Uma das posições mais conhecidas dos fundos da gestora Alaska é numa ação que vem apanhando há algum tempo na bolsa brasileira: a Cogna Educação (COGN3), antiga Kroton, dona de instituições de ensino superior e básico.
Pois mesmo num ano que promete ser cruel com as empresas altamente expostas ao mercado interno, a gestora de Henrique Bredda e Luiz Alves Paes de Barros aumentou sua posição na companhia.
Ontem à noite, a Cogna informou ao mercado, como é de praxe nessas situações, o aumento da participação da Alaska para 285.779.108 ações ordinárias, totalizando uma fatia de 15,23%. Anteriormente, a Alaska detinha 10,05% de participação na Cogna, segundo o site da própria empresa.
A notícia impulsiona as ações da antiga Kroton na bolsa nesta terça-feira (18). Perto das 13h, COGN3 subia 4,61%, a R$ 2,27, maior alta do Ibovespa hoje. Acompanhe nossa cobertura completa de mercados.
Segundo correspondência enviada pela Alaska à Cogna, a gestora adquiriu mais ações da companhia no dia 14 de janeiro, por meio dos fundos de investimento sob sua gestão.
Além disso, a Alaska afirma que "o aumento da participação acionária dos Fundos tem por objetivo a mera realização de operações financeiras; não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia; e, por fim os Fundos não têm o objetivo de atingir qualquer participação acionária em particular."
As ações da Cogna acumulam uma queda de mais de 50% nos últimos 12 meses e foram fortemente castigadas pela pandemia de covid-19, dado que os efeitos econômicos da crise atingiram em cheio o público-alvo da companhia, tirando a educação superior da lista de prioridades dessas pessoas.
No entanto, os papéis vêm sofrendo desde 2017, pois a redução de recursos do Fies, o programa de financiamento ao ensino superior privado do governo federal, atingiu em cheio as empresas de educação.
Já o fundo Alaska Black Institucional - fundo de ações da Alaska aberto ao público em geral - conseguiu obter um retorno de 4,41% em 2021, contra uma queda de 11,93% do Ibovespa. Desde o início, o fundo tem um desempenho de 162,11%, contra uma alta de 51,80% do Ibovespa.
Por outro lado, o Alaska Black FIC FIA II - BDR Nível I, fundo de ações que também pode operar juros, câmbio e derivativos, vem apresentando um desempenho bem abaixo do Ibovespa, mas menos por suas posições no mercado de ações e mais por suas posições nos demais mercados.
Em 2021, teve recuo de 17,88%, e em 2020 sofreu um tombo de 45,04%. Desde o início, a alta é de apenas 37,87%, contra 69,58% do Ibovespa.