Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NOVA MODELO NA PASSARELA

A H&M vai acabar com a festa de C&A (CEAB3), Lojas Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3)? Santander responde

Com o anúncio sobre o início das operações da gigante suíça no Brasil, o banco analisa o impacto para as três maiores representantes do fast fashion brasileiro

hm h&m loja de departamento moda varejo
Fachada da H&M ao lado de modelos vestindo a nova coleção - Imagem: iStock.com/AngiePhotos + Divulgação | Montagem: Maria Eduarda Nogueira

Nova modelo na passarela do varejo nacional de moda, a H&M  finalmente anunciou para 23 de agosto o início da operação no Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desembarque vinha sendo bastante esperado no mercado nacional e já acendia um sinal de alerta para as três principais representantes do fast fashion brasileiro: C&A Brasil (CEAB3), Lojas Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3). As três vivem um bom momento na bolsa de valores e o temor é que a nova rival pudesse ‘acabar com a festa’.

Apesar do burburinho, a avaliação do Santander é que os efeitos da chegada da gigante suíça devem ser limitados. Em relatório, o banco listou alguns motivos para explicar a ‘calma’ — pelo menos por enquanto.

Por que a H&M não preocupa o Santander (por enquanto)?

Desde que a empresa anunciou que chegaria ao Brasil, em 2024, a principal dúvida do mercado tem sido a estratégia de precificação da marca: será uma competição direta com a Zara ou uma abordagem mais acessível para enfrentar os três principais concorrentes locais?

Com o desembarque iminente, embora os preços das peças ainda não tenham sido amplamente divulgados, a gestão já revelou valores de referência, que ficam em torno de R$ 199. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo que ainda seja abaixo do ticket médio cobrado pela Zara, é uma faixa cerca de 40% superior em relação aos players locais, segundo os analistas.

Leia Também

REBAIXOU A RECOMENDAÇÃO

Com Lojas Renner (LREN3) em queda livre há uma semana, UBS BB dá adeus à ação e corta preço-alvo; entenda o que pesou

DESTAQUES DA BOLSA

Yduqs (YDUQ3) lidera as perdas do Ibovespa hoje. Por que Itaú BBA e Citi ainda veem potencial de alta de até 107%? 

“O lançamento com duas lojas e as informações iniciais sobre preços indicam um risco de lucros mínimo para Lojas Renner, C&A e Guararapes em 2025, mas um aumento bem-sucedido de escala pode remodelar a intensidade competitiva ao longo do tempo”, diz o relatório.

Apesar da intenção da H&M de competir diretamente com as empresas locais, ainda é cedo para concluir que os preços serão tão competitivos quanto o esperado pela empresa, segundo o time de análise.

Além disso,  a primeira loja a ser inaugurada no Brasil, no shopping Iguatemi, terá cerca de mil metros quadrados — o equivalente à metade da área de vendas de uma loja padrão da Renner. Isso implica em uma seleção de produtos mais limitada, de acordo com os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma segunda loja, com o dobro do tamanho, está prevista para ser inaugurada no dia 4 de setembro no shopping Anália Franco, da Multiplan.

“As duas primeiras localizações acrescentam menos de 0,1% da área de vendas em relação ao espaço de vendas da Renner e contribuirão com volume negligenciável neste ano, limitando os ventos contrários imediatos para as empresas locais”, diz o banco.

Mas há uma ressalva: a intenção da H&M de buscar fornecedores locais e seu comprovado motor de fast fashion pode permitir uma expansão mais rápida do que as entradas estrangeiras anteriores. 

“No geral, vemos a presença da H&M no Brasil como mais um tema que o mercado terá que acompanhar, além do avanço dos concorrentes asiáticos de e-commerce”, destaca o Santander. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco tem recomendação de compra para as ações da C&A e Lojas Renner. Para Guararapes, neutra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braskem 14 de agosto de 2026 - 9:26
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 13 de agosto de 2026 - 17:40
Foto de aeronave da GOL (GOLL4) adesivada com o logo atual da empresa 13 de agosto de 2026 - 16:50

COMANDO EM NOVAS MÃOS

Gol reorganiza cúpula executiva para iniciar fase de criação de valor

13 de agosto de 2026 - 16:50
Celular com a marca Minerva Foods (BEEF3) 13 de agosto de 2026 - 16:09
Geovanne Tobias, diretor financeiro (CFO) do Banco do Brasil (BBAS3). 13 de agosto de 2026 - 14:52
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 13 de agosto de 2026 - 13:22
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 13 de agosto de 2026 - 11:58
Logo da CSN e, ao fundo, trabalhadores em uma indústria siderúrgica 13 de agosto de 2026 - 11:06
Geovanne Tobias, vice-presidente de Gestão Financeira e RI do Banco do Brasil (BBAS3). 12 de agosto de 2026 - 20:39
Logo do banco do Banco do Brasil (BBAS3) 12 de agosto de 2026 - 20:29
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 12 de agosto de 2026 - 18:37
Neymar Jr. e Ronaldo 'Fenômeno' em campanha para o Mercado Livre. 12 de agosto de 2026 - 17:50
Banco do Brasil 12 de agosto de 2026 - 9:12
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar