🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ARSENAL DO HORROR

Alerta de risco global: Putin tem nova ‘arma de guerra’ com potencial para causar uma catástrofe e atingir quase 50 milhões de pessoas, avisa ONU; descubra o que é

Guerra na Ucrânia continua firme e forte, e Putin tem nova arma que pode atingir em cheio uma legião de pessoas

Putin tem nova arma de guerra
Imagem: Shutterstock

A Organização das Nações Unidas (ONU) já emitiu o aviso de risco grave: quase 50 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo novo artifício de batalha da Rússia. De acordo com a organização, Putin está usando a comida como arma de guerra e pode deixar uma legião de pessoas passando fome. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do último alerta grave sobre a insegurança alimentar feito pela instituição. Nele, ressalta-se que o conflito provocado por Moscou tem impacto devastador na oferta e nos preços globais dos alimentos. 

Isso acontece porque a Ucrânia, já descrita como celeiro mundial, sofre uma gigantesca pressão sobre a produção e a exportação de alimentos, o que atinge o mundo todo. 

Só com o bloqueio russo aos portos do país, o planeta já sentiu o impacto, e o preço global dessas commodities subiu. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o preço global dos alimentos aumentou 17%, enquanto o dos grãos subiu 21%.

Segundo a ONU, isso é uma ameaça catastrófica que pode causar escassez de comida em várias partes do globo. O secretário-geral da Organização ainda destacou “A guerra, juntamente com outras crises, ameaça gerar uma onda sem precedentes de fome e miséria, deixando o caos social e econômico no seu rastro”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que a guerra entre Rússia e Ucrânia tem o poder empurrar uma legião de pessoas para a miséria e a fome

De acordo com a FAO, até 30% das terras agrícolas da Ucrânia vão ficar sem novos plantios e colheitas em razão da guerra. 

Leia Também

IBOV MAIS COMPLETO

BDRs de Nubank, XP, Inter e JBS podem ganhar espaço no Ibovespa; entenda por que isso importa

MAIS INTERNACIONAL

B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição

Isso porque as áreas usadas para a agricultura do país estão ocupadas pelos russos. Os dados apontam que cerca de 50% do território da região plantada com trigo no inverno e 40% da área com centeio estão tomadas pelo inimigo. 

E tem mais: a batalha entre os países também gera falta de trabalhadores para a lavoura devido ao grande número de pessoas que fugiram do país ou estão envolvidas na guerra contra Putin. 

Além de tudo isso, as sanções globais impostas à Rússia estão atingindo em cheio o fornecimento mundial de fertilizantes e produtos agrícolas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem mesmo os grãos já colhidos se salvam da guerra. Autoridades ucranianas vêm acusando o país rival de roubar esses alimentos junto com outras commodities. 

“A Rússia roubou cerca de 600 mil toneladas de grãos", disse o vice-presidente da União Publica do Conselho Agrário da Ucrânia, Denys Marchuk. 

Ele destaca que o alimento foi roubado de regiões no sul do país e transportado para portos da Crimeia, onde é encaminhado para o Oriente Médio. Moscou nega as acusações, mas o líder da administração militar apoiada por Moscou para a região de Zaporizhzhia cantou vantagem de ter vagões cheio de grãos ucranianos partindo para a Crimeia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A economia global está por um fio? Um grande crise deve estar chegando, descubra como protrger seu patrimônio do caos; receba insights diários de investimentos e análises decisivas para o seu patrimônio em nossa página do Instagram, clique aqui para nos seguir

A nova arma de guerra da Rússia 

Desde o começo do conflito, as acusações de que a Rússia vem usando comida como arma de guerra vêm aumentando. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deixou claro: “a comida se tornou parte do arsenal do terror de Putin."

Veja também - Pânico no mercado cripto: é hora de comprar bitcoin (BTC) em promoção?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar