O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Banco suíço agora vê um potencial de valorização quatro vezes menor para os papéis da petroquímica, que chegaram a recuar mais de 4% nesta quinta-feira (15)

Ao que tudo indica a química entre o UBS BB e a Braskem já não é mais a mesma. O banco suíço rebaixou a recomendação e cortou o preço-alvo das ações BRKM5. O resultado: os papéis da empresa encabeçam as maiores quedas do Ibovespa nesta quinta-feira (15), chegando a cair quase 5%.
Na visão do UBS BB, não há catalisadores futuros para o caso de investimento por parte da Braskem — e, portanto, o desempenho mais fraco deve se traduzir em dividendos mais baixos.
O banco chama atenção ainda para dois fatores:
Diante desse cenário, o UBS BB cortou a recomendação da Braskem de compra para neutro e baixou o preço-alvo de BRKM5 de R$ 50 para R$ 30 — o que implicou na queda de 98% para 25% no potencial de valorização dos papéis com base no fechamento desta quinta-feira (15).
A Novonor, antiga Odebrecht, detém uma fatia de 38,3% na Braskem — um de seus ativos mais relevantes —, enquanto a Petrobras (PETR4) mantém 36,1%. O restante é negociado em bolsa.
A Novonor está envolvida na venda de sua participação na Braskem para honrar seus pagamentos de juros e amortização com os credores. O processo, no entanto, foi paralisado durante as eleições e segue indefinido à espera de um posicionamento do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, já que a Petrobras é determinante para definir o futuro da petroquímica.
Leia Também
“Partes relevantes do próximo governo têm afirmado que a integração entre as operações de refino/petroquímicos é uma tendência mundial e que a Petrobras deve aumentar os investimentos em vez de pagar altos dividendos — um sinal de que a Petrobras pode decidir aumentar a capacidade petroquímica”, diz o UBS BB em relatório.
Quando o UBS BB passou a recomendar a compra da Braskem, destacou a normalização do spread em um ritmo mais rápido do que o esperado como principal risco — o que de fato ocorreu.
Na ocasião, o banco suíço calculava que os spreads diminuiriam em 2023, quando esperava novas instalações para produzir e aumentar a oferta geral. No entanto, um ambiente desafiador no segundo semestre deste ano antecipou o movimento, levando a uma queda acentuada do spread nos últimos meses.
“Esperamos que esse cenário continue, com abrandamento da demanda e entrada em operação de novas capacidades”, disse o UBS BB em relatório.
CORRIDA PELO FUTURO
TESOURO?
RECARREGÁVEL?
ALERTA VERMELHO
QUASE NINGUÉM QUIS?
ACABOU O SEGREDO
VEJA DETALHES
FIM DO MISTÉRIO?
PLANO DE EMERGÊNCIA
GIGANTE DA TECNOLOGIA
EXPANSÃO NO NORTE
ADIADO
REMÉDIO AMARGO?
DEPOIS DA TURBULÊNCIA
SOB NOVA DIREÇÃO?
APOSTA LIMITADA
NOVA APOSTA
TESTE DE FOGO
NOVA FERRARI
AÇÃO BARATA?