Alerta de risco global: Putin tem nova ‘arma de guerra’ com potencial para causar uma catástrofe e atingir quase 50 milhões de pessoas, avisa ONU; descubra o que é
Guerra na Ucrânia continua firme e forte, e Putin tem nova arma que pode atingir em cheio uma legião de pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) já emitiu o aviso de risco grave: quase 50 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo novo artifício de batalha da Rússia. De acordo com a organização, Putin está usando a comida como arma de guerra e pode deixar uma legião de pessoas passando fome.
As informações são do último alerta grave sobre a insegurança alimentar feito pela instituição. Nele, ressalta-se que o conflito provocado por Moscou tem impacto devastador na oferta e nos preços globais dos alimentos.
Isso acontece porque a Ucrânia, já descrita como celeiro mundial, sofre uma gigantesca pressão sobre a produção e a exportação de alimentos, o que atinge o mundo todo.
- A economia global está por um fio? Um grande crise deve estar chegando, descubra como protrger seu patrimônio do caos; receba insights diários de investimentos e análises decisivas para o seu patrimônio em nossa página do Instagram, clique aqui para nos seguir
Só com o bloqueio russo aos portos do país, o planeta já sentiu o impacto, e o preço global dessas commodities subiu. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o preço global dos alimentos aumentou 17%, enquanto o dos grãos subiu 21%.
Segundo a ONU, isso é uma ameaça catastrófica que pode causar escassez de comida em várias partes do globo. O secretário-geral da Organização ainda destacou “A guerra, juntamente com outras crises, ameaça gerar uma onda sem precedentes de fome e miséria, deixando o caos social e econômico no seu rastro”.
Por que a guerra entre Rússia e Ucrânia tem o poder empurrar uma legião de pessoas para a miséria e a fome
De acordo com a FAO, até 30% das terras agrícolas da Ucrânia vão ficar sem novos plantios e colheitas em razão da guerra.
Leia Também
Isso porque as áreas usadas para a agricultura do país estão ocupadas pelos russos. Os dados apontam que cerca de 50% do território da região plantada com trigo no inverno e 40% da área com centeio estão tomadas pelo inimigo.
E tem mais: a batalha entre os países também gera falta de trabalhadores para a lavoura devido ao grande número de pessoas que fugiram do país ou estão envolvidas na guerra contra Putin.
Além de tudo isso, as sanções globais impostas à Rússia estão atingindo em cheio o fornecimento mundial de fertilizantes e produtos agrícolas.
Nem mesmo os grãos já colhidos se salvam da guerra. Autoridades ucranianas vêm acusando o país rival de roubar esses alimentos junto com outras commodities.
“A Rússia roubou cerca de 600 mil toneladas de grãos", disse o vice-presidente da União Publica do Conselho Agrário da Ucrânia, Denys Marchuk.
Ele destaca que o alimento foi roubado de regiões no sul do país e transportado para portos da Crimeia, onde é encaminhado para o Oriente Médio. Moscou nega as acusações, mas o líder da administração militar apoiada por Moscou para a região de Zaporizhzhia cantou vantagem de ter vagões cheio de grãos ucranianos partindo para a Crimeia.
A economia global está por um fio? Um grande crise deve estar chegando, descubra como protrger seu patrimônio do caos; receba insights diários de investimentos e análises decisivas para o seu patrimônio em nossa página do Instagram, clique aqui para nos seguir
A nova arma de guerra da Rússia
Desde o começo do conflito, as acusações de que a Rússia vem usando comida como arma de guerra vêm aumentando. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deixou claro: “a comida se tornou parte do arsenal do terror de Putin."
Veja também - Pânico no mercado cripto: é hora de comprar bitcoin (BTC) em promoção?
RADAR DE FIIS
Fundo imobiliário leva calote de inquilino em recuperação judicial; entenda o impacto no bolso dos cotistas
23 de setembro de 2026 - 13:01SD ENTREVISTA
Tubarões saem e varejo entra: sinal de alerta para os FIIs? LAREAL revela o que os institucionais estão vendo
23 de setembro de 2026 - 6:01AS MAIS SAUDÁVEIS
Dasa (DASA3) é compra para o UBS BB, mas banco revela outras 2 favoritas — uma delas para dividendos
22 de setembro de 2026 - 19:50EM DESACELERAÇÃO
FIIs de shoppings sob pressão: é hora de separar o joio do trigo — e o BTG Pactual já escolheu os ativos favoritos
21 de setembro de 2026 - 20:01EM ESPERA...
Nubank, BTG Pactual e Banco do Brasil: os gringos já escolheram onde investir, agora só falta o gatilho certo para apertar compra
21 de setembro de 2026 - 17:19DIRETO PELA B3
IA, Ibovespa e até farmacêuticas gringas: Itaú BBA diz como investir em 800 ações com retorno de 23% ao ano sem dor de cabeça
18 de setembro de 2026 - 19:20EM TOM DE CAUTELA
Lula turbina Bolsa Família em 15% e faz o Ibovespa perder 3 mil pontos. Por que o mercado torceu o nariz?
17 de setembro de 2026 - 13:00DEU RUIM
Ação da Marcopolo (POMO4) despenca 26% no ano e XP rebaixou para neutra; mas há 2 fatores que podem impulsionar a ação
17 de setembro de 2026 - 12:46ONDE APOSTAR NA BOLSA
Lula ou Flávio? Você não deve esperar as eleições para se posicionar nestas ações, segundo a Kinea
17 de setembro de 2026 - 9:01VISÃO DO GESTOR
Multimercados não morreram, mas o jogo mudou: XP Asset aposta em nova estratégia e até mudança nas taxas para voltar a dar retorno
17 de setembro de 2026 - 6:14FECHAMENTO DOS MERCADOS
Os 30 minutos que selaram o destino da bolsa em Nova York — e do Ibovespa — após a alta dos juros nos EUA
16 de setembro de 2026 - 17:15CONSOLIDAÇÃO DA CARTEIRA
Fundo imobiliário que rende IPCA+ 10%? Patria quer unir FIIs e criar gigante de crédito de R$ 4,5 bilhões
16 de setembro de 2026 - 13:01LATAM RETAIL SHOW 2026
FIIs são o ‘match perfeito’ para o setor de shopping centers, segundo gestores; saiba onde estão as melhores oportunidades
15 de setembro de 2026 - 21:19ESTRATÉGIA DOS ESTRANGEIROS
Os gringos estão de olho no Ibovespa, mas as eleições assustam; veja o que diz pesquisa com gestores que reúnem US$ 90 bi
15 de setembro de 2026 - 18:45RECOMENDAÇÃO DE COMPRA
Cyrela (CYRE3), Porto (PSSA3) e RD Saúde (RADL3): o que elas têm em comum e como podem saltar até 55%?
15 de setembro de 2026 - 16:40EM BUSCA DA ESTABILIDADE
Da Petrobras (PETR4) ao BTG (BPAC11) e Embraer (EMBJ3): as ações que o Citi escolheu para enfrentar a montanha-russa das eleições
15 de setembro de 2026 - 11:17INVESTIMENTO ESG
Energia limpa na Bolsa: novo ETF da Galapagos amplia aposta em empresas brasileiras e tem apoio do BNDES
14 de setembro de 2026 - 19:47PARA ONDE VAI A BOLSA
BofA está otimista e tem nova projeção para a Selic; banco já elegeu suas ações preferidas para investir em cenário mais positivo para juros
14 de setembro de 2026 - 19:07DÍVIDA NA CARTEIRA
FIIs de tijolo estão de olho na alavancagem e reduzem endividamento — mas um segmento vai na contramão; entenda o motivo
14 de setembro de 2026 - 17:10MERCADOS HOJE