🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Após alta de juros

É hora de trocar os títulos públicos de prazos mais curtos pelos mais longos?

Com aumento do risco fiscal e alta dos juros em agosto, muitos investidores viram os seus títulos públicos se desvalorizarem; dado que a Selic não deve cair muito mais, é hora de vender os mais curtos? E vale a pena aproveitar as taxas mais altas para comprar papéis mais longos?

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
2 de setembro de 2020
5:30 - atualizado às 19:13
Ilustração sobre investimento de longo prazo
Imagem: POMB/Seu Dinheiro

Após dispararem em março e passarem por altos e baixos em abril e maio, os juros futuros tiveram um período de alívio nos meses seguintes.

Assim, os títulos públicos prefixados e atrelados à inflação, cujos preços haviam despencado no auge da crise do coronavírus nos mercados, puderam se recuperar e até zerar as perdas do ano, no caso de alguns vencimentos.

Porém, em agosto, os juros voltaram a disparar, sobretudo os de prazos mais longos. Os juros mais curtos, mais afetados pela política monetária e as expectativas mais imediatas para Selic e inflação, naturalmente continuam reduzidos, apesar de também terem subido um pouco. É que, com a forte crise econômica, os preços seguem controlados e a taxa básica não deve ser elevada tão cedo.

Já os juros longos, mais relacionados ao risco-país, foram fortemente afetados pelo aumento da percepção de risco fiscal, conforme eu mostrei em matéria publicada na última segunda-feira (31).

As ameaças ao teto de gastos e as tensões em Brasília em torno de questões como o Orçamento de 2021, o programa Renda Brasil e até a uma possível demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, contribuíram para que o mercado passasse a exigir taxas mais altas para financiar um governo potencialmente mais gastador.

Como resultado, essa alta dos juros futuros tornou a desvalorizar os títulos pré e indexados ao IPCA, que agora voltaram a pagar taxas mais altas. Bom para quem ainda não tinha esses papéis na carteira e desejava comprá-los, mas ruim para quem já detinha esses títulos, comprados a taxas mais baixas.

Como os investidores mais experientes do Tesouro Direto já devem saber, esses títulos se desvalorizam quando a expectativa é de alta nos juros, e se valorizam quando a perspectiva é de queda (nesta matéria eu explico com mais detalhe como se dá a precificação dos títulos públicos).

Na matéria com o balanço dos investimentos de agosto, publicada na segunda (31), é possível notar que todos os títulos prefixados e indexados à inflação tiveram perdas em agosto, variando de -0,9% a -9,45%, dependendo do prazo e de se pagam juros semestrais ou não.

Isto posto, o investidor pode estar se fazendo duas perguntas:

1) Vale a pena comprar títulos longos agora, ou é melhor esperar, pois os juros podem subir mais?

2) Quem tem títulos mais curtos na carteira deve vendê-los para realizar os ganhos, ou talvez até trocá-los por títulos longos, dado que os mais curtos agora têm menos potencial de valorização?

Antes de responder, devo lembrar que essas orientações são válidas para quem investe em títulos públicos com o intuito de ganhar com sua valorização, vendendo-os antes do vencimento a preço de mercado.

Para quem tem a intenção de levar o título ao vencimento, essas oscilações nos preços não fazem diferença, pois o investidor receberá, no fim do prazo, a rentabilidade contratada na compra de qualquer maneira.

Sim, é uma boa hora para comprar títulos longos

Apesar da escalada recente dos juros longos, os especialistas que eu ouvi para essa reportagem não acreditam que as taxas devam subir muito mais, se é que vão continuar subindo.

Ao menos por ora, ainda estão confiantes que o governo vai encontrar uma solução razoável para a questão fiscal que vêm pressionando as taxas. Assim, o momento seria bom para se posicionar em títulos longos.

“Os preços dos títulos devem se recuperar no restante do semestre. Achamos que o Congresso e o Executivo vão se entender e que o teto vai ser cumprido. Mesmo que não haja grandes reformas, alguma coisa deve avançar”, diz Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Ele acredita que sim, para quem ainda não tem títulos longos, é uma boa hora de comprar. Essa também é a opinião de Camilo Cavalcanti, superintendente de investimentos da Infinity Asset.

“Faz sentido ter títulos longos na carteira hoje, especialmente os indexados à inflação. Há taxas bastante atrativas. As coisas precisariam piorar demais para essas taxas terem novas altas”, diz Cavalcanti.

Ele acrescenta que o governo nem precisaria chegar a uma solução excelente para a questão fiscal, uma solução média já estaria bom para os juros darem uma aliviada e o investidor ter ganhos nesses papéis.

Segundo Marcos De Callis, estrategista da Hieron Patrimônio Familiar e Investimento, em agosto os juros longos estavam precificando em torno de 50% de probabilidade de o governo furar o teto de gastos, que ele considera alta demais.

“Não é que não haja motivos para essa projeção, mas esse cenário seria tão ruim, que não conseguimos imaginar o governo realmente alimentando essa ideia”, diz.

E quem tem títulos curtos na carteira, o que fazer?

O estrategista da gestora de fortunas diz que as carteiras de títulos públicos dos clientes estão com vencimentos bem curtos, mas que a casa aproveita esses momentos de estresse para ir alongando os prazos aos poucos.

De fato, os títulos mais curtos (até 2023) não tem mais tanto espaço de valorização, dado que a Selic não deve cair muito mais, se é que vai chegar a ser cortada mais uma vez.

Já os de prazos médios - com vencimentos em 2024, 2025 e 2026, por exemplo - têm ainda algum espaço de valorização, mas o risco-retorno não é tão interessante quanto o dos títulos mais longos, avalia Camilo Cavalcanti, da Infinity Asset.

Ele acha que faz sentido trocar os títulos mais curtos pelos mais longos, que no momento estão mais vantajosos, sobretudo os indexados à inflação. “Apesar de acreditarmos que o governo vai achar uma solução fiscal razoável para a questão fiscal, se alguma coisa der errado, o indexado conta com a proteção da inflação”, explica.

Seus títulos preferidos são o Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal) - mais volátil - e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 (NTN-B), que tem uma volatilidade menor que o 2045 por pagar juros semestrais.

O 2045 está pagando, atualmente 3,71% ao ano mais IPCA, enquanto o 2055 paga 3,98% ao ano mais IPCA.

Gustavo Cruz, da RB Investimentos, acredita que os investidores que têm títulos mais curtos devem ir com calma, talvez esperar para os juros baixarem um pouco mais e venderem os papéis num preço maior.

“Se a pessoa não estiver precisando do dinheiro, acho melhor ter paciência e esperar um pouco para vender, porque eu acho que esse estresse de agosto vai ser devolvido. Eu não acho que esses títulos vão continuar tendo perdas” diz.

Se a ideia for realmente alongar os prazos da carteira de títulos indexados à inflação para aproveitar as taxas atuais e lucrar com a sua queda, dado que elas podem realmente não continuar subindo como em agosto, talvez uma boa solução seja fazer essa migração aos poucos, para recuperar as perdas recentes com os títulos mais curtos, ao mesmo tempo em que se contratam taxas ainda altas nos títulos mais longos.

Compartilhe

DEU RUIM!

Powell derruba as bolsas mundo afora ao dar um alerta que o mercado não queria ouvir — veja o recado do presidente do Fed em Jackson Hole

26 de agosto de 2022 - 12:26

O tão aguardado discurso do chefão do maior banco central do mundo aconteceu depois da divulgação de dados que mostraram que a inflação perdeu força nos EUA e, ainda assim, os investidores não gostaram do que ouviram; entenda por quê

Ajuste na carteira

De olho no fim da alta dos juros, Itaú BBA recomenda menos prefixados curtos e mais Tesouro IPCA+ 2035 no Tesouro Direto

11 de agosto de 2022 - 13:25

Após rali recente dos prefixados, banco sugere venda para realizar ganhos e compra de papéis mais longos

Eles estão indo bem!

Tesouro Direto: títulos preferidos de analistas e gestores têm alta no ano e vivem rali – e ainda há espaço para mais

8 de agosto de 2022 - 6:30

Para além do Tesouro Selic, prefixados e Tesouro IPCA+ de prazos curtos estão se saindo bem de forma talvez até meio surpreendente – mas tem explicação!

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

JUROS (AINDA) MAIS ALTOS

Copom eleva a Selic em mais meio ponto, a 13,75%, e avisa os passageiros: o avião dos juros está quase em altitude de cruzeiro

3 de agosto de 2022 - 18:35

Conforme projetado pelo mercado, a Selic chegou a 13,75% ao ano; veja os detalhes da decisão de juros do Copom

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O ciclo de alta da Selic está perto do fim – e existe um título com o qual é difícil perder dinheiro mesmo se o juro começar a cair

2 de agosto de 2022 - 5:58

Quando o juro cair, o investidor ganha porque a curva arrefeceu; se não, a inflação vai ser alta o bastante para mais do que compensar novas altas

Também tem risco!

Melhor momento para investir em renda fixa ainda está por vir – mas convém evitar emissores desses setores

28 de julho de 2022 - 21:02

Ulisses Nehmi, da Sparta, e Marcelo Urbano, da Augme, gestoras especializadas em crédito privado, falam das perspectivas para a renda fixa e os setores mais promissores ou arriscados

Insights Assimétricos

O Fed entre os juros e a inflação: por que estamos na semana mais importante de julho?

26 de julho de 2022 - 7:11

O Federal Reserve (Fed) se vê entre a cruz e a espada: subir juros de um jeito agressivo e afetar a economia, ou deixar a inflação alta?

APERTO MONETÁRIO

Surpresa #sqn: Por que o Banco Central Europeu não pega o mercado desprevenido nem mesmo quando surpreende

21 de julho de 2022 - 11:34

BCE elevou a taxa de juro mais do que vinha antecipando; em compensação, lançou um programa de compra de títulos para evitar a chamada ‘fragmentação’

TREASURIES NA BERLINDA

Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos

20 de julho de 2022 - 14:30

Volume de Treasuries em poder da China e do Japão estão nos níveis mais baixos em anos com alta da inflação e aumento dos juros nos EUA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies