🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

RECARREGÁVEL?

Toyota patenteia scooter a hidrogênio com cartuchos removíveis e mira abastecimento “tipo power bank”

Montadora japonesa aposta em cartuchos removíveis para tornar veículos movidos a hidrogênio mais práticos e reduzir a dependência de postos especializados

Cartucho de hidrogênio removível da Toyota, ideia pensada para sanar os problemas de infraestrutura do combusível "limpo" - Imagem: Imagens | Toyota / Xataka

A Toyota quer tornar o abastecimento de veículos a hidrogênio tão simples quanto trocar uma bateria portátil. A montadora japonesa registrou uma patente de uma scooter que usa cartuchos removíveis de hidrogênio, substituídos em poucos minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta tenta atacar um dos principais entraves à adoção dessa tecnologia: a baixa oferta de infraestrutura de abastecimento. Hoje, para reabastecer, é preciso recorrer a postos especializados, capazes de armazenar e transferir o gás em alta pressão — uma estrutura ainda cara e pouco disponível na maior parte do mundo.

Com os novos cartuchos, o motociclista não precisaria procurar um posto específico para reabastecer. Bastaria substituir um reservatório vazio por outro cheio, em um sistema semelhante ao de um 'powerbank' ou de baterias removíveis.

Como funciona o hidrogênio?

Diferentemente dos veículos convencionais, os automóveis movidos a hidrogênio não queimam combustível para gerar energia.

O hidrogênio é armazenado em tanques pressurizados e enviado para uma célula de combustível, onde reage com o oxigênio presente no ar. O resultado dessa reação é a produção de eletricidade, que alimenta o motor elétrico do veículo, tendo apenas água como subproduto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia combina baixas emissões de poluentes com abastecimento rápido, uma das vantagens em relação aos veículos elétricos tradicionais.

Leia Também

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Raízen (RAIZ4) quer listar subsidiária na B3 em meio a plano bilionário de reorganização

ATENÇÃO, ACIONISTA!

Dividendos e JCP: Santander (SANB11) distribuirá R$ 1,5 bilhão aos acionistas; saiba quem mais paga

O desafio, porém, está justamente no abastecimento. A infraestrutura necessária para armazenar e distribuir hidrogênio é complexa, cara e ainda pouco difundida.

É aí que entra a nova aposta da Toyota.

O 'powerbank' de hidrogênio

Segundo a patente registrada pela empresa, o tanque de hidrogênio ficaria instalado na parte inferior e central da scooter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O reservatório poderia ser removido de duas formas: girando-o para um dos lados ou deslizando-o para fora por meio de um mecanismo semelhante a uma tesoura.

Na prática, o usuário não precisaria abastecer o veículo diretamente. Em vez disso, faria apenas a troca do cartucho vazio por outro carregado.

A proposta elimina a necessidade de equipamentos complexos para comprimir e injetar o hidrogênio no veículo, tornando o processo potencialmente mais simples e acessível.

Interesse antigo da Toyota

O interesse da Toyota pelo hidrogênio não é novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2022, a montadora já havia registrado outra patente envolvendo cartuchos portáteis de hidrogênio que poderiam ser utilizados não apenas em motocicletas e carros compactos, mas também em drones e sistemas residenciais de energia e aquecimento.

A nova patente reforça a estratégia da empresa de apostar no hidrogênio como uma alternativa complementar aos veículos elétricos movidos a bateria.

Um projeto que envolve toda a indústria

A Toyota não está sozinha nessa corrida.

No Japão, a empresa integra iniciativas voltadas ao desenvolvimento de um ecossistema de hidrogênio ao lado de fabricantes como Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki, reunidas no consórcio HySE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é criar padrões comuns para tanques e sistemas de abastecimento, facilitando a adoção da tecnologia e reduzindo a dependência da infraestrutura tradicional.

Por enquanto, a Toyota não anunciou datas de lançamento nem planos de produção para as scooters com cartuchos removíveis.

Ainda assim, a patente mostra que a montadora continua apostando em soluções alternativas para um dos maiores desafios da mobilidade limpa: tornar o abastecimento tão simples quanto carregar um celular.

CONTINUA DEPOIS DO CONTEÚDO PAN
CONTINUA DEPOIS DO CONTEÚDO PAN

*Sob supervisão de Renan Dantas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foto mostrando dois homens olhando para o logo da XP (XPBR31) numa parede 8 de outubro de 2026 - 16:07
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 8 de outubro de 2026 - 13:33
JBS (JBSS3) 7 de outubro de 2026 - 8:46
Bandeira do Brasil, situação fiscal 6 de outubro de 2026 - 19:43
Vale 6 de outubro de 2026 - 19:05
Estátua do touro da B3 em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, com expressão triste e lágrimas escorrendo dos olhos, acenando em gesto de despedida. 6 de outubro de 2026 - 9:50
Construtoras em alta na bolsa 5 de outubro de 2026 - 18:13
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 5 de outubro de 2026 - 6:03
Ilustração do desenho "A Vaca e o Frango", junto aos logotipos de JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3). 4 de outubro de 2026 - 13:13
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar