Menu
2019-11-14T17:13:32-03:00
Estadão Conteúdo
Tesourada mexicana

Banco Central do México corta taxa de juros em 25 pontos-base, para 7,5%

Decisão foi tomada por maioria, mas dois dirigentes votaram por um corte maior, a 7,25% ao ano

14 de novembro de 2019
17:13
Moeda do México
Imagem: Shutterstock

O Banco Central do México (Banxico) reduziu a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 7,50% ao ano. Em seu comunicado, a instituição citou a desaceleração da economia mundial e níveis baixos de inflação como justificativa para o corte. A decisão de cortar os juros para 7,50% ao ano foi tomada por maioria, mas dois dirigentes votaram por um corte maior, a 7,25% ao ano, informou o comunicado.

A autoridade monetária mexicana destacou que os mercados financeiros globais ficaram menos voláteis desde a última reunião de política monetária, em setembro, devido a uma menor tensão comercial entre Estados Unidos China. "Mesmo assim, persistem riscos para a economia global associados às tensões comerciais e a fatores geopolíticos, assim como a incertezas em diversos países", afirmou o Banxico.

A respeito da inflação, o BC mexicano ressaltou que "o comportamento recente dos fatores que incidem na trajetória esperada sugere que a inflação geral poderia ficar ligeiramente abaixo da trajetória apresentada no informe trimestral anterior".

A instituição ponderou, no entanto, que se surgirem fatores de risco para a inflação e suas expectativas, "a política monetária se ajustará de maneira oportuna e firme".

O BC mexicano citou, ainda, incertezas relacionadas à relação bilateral entre México e EUA e ressaltou a necessidade de que, junto com uma política monetária "prudente e firme", adotem-se medidas que consolidem uma trajetória sustentável das contas públicas e produzam um ambiente de confiança para o investimento. A autoridade monetária também destacou a importância de se fortalecer o Estado de direito e combater a corrupção e a insegurança.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

polêmica

Governo barra novo cadastro para auxílio

A estratégia do governo já desperta críticas de organizações da sociedade civil, que consideram urgente a abertura de um novo prazo para pedidos de auxílio

Tombo grande

Elon Musk perde US$ 27 bilhões em uma semana após tombo da Tesla

Mesmo com o tompo gigantesco, Musk segue como segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, o fundador da Amazon

Expansão

3R Petroleum fecha parceria com DBO para aquisições de campos offshore

Com a parceria, a DBO se tornará acionista minoritária da OP, que seguirá sob controle da 3R

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies