Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NÃO É BEM ASSIM...

Petrobras (PETR4) rebate Bolsonaro sobre possível queda no preço dos combustíveis

A estatal afirmou que não antecipa decisões de reajustes ainda não comunicadas ao mercado e reforçou que qualquer mudança nos preços segue sua política vigente

O presidente Jair Bolsonaro, em montagem ao lado do logotipo da Petrobras
O presidente Jair Bolsonaro, em montagem ao lado do logotipo da Petrobras - Imagem: Montagem Andrei Morais/Shutterstock

Após Jair Bolsonaro prometer que a Petrobras (PETR4) começará a diminuir o preço dos combustíveis nesta semana, a estatal rebateu que não antecipa decisões de reajustes ainda não anunciadas aos clientes e ao mercado, mas afirmou que as mudanças nos valores dos produtos "são realizadas no curso normal dos negócios".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente, que é um dos críticos mais ferrenhos da política de preços da petroleira, afirmou, em entrevista ao site Poder360 no último domingo (5), que a queda nos valores deve seguir por algumas semanas.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras também reiterou o compromisso de manter os preços "competitivos e em equilíbrio com o mercado". Essa preocupação está no cerne da política que é alvo dos comentários ácidos de Bolsonaro e cujo objetivo é equiparar os valores com o preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Agora, com o recuo da commodity - o petróleo do tipo Brent caiu US$ 10 nas últimas duas semanas e está cotado próximo aos US$ 73 hoje -, a queda nos preços dos combustíveis é antecipada pelo mercado.

Cabo de guerra

A briga entre a petroleira e o presidente a respeito de quanto deve custar a gasolina, o diesel e o gás liquefeito de petróleo - o famoso "gás de cozinha" - é antiga e já motivou até uma troca de comando na empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, mesmo com a chegada do general Joaquim Silva e Luna, nome indicado por Bolsonaro, à presidência da Petrobras, a estatal manteve a mesma política de preços.

Leia Também

SD ENTREVISTA

Como o Mercantil (BMEB4) chegou a 41% de ROE sem entrar na briga dos bancões — e o alerta do CFO para 2027

DESEMPENHO HISTÓRICO

“Meta é para os fracos. A Petrobras supera metas”. A provocação da CEO vai garantir dividendos extraordinários para você?

No mês passado, em meio a críticas em relação aos aumentos mais recentes, o chefe do Executivo afirmou que o governo buscava rever a política de preços da Petrobras. Mas Silva e Luna rebateu que alta nos preços não é culpa da companhia.

"A alta de preços dos combustíveis não corresponde à Petrobras e está sendo colocada na conta dela", disse o presidente da estatal em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal para explicar a alta nos valores.

Privatização

Além da mudança na política de preços, o presidente também mira em uma alteração de cenário mais drástica: privatizar a estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro já expressou publicamente o desejo em diversas ocasiões, e chegou a dizer que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um estudo sobre a possível privatização da Petrobras por meio da venda das ações da União.

A fala motivou um pedido de explicações por parte da estatal e a abertura de uma investigação na CVM, mas não há atualizações em nenhum dos dois casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Foto do aplicativo do ChatGPT na tela do celular 5 de agosto de 2026 - 15:16

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

5 de agosto de 2026 - 15:16
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 5 de agosto de 2026 - 15:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 5 de agosto de 2026 - 12:02
executivos trabalhando empresa reunião 5 de agosto de 2026 - 11:00
Navio-plataforma de petróleo em construção em um estaleiro, com guindastes realizando a instalação de módulos sobre a embarcação ao pôr do sol 5 de agosto de 2026 - 10:40

O QUE MUDA PARA O INVESTIDOR

Vender ou ficar com BRAV3? Leilão da OPA da Brava Energia acontece hoje (5)

5 de agosto de 2026 - 10:40
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 5 de agosto de 2026 - 7:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar