🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DESTAQUES DA SEMANA

Braskem (BRKM5), Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR3) lideram as maiores altas do Ibovespa na semana

Escalada da guerra no Oriente Médio e disparada do petróleo marcaram a semana na bolsa brasileira; veja as ações com maiores altas e quedas

Braskem
Imagem: Divulgação/LinkedIn

O mês de março começou amargo para a bolsa brasileira. O Ibovespa (IBOV) acumulou queda de 5% nos últimos cinco pregões e encerrou a sexta-feira (6) aos 179,4 mil pontos, pressionado principalmente pela escalada das tensões no Oriente Médio. O cenário externo ofuscou tanto a temporada de balanços quanto indicadores econômicos domésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No câmbio, o dólar à vista fechou a semana cotado a R$ 5,2438, com alta de 2,14% frente ao real.

O principal fator por trás da turbulência foi o agravamento do conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, que levou ao fechamento do Estreito de Ormuz, uma das rotas mais importantes do mundo para o transporte de petróleo.

Com a interrupção do tráfego na região, os preços da commodity dispararam: o Brent, referência internacional do petróleo, acumulou alta de cerca de 27% na semana.

VEJA TAMBÉM: Relatório com recomendações do BTG Pactual para este mês inclui ação com potencial para subir até 36%, segundo analistas; confira aqui (de graça). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tensão geopolítica também mudou as expectativas do mercado para a política monetária no Brasil. Investidores passaram a apostar em um corte menor da Selic, de 0,25 ponto percentual, na próxima reunião do Copom. Até então, a expectativa predominante era de uma redução de 0,50 ponto percentual.

Leia Também

MAIS INTERNACIONAL

B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição

IÇANDO AS VELAS

Por que o Bank of America voltou a recomendar a compra de ações brasileiras na contramão de JP Morgan e Morgan Stanley

Veja as ações que mais subiram na semana

Mesmo em um cenário negativo para o índice, algumas empresas conseguiram se destacar. A maior alta do Ibovespa ficou com a Braskem (BRKM5), que avançou 30,34% na semana.

O movimento veio após a aprovação, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da transferência do controle da petroquímica da Novonor (ex-Odebrecht) para a gestora IG4 Capital.

Outro destaque foi o setor de petróleo, impulsionado pela forte valorização da commodity no mercado internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) também foram destaque, subindo cerca de 7% na semana. Além dela, outras empresas ligadas ao setor de energia apareceram entre as maiores altas do índice.

Ao todo, apenas oito ações do Ibovespa terminaram a semana no positivo, entre os 85 papéis que compõem a carteira teórica do índice. Confira:

EmpresaTickerVariação
BraskemBRKM5+30,34%
PrioPRIO3+8,99%
PetrobrasPETR3+7,14%
PetrobrasPETR4+7,07%
Brava EnergiaBRAV3+5,85%
PetroReconcavoRECV3+4,46%
UltraparUGPA3+2,44%
Vibra EnergiaVBBR3+2,14%

As ações que mais caíram

Na ponta negativa do índice, a maior queda da semana ficou com a CSN (CSNA3), que recuou 16,59%. Segundo informações divulgadas no mercado, a companhia estaria negociando um empréstimo com um grupo de bancos que pode chegar a US$ 1,5 bilhão.

A operação teria como garantia ações da CSN Cimentos, o que gerou preocupação entre investidores sobre o impacto financeiro da transação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras empresas também sofreram perdas relevantes ao longo da semana, incluindo nomes de setores como proteína animal, varejo e mineração.

A Vale (VALE3), um dos papéis mais pesados do Ibovespa, também ficou entre os destaques negativos, com queda de 10,86% no período.

EmpresaTickerVariação
CSNCSNA3-16,59%
MinervaBEEF3-13,79%
EmbraerEMBR3-13,29%
RaízenRAIZ4-12,70%
MarfrigMBRF3-12,62%
AssaíASAI3-12,31%
CosanCSAN3-11,13%
ValeVALE3-10,86%
YduqsYDUQ3-10,55%
LocalizaRENT3-10,55%
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar