Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-09T07:55:24-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Quem avisa amigo é

Uma bolha está se formando nos mercados financeiros? Veja o que acha a CIO do Morgan Stanley

Combinação entre política acomodatícia, aumento da inflação e taxas reais negativas serve de combustível para formação de bolhas, adverte ela

9 de novembro de 2021
7:01 - atualizado às 7:55
Uma grande bolha no mercado financeiro
Uma grande bolha no mercado financeiro - Imagem: Shutterstock

Nenhum investidor se incomoda quando consegue aproveitar uma bolha, mas lamenta profundamente quando não consegue sair antes de ela explodir.

A grande dificuldade é justamente perceber quando uma bolha financeira está em formação.

Pois se alguma coisa der errado em breve, a CIO do Morgan Stanley Wealth Management, Lisa Shalett, vai poder dizer: “eu avisei”.

Combustível para a formação de uma bolha

No decorrer dos últimos meses, a política monetária acomodatícia do Federal Reserve e o aumento no ritmo da inflação deixaram os investidores diante de taxas de juros reais negativas.

E essa combinação funciona como combustível para bolhas de ativos, adverte a diretora de investimentos da divisão de gestão de fortunas do Morgan Stanley.

“As taxas reais negativas mais baixas de todos os tempos podem criar excessos e retornos futuros ruins”, escreveu Lisa Shalett, CIO do Morgan Stanley Wealth Management, em um relatório sobre a situação.

“Tememos que a política do Fed esteja divorciada dos fundamentos”, prossegue ela.

Lacuna entre Fed Funds e inflação é a maior de todos os tempos

Na semana passada, o presidente do Fed, Jerome Powell, manteve "uma política de paciência" quanto ao momento de aumentar sua taxa de juros de referência, escreveu ela.

Enquanto isso, o diferencial entre a taxa dos Fed Funds e o índice de preços ao consumidor é o maior de todos os tempos, segundo a nota do Morgan Stanley Wealth Management.

Shalett enfatiza que “a lacuna é a mais ampla na história de 60 anos do indicador de inflação”.

“Os riscos de uma bolha de mercado estão crescendo”, prossegue Shalett. Ela recomendou aos investidores que fiquem atentos aos sinais de uma situação que “se aproxima de condições extremas de sobrecompra” diante da sucessiva renovação de recordes dos principais índices de ações de Wall Street.

“As ações continuam a ser alimentadas pelo excesso de liquidez e pela retórica dovish do Fed sobre os aumentos das taxas”, escreveu Shalett. É “uma dinâmica que recompensa a devoção ao investimento passivo no índice S&P 500” e seus componentes maiores e altamente valorizados, “que dependem de um regime de baixa taxa”.

“As taxas reais negativas reforçam os ativos de longa duração e orientados para o crescimento, mas contribuem para bolhas de ativos e má alocação de capital”, afirmou ela.

*Com informações do MarketWatch.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies