🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-14T16:12:58-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Juros dispararam

Tesouro Direto retoma negociações após passar parte da tarde suspenso nesta terça (14)

Paralisação é de praxe quando volatilidade no mercado de juros é muito alta; prefixados atingem remuneração de 13% ao ano em qualquer prazo

14 de junho de 2022
16:11 - atualizado às 16:12
Investidor em dúvida sobre a hora certa de comprar e vender NTN-B e prefixados no Tesouro Direto
Temores em relação à decisão de juros do Fed, amanhã, fizeram os juros futuros dispararem. - Imagem: POMB/Seu Dinheiro

O Tesouro Direto teve suas negociações parcialmente suspensas na tarde desta terça (14), devido à alta volatilidade no mercado de juros. Durante algumas horas, só foi possível negociar Tesouro Selic (LFT), título público atrelado à taxa básica de juros, a Selic. Há pouco, porém, as negociações de todos os títulos foram retomadas.

A paralisação da negociação dos títulos públicos prefixados (Tesouro Prefixado) ou atrelados à inflação (Tesouro IPCA+, também chamados de NTN-B) é de praxe quando a volatilidade do mercado de juros está muito elevada, uma vez que os preços e taxas do Tesouro Direto são atualizados apenas três vezes por dia.

Assim, se há uma forte oscilação no mercado de juros, a defasagem entre as taxas praticadas e aquelas indicadas no Tesouro Direto pode ficar muito grande. Segundo o Tesouro Nacional, a suspensão das negociações dos títulos mais voláteis, nesses casos, é para proteger o investidor.

Os juros futuros subiram forte nesta terça, com a expectativa para a Super Quarta amanhã, dia em que ocorre decisão de política monetária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Com isso, agora todos os títulos prefixados estão pagando mais de 13% ao ano, em qualquer vencimento. Já as taxas prefixadas dos títulos atrelados ao IPCA beiram os 6% ao ano, em alguns prazos.

Temor em relação ao Fed

As taxas se ajustam à possibilidade de que o aumento de juros, pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, seja superior ao 0,5 ponto percentual inicialmente esperado pelo mercado. Com o último dado de inflação vindo acima das estimativas, o mercado agora aumentou as apostas num aumento de 0,75 ponto.

Aqui no Brasil, no entanto, as expectativas permanecem de um aumento de 0,5 ponto na Selic, elevando-a para 13,25% ao ano. A dúvida é se esta poderá ser a última ou se ainda haveria mais uma alta na taxa básica neste ano, e se a próxima alta seria de 0,25 ou 0,50 ponto.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies