🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SE CORRER O BICHO PEGA…

Trump ou China: CEO da Vale (VALE3) fala sobre as pedras no caminho da mineradora

Gustavo Pimenta participou de teleconferência sobre os resultados da companhia no quarto trimestre e comentou sobre as tarifas do governo norte-americano e sobre a demanda chinesa por minério de ferro

Montagem com metade da bandeira dos EUA do lado superior esquerdo e metade da bandeira da China do lado inferior direito. Ao centro, o logo da Vale em verde e amarelo.
Imagem: Montagem Seu Dinheiro/ Canva Pro

“No meio do caminho tinha uma pedra”. No caso da Vale (VALE3), as pedras do caminho são duas: Donald Trump e China. E quem diz isso é o CEO da mineradora, Gustavo Pimenta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o executivo, o aumento de tarifas de Trump não tem efeitos imediatos na Vale, porém — um importante porém — traz impactos secundários, ligados ao arrefecimento da atividade econômica mundial.

Recentemente, o governo norte-americano anunciou tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos EUA. O Brasil foi diretamente afetado pela medida, já que manda 60% da produção siderúrgica para lá. O Seu Dinheiro contou os efeitos da taxação sobre as companhias brasileiras e você pode conferir aqui

“Não vendemos minério para os EUA, que é autossuficiente nisso. Mas entendemos que tem efeitos secundários, de arrefecimento e demanda mundial, e que podem gerar impacto. Não vemos impacto relevante agora, mas seguimos monitorando", disse Pimenta durante teleconferência de resultados da Vale no quarto trimestre

O CEO ressaltou ainda que já teve a experiência do primeiro governo Trump, mas que é preciso aguardar agora. “Já tivemos essa experiência [com o governo de Trump] no passado, e precisamos ver onde isso vai terminar, quais os níveis de aumento das tarifas”, acrescentou Pimenta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China: a pedra de sempre no sapato da Vale

A China é uma pedra conhecida no sapato da Vale. A maior compradora de minério de ferro da companhia tenta driblar uma crise com uma série de programas de incentivo do governo.

Leia Também

ALÉM DA PRIVATIZAÇÃO

Privatização da Copasa (CSMG3) chama atenção do mercado, mas Bradesco BBI tem ainda mais motivos para apostar em alta de mais de 38% para a ação

O PREÇO DA “GENEROSIDADE”

Petrobras (PETR4) caminha para um dos maiores dividendos do mundo. A ação ficou cara demais para comprar agora?

“Eles [China] tiveram boa performance este ano, crescimento acima de 5%, demanda em torno de 1 bilhão de toneladas de aço. A China deve seguir com ritmo de produção forte, pouco acima de 1 bilhão de toneladas", disse Pimenta.

O executivo comentou ainda que o país segue sendo o principal mercado da Vale e deve manter ou ter leve crescimento na demanda este ano, ligada à diversificação da economia.

Ele lembrou que a demanda chinesa tinha uma dependência muito forte do segmento imobiliário, que caiu substancialmente, mas vem sendo compensada pelos setores de manufatura e infraestrutura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Isso fez com que a demanda chinesa por minério de ferro se equilibrasse. E a gente vê outros mercados acelerarem. Há outros mercados na Ásia crescendo ano contra ano, o que faz com que vejamos equilíbrio em 2025", disse Pimenta, citando especificamente a Índia.

Com SELIC mais ALTA, GRINGO deve VOLTAR os OLHOS para o BRASIL?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada verde da agência Localiza, com o logo e nome da empresa 22 de setembro de 2026 - 19:27
Fachada de agência do banco Santander Brasil (SANB11). 22 de setembro de 2026 - 14:16
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 21 de setembro de 2026 - 19:37

DE A PARA B

Entre JBS e J&F: o xadrez financeiro dos irmãos Batista na B3

21 de setembro de 2026 - 19:37
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 21 de setembro de 2026 - 19:13
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 21 de setembro de 2026 - 15:57
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 21 de setembro de 2026 - 14:04
21 de setembro de 2026 - 11:04
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 21 de setembro de 2026 - 10:29
Escritório do BTG Pactual 19 de setembro de 2026 - 16:55
19 de setembro de 2026 - 15:47
pessoas vestindo ternos e roupas formais deixam a B3, bolsa de valores brasileira 19 de setembro de 2026 - 12:38
Logo do Itaú (ITUB4) 18 de setembro de 2026 - 18:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar