Credit Suisse na Argentina, Uruguai e Chicago, além de passagens por Salomon Brothers em Nova York e Londres. 

  • Bruno Lemos Ferrari 

O fundador da Oncoclínicas, Bruno Lemos Ferrari, também integra a chapa proposta pela Latache.  

Médico oncologista, ele é diretor-presidente da companhia e já presidiu o conselho de administração entre 2010 e 2021.  

Ferrari é membro de entidades relevantes do setor de oncologia no Brasil e no exterior, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e a American Society of Clinical Oncology (ASCO). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Eduardo Soares do Couto Filho 

Outro nome indicado é Eduardo Soares do Couto Filho, advogado com mais de 20 anos de experiência nas áreas societária, consultiva e contenciosa.  

Atualmente, ele é vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro, holding que detém indiretamente pouco menos de 5% do capital social da Oncoclínicas.  

Couto também atua em conselhos de entidades ligadas ao setor industrial e esportivo, com posições no Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Instituto Galo, Museu do Galo e Clube Atlético Mineiro, além de atuar como membro do conselho fiscal do Clube Atlético Mineiro. 

  • Marcel Cecchi Vieira 

Marcel Cecchi Vieira, sócio da Latache Capital, é outro candidato. Ele já foi diretor financeiro (CFO) do Grupo CB e conselheiro do Grupo Casas Bahia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vieira ainda chegou a ser sócio da Laplace Finanças, diretor financeiro da Usinas Itamarati e diretor da Andrade Gutierrez Telecomunicações, responsável pela supervisão dos investimentos do grupo em novos negócios, tendo sido do conselheiro da Oi e da Contax. 

O executivo também possui passagens por empresas como Andrade Gutierrez Telecomunicações, Angra Partners e Accenture. 

  • Marcelo Curti 

A chapa inclui ainda Marcelo Curti, sócio fundador da Rio Branco Consultores Associados e da MAIOL Assessoria em Gestão Empresarial.  

Curti teve uma longa trajetória no Grupo Safra, onde foi diretor estatutário dos bancos Safra e J. Safra, e presidiu o conselho da antiga BCP Telecomunicações, hoje Claro.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, é conselheiro fiscal de companhias como Hypera (HYPE3), Rumo (RAIL3), Comgás, Whirlpool e Raízen (RAIZ4). 

  • Marcelo Gasparino da Silva 

Outro indicado é Marcelo Gasparino, que acumula uma vasta experiência em conselhos de grandes companhias brasileiras.  

Ele é vice-presidente do conselho da Vale (VALE3), membro de comitês do Banco do Brasil (BBAS3) e já presidiu conselhos de empresas como Usiminas (USIM5) e Eternit (ETER3), além de ter passado por Petrobras (PETR4) e Eletrobras, hoje Axia (AXIA3). 

  • Sergio Alexandre Figueiredo Clemente 

Quem completa a lista é Sérgio Alexandre Figueiredo Clemente, sócio da Latache Capital.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ex-vice-presidente executivo do Bradesco (BBDC4), Clemente foi responsável por áreas como atacado, private bankingasset management private equity do banco.  

Ele também integra os conselhos da Helbor Empreendimentos (HBIR3) e do Grupo Mateus (GMAT3), além de ter sido conselheiro de empresas como Vale (VALE3) e Guararapes (GUAR3). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REAÇÃO AO BALANÇO

Banco Inter desaba em NY após balanço do 1T26: ação chega a cair mais de 14% — o que assustou o mercado?

7 de maio de 2026 - 16:46

Lucro recorde e avanço no ROE não foram suficientes para segurar as ações nesta sessão; veja o que pressiona os papéis hoje

É SÓ O COMEÇO

JP Morgan deu veredito de compra para a Natura (NATU3) após alta de quase 50% em 2026. Quanto é possível lucrar agora?

7 de maio de 2026 - 16:06

Ação saltou mais que o triplo do Ibovespa desde o início de 2026, mas os analistas do JP Morgan calculam que o papel ainda tem espaço para subir

TECNOLOGIA NA BOLSA

Nem o medo da IA segurou: Totvs (TOTS3) sobe na bolsa após balanço forte; veja o que dizem os analistas

7 de maio de 2026 - 14:33

Companhia entregou margem recorde, crescimento da receita recorrente e primeiros sinais positivos da aquisição da Linx

NO SHAPE

Smart Fit (SMFT3) puxa ferro no 1T26: lucro salta 47%, e ações sobem forte na bolsa — veja se ainda dá tempo de entrar

7 de maio de 2026 - 12:14

Parte do resultado da rede de academias foi impulsionado pelo desempenho do peso-pesado TotalPass Brasil

COM ENERGIA RENOVADA

Axia (AXIA3) prepara sucessão do CEO Ivan Monteiro; e agora, quais serão os desafios do novo líder da elétrica?

7 de maio de 2026 - 12:03

O executivo é o único brasileiro a comandar as duas maiores empresas de energia do Brasil: Petrobras e Axia, ex-Eletrobras

REAÇÃO AO RESULTADO

Nem o lucro acima do esperado salva o Bradesco (BBDC4) na bolsa hoje, e ação cai forte na B3. Mercado ainda não comprou a virada?  

7 de maio de 2026 - 11:30

Balanço do 1T26 veio sólido, mas dúvidas sobre crédito, provisões e consistência da recuperação continuam no radar; veja o que dizem os analistas

1T26 À PROVA

“Isso não é piora de risco”, diz CEO do Bradesco (BBDC4) após salto nas provisões do 1T26; desafio agora é convencer o mercado

7 de maio de 2026 - 10:55

Alta de 26,5% nas provisões chama atenção no trimestre, mas Marcelo Noronha muda o foco e revela aposta para o motor da rentabilidade em cenário mais desafiador

PRÉVIA DO BALANÇO

Mercado Livre (MELI34) segue movendo céus e terra para crescer: no 1T26, vendas devem subir forte, enquanto lucro não acompanha

7 de maio de 2026 - 10:33

Por aqui, o desafio é a competição com outras plataformas de e-commerce, lá fora o objetivo é impulsionar o Mercado Pago; veja as projeções para o balanço do 1T26

ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘30% de ROE é atingível’: CFO do Inter afirma estar ‘mais convencido do que nunca’ no plano 60-30-30 — mas relógio da rentabilidade segue correndo

7 de maio de 2026 - 8:07

Banco entrega lucro recorde, cresce acima do mercado; Santiago Stel revela estar ainda mais confiante com relação à meta ambiciosa para 2027

QUAL O FOCO AGORA

“2026 ainda é um ano muito incerto”, diz CFO da Espaçolaser; veja como foi o resultado no 1T26, e como empresa trará retorno ao acionista

6 de maio de 2026 - 20:47

“A companhia vem em uma trajetória de melhora em todos os indicadores. Então não é só crescer, mas com rentabilidade”, disse o diretor em entrevista ao Seu Dinheiro

SD ENTREVISTA

Nem o “trimestre mais fraco” segurou a Mater Dei (MATD3): lucro salta quase 80% no 1T26 e CEO aposta em virada das ações

6 de maio de 2026 - 20:07

Mesmo com menos dias úteis, companhia inicia o ano com lucro líquido ajustado de R$ 36,3 milhões nos três primeiros meses de 2026; veja outros destaques do balanço

BALANÇO 1T26

Ânima (ANIM3) sente as dores e delícias das novas regras do EaD, mas CEO crava: ‘mais positivo do que negativo’; veja destaques do 1T26

6 de maio de 2026 - 18:10

A CEO Paula Harraca e o CFO Átila Simões da Cunha disseram ao Seu Dinheiro que o novo marco regulatório impulsionou os resultado, mas a adaptação às novas modalidades pressionou a evasão de alunos no período

BALANÇO

Moura Dubeux (MDNE3) tem lucro recorde de R$ 156 milhões e VGV sobe 255%; CEO revela o motor dos números do 1T26

6 de maio de 2026 - 18:03

Em um cenário pressionado pela inflação, a Moura Dubeux utilizou o modelo de condomínio fechado para se blindar, conta o Diego Villar, CEO da empresa

RESULTADO

Bradesco (BBDC4): lucro de R$ 6,8 bilhões no 1T26 mostra que a recuperação está de pé — dá para acelerar?

6 de maio de 2026 - 18:03

Lucro cresce pelo nono trimestre seguido e ROE continua a superar o custo de capital; confira os destaques do balanço

DE VOLTA À VITRINE

O pior ficou para trás? Lucro da C&A (CEAB3) dispara mais de 200% no 1T26, e ação lidera altas do Ibovespa

6 de maio de 2026 - 14:07

Resultado do primeiro trimestre do ano sinaliza retomada no vestuário e afasta dúvidas sobre problemas estruturais na operação

PRÉVIA DOS RESULTADOS

O duelo dos bancos digitais ficou mais difícil: Inter e Nubank encaram novo teste em 2026; veja o que esperar dos balanços do 1T26

6 de maio de 2026 - 13:12

Expansão continua forte, mas avanço do crédito e aumento de provisões colocam qualidade dos resultados em xeque; o que dizem os analistas agora?

REAÇÃO AO BALANÇO

O ‘efeito Itaú’: o que fez um bom balanço virar gatilho de queda para as ações ITUB4 no 1T26

6 de maio de 2026 - 12:07

Lucro vem em linha, ROE segue elevado, mas ações caem após balanço; entenda se “fazer o básico” já não basta para o mercado

A FÓRMULA DO ITAÚ

Itaú (ITUB4) dribla inadimplência outra vez — e CEO revela o ‘segredo’ para crescer sem perder a mão no crédito em 2026

6 de maio de 2026 - 11:08

Milton Maluhy Filho afirma que aposta em ajuste fino no crédito e foco em clientes “certos”; veja a estratégia do CEO do banco

RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL

GPA (PCAR3) pode respirar aliviado: varejista aprova renegociação de dívidas, mas há um risco para os acionistas no futuro

6 de maio de 2026 - 9:46

Com o acordo, a maior parte da dívida renegociada será paga apenas a partir de 2031, o que ajuda o caixa da empresa, mas há risco de diluição da participação no futuro

TERMÔMETRO DO RESULTADO

Bradesco (BBDC4) vira o jogo? Banco entra no 1T26 como a aposta da vez — e analistas revelam se vale a pena comprar as ações

6 de maio de 2026 - 7:22

Mercado prevê que banco deve se destacar na temporada, com avanço de lucro e melhora operacional. Veja o que esperar do balanço dos três primeiros meses de 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia