Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
O CUSTO DA NOVA ORDEM MUNDIAL

Xi Jinping na Rússia: o presidente da China está disposto a pagar o preço pela lealdade de Putin?

O líder chinês iniciou nesta quinta-feira (16) uma visita de Estado de dois dias à Rússia e muito mais do que uma parceria comercial está em jogo, mas o momento para Pequim é delicado

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aperta as mãos do presidente da China, Xi Jinping
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping - Imagem: Shutterstock/Envato/Brenda Silva

Há pouco mais de um ano, o presidente da China, Xi Jinping, fechava a porta do Kremlin e, ao se despedir de Vladimir Putin, disse ao colega russo: “vamos promover [uma nova ordem mundial] juntos”. Nesta quinta-feira (16), os dois líderes se reuniram mais uma vez com a promessa de trabalharem por um mundo multipolar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin descreveu os povos russo e chinês como “irmãos para sempre” em um discurso antes de um concerto em Pequim que marcou 75 anos de relações diplomáticas entre os países.

O chefe do Kremlin disse que as relações Rússia-China estavam no “nível mais alto da história”, com o “caráter de parceria genuína e abrangente e interação estratégica”. 

A rasgação de seda não é à toa. A Rússia se tornou uma parceira importante na pressão da China contra o poderio norte-americano — os laços econômicos têm se tornado mais fortes e há sinais de aprofundamento dos laços militares em meio à guerra na Ucrânia

Xi deve passar dois dias na Rússia em uma visita de Estado. Hoje, os dois líderes e as suas delegações mantiveram cerca de 45 minutos de conversas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma coletiva logo depois, Putin disse que as discussões foram “calorosas e camaradas” e mostraram a importância da relação entre Pequim e Moscou. 

Leia Também

ATA DO FEDERAL RESERVE

Nem a IA escapou: Fed amplia lista de riscos para inflação e afasta cortes de juros

STATUS DE RELACIONAMENTO

Trump e Xi Jinping renovam votos de “união estável”, mas Taiwan continua sendo o “ex” proibido

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Xi está disposto a pagar o preço de Putin?

Talvez não seja surpreendente que Putin tenha escolhido a China como a sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse em um quinto mandato presidencial — Pequim emergiu como uma aliada vital de Moscou, recusando-se a condenar a invasão da Ucrânia e mantendo negócios com uma Rússia fortemente sancionada, para ira dos EUA e da União Europeia (UE). 

No entanto, parece que Putin quer mais. Mas estará a China disposta a pagar o preço? Embora o presidente russo se gabe da amizade com Pequim, Xi pode ter motivos para se preocupar.

Os EUA acabam de anunciar uma série de novas sanções contra bancos e empresas sediados em Pequim e em Hong Kong que trabalham com Moscou, supostamente ajudando a contornar as sanções em vigor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a China não venda armas à Rússia, Washington e Bruxelas acreditam que exporte tecnologia e componentes essenciais para a guerra. 

O que REALMENTE está acontecendo com CHINA: CATÁSTROFE é real?

Durante uma recente viagem a Pequim, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que a China estava “ajudando a alimentar a maior ameaça” à segurança europeia desde a Guerra Fria.

Para os EUA, traçou-se uma linha vermelha — mas a China insiste que sua posição em relação à Ucrânia é neutra e que as exportações, que têm fins comerciais fora da guerra, não violam as regras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, as acusações seguiram Xi na sua viagem a França na semana passada, desviando a atenção do que deveria ser uma ofensiva diplomática chinesa

O problema é que os falcões da China estão falando mais alto, instando Xi a exercer mais pressão sobre Putin, enquanto a UE pondera as suas próprias tarifas.

E o fato é que a economia chinesa em desaceleração pode não suportar mais pressão dos parceiros comerciais — para muitos especialistas, a fraca demanda interna significa que Pequim precisa desses mercados no exterior.

*Com informações da BBC e da The Economist

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Representação de um astrolábio. 28 de abril de 2026 - 9:57
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 17:49
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 11:29
jensen-huang-fundador-da-nvidia-divulgacao-nvidia-1 24 de abril de 2026 - 18:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia