🔴 E-BOOK GRATUITO: AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM 2025 BAIXE AGORA

Como Edmundo e Romário explicam o que está acontecendo com as ações de games

Fluxo e fundamento são como Romário e Edmundo nos tempos de Vasco. Quando estavam unidos, eram simplesmente imbatíveis. O problema é que eles passavam 95% do tempo se odiando

23 de maio de 2021
7:09 - atualizado às 17:03

Olá, seja muito bem vindo ao nosso papo de domingo que às vezes é sobre tecnologia, às vezes sobre investimentos, mas raramente sobre algo interessante. 

Primeiro, quero agradecer a todos os feedbacks que recebi sobre a coluna da semana passada: As ações de tecnologia estão caras ou baratas? Saiba como os analistas fazem as contas.

Vários dos leitores desta coluna interromperam seus domingos para me escrever em resposta ao texto. 

Muito obrigado!

Sempre digo que escrever a coluna é a parte fácil. O difícil é pensar sobre o que escrever. 

Ainda mais quando existe um compromisso como este, de trazer um conteúdo novo todos os domingos. 

Leia Também

Por isso, há algum tempo estou na busca por um companheiro para dividir essa responsabilidade. 

Alguém, obviamente, mais qualificado do que eu.

Não posso dizer exatamente que o encontrei, afinal já nos conhecemos há muito tempo. Mas faltava formalizar o convite. 

A partir da próxima semana, vou dividir o espaço da coluna Estrada do Futuro com o Vinicius Bazan. 

O Bazan foi analista de criptomoedas da Empiricus, atualmente é responsável pelo nosso super app, é meu companheiro no podcast Tela Azul e, acima de tudo, um amigo.

Ele escreverá sobre tecnologia com a mesma intensidade que eu escrevo sobre investimentos. Uma parceria que, esperamos, seja ao melhor estilo Bebeto e Romário na Copa de 1994. 

Feita a apresentação, vamos ao texto de hoje!

De 0 a 10, quão convicto você está?

O Rodrigo Knudsen, conhecido nas alamedas da Faria Lima como "Kiki", é um dos caras mais interessantes com quem já me deparei no mercado financeiro. 

Trader e Gamer, cada hora numa ordem diferente, ele é o gestor responsável pela seleção de ativos do fundo Vitreo Tech Games.

Tivemos o prazer de fazer uma longa e divertida conversa com ele no Tela Azul, justamente sobre esse tópico. 

Por sacanagem do destino, nossa conversa, no começo de março, marcou um ponto da virada para as ações relacionadas a vídeo games, que desde então, não fazem se não cair. 

Foi então que comecei a receber dúvidas por e-mail, com a seguinte pegada: 

"Poxa, mercado de games é um negócio de transcende a pandemia, os canais de monetização não param de aumentar, as plataformas são cada vez mais acessíveis e a penetração não para de crescer! POR QUE DIABOS ESTÁ CAINDO?"

Gosto da maneira como as dúvidas são construídas, elas claramente capturam a essência do que é estrutural nesse mercado. 

Elas deixam passar "apenas" um dos ditados populares mais importantes do mercado financeiro: de que, contra fluxo, não há argumentos.

Convicção

O fato de uma tese ser estruturalmente fantástica, como a do mercado de games, não significa que ela esteja imune a maldizeres de curto prazo. 

Não significa que se dará uma reta ascendente e contínua em direção aos retornos exponenciais. 

O mercado é demasiado complexo para sintetizarmos seus movimentos em duas ou três heurísticas e ainda mais neste caso, intrínsecas a um de seus muitos becos. 

É importante que você compreenda esse mecanismo. 

Fluxo e fundamento são como Romário e Edmundo nos tempos de Vasco. Quando estavam unidos, eram simplesmente imbatíveis. 

O problema é que eles passavam 95% do tempo se odiando. 

Da mesma maneira, o mercado sempre possui uma história antagonizando com os fundamentos intrínsecos de cada companhia. 

A depender de quanto tempo você investe em ações, já foi "especialista por um dia" na macroeconomia turca, em conflitos no Oriente Médio, em Trade War, em ataques cibernéticos e claro, epidemiologista. 

É muito provável que 95% desses grandes temas que movimentam e retém a atenção dos mercados não possuem qualquer influência sobre o dia-a-dia das empresas em que você investe. 

Mesmo assim, as ações delas responderão a isso. 

Simplesmente nenhum ativo está imune ao que chamamos de vetor sistêmico dos mercados. 

Essa é uma das primeiras aulas de finanças:

Finanças 101

O modelo mais simples que aprendemos nas aulas de finanças é o CAPM - capital asset pricing model. 

O CAPM, que não serve para nada, sintetiza uma equação simples: 

Ri = Rf + Beta*(Rm - Rf)

Em que, "Ri" é o retorno de um ativo qualquer. Digamos que o retorno esperado da ação Electronic Arts, uma das maiores empresas de games listadas no mundo. 

"Rf" é o retorno livre de risco, geralmente entendido como os Treasuries americanos, ou a Selic no nosso caso. 

"Rm" é o retorno do mercado, muitas vezes assumido como o retorno histórico do S&P 500 em longas janelas, ou do Ibovespa no caso tupiniquim. 

Por último, o "Beta", de maneira intuitiva, é um componente de sensibilidade, uma espécie de mistura entre a amplitude e direção do movimento de uma ação em relação ao restante do mercado. 

Pela nossa equaçãozinha, o retorno esperado da Electronic Arts será tão maior, quanto maior for a diferença entre o retorno médio do mercado (Rm) e o retorno médio dos ativos livres de risco (Rf). 

Esqueça a matemática e outras pirações, e se concentre numa conclusão básica e objetiva: o retorno de um ativo qualquer depende indiretamente do retorno do mercado. 

Claro, nada impede que uma única ação se destaque num ano péssimo para o mercado de ações. 

Mas via de regra, ela teria se destacado ainda mais caso todo o mercado de ações tive ido bem. 

Por isso, há dias, semanas e meses em que você vai abrir uma cerveja na sexta-feira e pensar:

"O que minhas empresas de games têm a ver com a alta dos juros nos EUA?"

Se elas não estiverem rodando em altos patamares de endividamento (o que não é muito comum no setor), provavelmente não terão nada a ver mesmo. 

Isso não quer dizer que suas ações se comportarão com indiferença, que passarão incólumes a todo um rotation global de portfólios provocado pelo reequacionamento (acho que acabo de inventar essa palavra) dos retornos esperados de diversas classes de ativos, em nível global. 

Em resumo: Edmundo e Romário.

Contato

Se você gostou dessa coluna, pode entrar em contato comigo através do e-mail telaazul@empiricus.com.br, com ideias, críticas e sugestões. 

Também pode conhecer o fundo de investimentos que implementa as ideias que eu, o Rodolfo Amstalden e Maria Clara Sandrini nos dedicamos semanalmente a produzir. 

E claro, siga acompanhando meu trabalho através do Podcast Tela Azul, em que, todas as segundas-feiras, eu e meus amigos André Franco e Vinicius Bazan falamos sobre tecnologia e investimentos.

Aproveite para se inscrever no nosso Telegram; todos os dias, postamos comentários sobre o impacto da tecnologia no mercado financeiro (e no seu bolso).

Um abraço!

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Negócios de mais de R$ 1 bilhão sugerem que essas ações de grande potencial não vão ficar esquecidas por muito tempo

24 de janeiro de 2025 - 6:24

Você não precisa ser milionário para fazer um bom negócio no setor de ISP. Com muito menos, você entra no home broker e compra algumas ações com potencial de valorização bem atrativo

DERRUBANDO PINOS

O strike de Trump na bolsa: dólar perde força, Ibovespa vai à mínima e Petrobras (PETR4) recua. O que ele disse para mexer com os mercados?

23 de janeiro de 2025 - 14:27

O republicano participou do primeiro evento internacional depois da posse ao discursar, de maneira remota, no Fórum Econômico Mundial de Davos. Petróleo e China estiveram entre os temas.

FICOU PARA TRÁS

Não deu para o Speedcat: Ações da Puma despencam mais de 20% após resultados de 2024 e empresa fará cortes

23 de janeiro de 2025 - 13:46

No dia anterior, a Adidas anunciou que superou as projeções de lucro e receita em 2024, levando a bolsa alemã a renovar máxima intradia

MAIS ESTÍMULOS

A bolsa da China vai bombar? As novas medidas do governo para dar fôlego ao mercado local agrada investidores — mas até quando?

23 de janeiro de 2025 - 12:05

Esta não é a primeira medida do governo chinês para fazer o mercado de ações local ganhar tração: em outubro do ano passado, o banco central do país lançou um esquema de swap para facilitar o acesso de seguradoras e corretoras à compra de ações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Todo vazio será ocupado: Ibovespa busca recuperação em meio a queda do dólar com Trump preenchendo o vácuo de agenda em Davos

23 de janeiro de 2025 - 8:15

Presidente dos Estados Unidos vai participar do Fórum Econômico Mundial via teleconferência nesta quinta-feira

NA COLA DA APPLE

Na ‘batalha’ contra o iPhone, Samsung lança novos modelos Galaxy e aposta em funcionalidade ‘futurista’ para se tornar a favorita dos usuários

22 de janeiro de 2025 - 16:52

Atualização mais recente da linha S acirra a guerra com a Apple

MERCADOS HOJE

Dólar abaixo de R$ 6: moeda americana renova série de mínimas graças a Trump — mas outro motivo também ajuda na queda

22 de janeiro de 2025 - 13:08

Enquanto isso, o Ibovespa vira e passa a operar em baixa, mas consegue se manter acima dos 123 mil pontos

RECORDE ATRÁS DE RECORDE

Na conta do Round 6, de Mike Tyson e da NFL: balanço da Netflix supera expectativas do mercado e ação dispara em NY

22 de janeiro de 2025 - 11:38

Número expressivo de novos assinantes ajudou a empresa a registrar lucro operacional recorde e receita 16% maior na comparação anual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o sonho acaba: Ibovespa fica a reboque de Wall Street em dia de agenda fraca

22 de janeiro de 2025 - 8:22

Investidores monitoram Fórum Econômico Mundial, decisões de Donald Trump e temporada de balanços nos EUA e na Europa

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Efeito Trump na bolsa e no dólar: Nova York sobe de carona na posse; Ibovespa acompanha, fica acima de 123 mil pontos e câmbio perde força

21 de janeiro de 2025 - 12:34

Depois de passar boa parte da manhã em alta, a moeda norte-americana reverteu o sinal e passou a cair ante o real

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Metralhadora giratória: Ibovespa reage às primeiras medidas de Trump com volta do pregão em Nova York

21 de janeiro de 2025 - 8:18

Investidores ainda tentam mensurar os efeitos do retorno de Trump à Casa Branca agora que a retórica começa a se converter em ações práticas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Donald Trump está de volta com promessa de novidades para a economia e para o mercado — e isso abre oportunidades temáticas de investimentos

21 de janeiro de 2025 - 6:48

Trump assina dezenas de ordens executivas em esforço para ‘frear o declínio americano e inaugurar a Era de Ouro da América’.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Donald Trump 2T1E: Ibovespa começa semana repercutindo troca de governo nos EUA; BC intervém no dólar pela primeira vez em 2025

20 de janeiro de 2025 - 7:48

Enquanto mercados reagem à posse de Trump, Banco Central vende US$ 2 bilhões em dois leilões de linha programados para hoje

SOB PRESSÃO

Banco Central fará primeira intervenção no dólar em 2025 no dia da posse de Donald Trump nos EUA

19 de janeiro de 2025 - 15:37

Banco Central venderá US$ 2 bilhões nesta segunda-feira (20) em dois leilões de linha; entenda como e quando ocorrem as operações

SEXTOU COM O RUY

As ações queridinhas dos gestores estão na promoção e eles não podem fazer nada. Azar o deles!

17 de janeiro de 2025 - 8:41

Enquanto os gestores estão chupando o dedo, assistindo boas oportunidades passar sem poder fazer nada, você pode começar a montar uma carteira de ações de empresas sólidas por valuations que raramente são vistos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre a paciência e a ansiedade: Ibovespa se prepara para posse de Trump enquanto investidores reagem a PIB da China

17 de janeiro de 2025 - 8:15

Bolsas internacionais amanhecem em leve alta depois de resultado melhor que o esperado da economia chinesa no quarto trimestre de 2024

SALVARAM A BOLSA

Empresas recompram R$ 26 bilhões das próprias ações na B3 em 2024. E vem mais por aí — saiba para onde o investidor deve olhar neste ano

16 de janeiro de 2025 - 13:05

Na ponta vendedora aparecem os investidores estrangeiros e institucionais, com montantes de R$ 32 bilhões e R$ 39 bilhões, respectivamente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Nova Zelândia é aqui: Ibovespa tenta manter recuperação em dia de IBC-Br e varejo nos EUA depois de subir quase 3%

16 de janeiro de 2025 - 8:02

Enquanto a temporada de balanços começa em Wall Street, os investidores buscam sinais de desaquecimento econômico no Brasil e nos EUA

BOLSA BRASILEIRA

Onde investir 2025: essas são as 9 ações favoritas para lucrar na bolsa em 2025 — e outros 5 nomes para garantir dividendos pingando na conta

16 de janeiro de 2025 - 6:01

Para quem estiver disposto a desafiar o pessimismo macroeconômico, há quem veja 2025 como uma janela interessante para aproveitar ativos atraentes; veja as indicações

O QUE MEXE COM OS MERCADOS HOJE

Agora vai? Ibovespa engata alta de mais de 2%  junto com Nova York e chega aos 122 mil pontos; dólar fecha em baixa de R$ 6,0252

15 de janeiro de 2025 - 13:04

Dados de inflação e da indústria nos EUA mexem com as bolsas aqui e lá fora, mas tem banco grande dizendo que a euforia pode ser exagerada; entenda os motivos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar