🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

A ERA DA LONGEVIDADE

Menos bolsa Birkin, mais bem-estar: por que o wellness e a longevidade são o ‘futuro do luxo’, segundo estudo

Report mostra que estamos entrando na era do ‘luxo transformacional’, em que o materialismo perde espaço para o ‘experimentalismo’

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
10 de março de 2025
19:11 - atualizado às 18:17
luxo bem-estar wellness longevidade
Resort de luxo com o homem boiando em inflável na piscina. - Imagem: iStock.com/jacoblund

O luxo está mudando. E, dessa vez, não estamos falando da crise econômica que atinge o setor, por conta da desaceleração do consumo na China e das incertezas no cenário global. Desse assunto, já falamos em outras matérias.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma mudança nos princípios fundamentais — os chamados core values — do luxo está em curso no momento e as marcas que mais rapidamente se adaptarem a ela podem sair na frente. 

Não que as bolsas de grife, os carros conversíveis e as joias exclusivas tenham saído de moda. Mas os itens por si só não serão mais suficientes para atrair o consumidor de alto poder aquisitivo.

Estamos entrando na era do chamado “luxo transformacional”.

A preocupação com a longevidade, com o bem-estar duradouro e a priorização das experiências de conexão espiritual ganham espaço em cima dos bens de consumo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não basta mais passar o cartão black (ou mais do que black) nas Avenue Montaigne e nas Gallerias Vittorio Emanuele ao redor do mundo. 

Leia Também

O novo consumidor de luxo quer ir para um resort totalmente focado em wellness em que ele poderá passar pelos tratamentos de skincare mais sofisticados do mundo e usar as tecnologias mais avançadas da área da saúde. 

E é por causa dessa mudança nos códigos do luxo, conforme os consumidores buscam “transformação pessoal e experiências significativas”, que o setor está evoluindo para uma convergência cada vez maior entre beleza, saúde e hospitalidade

"O aumento da consciência dos consumidores sobre longevidade e qualidade de vida está reformulando o conceito de luxo, que passa a priorizar esses aspectos. Cada vez mais indivíduos buscam otimizar sua saúde, prolongar sua vida e elevar seu bem-estar, impulsionando uma transformação na oferta das marcas de beleza, saúde e hospitalidade."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas são as conclusões mais recentes do relatório do Together Group e do The Future Laboratory, intitulado Novos Códigos de Luxo: Longevidade e Estratégias de Bem-Estar.

A nova era do luxo em 6 insights

O estudo apresenta seis pontos-chave, que ajudam a entender os principais fundamentos do luxo transformacional, que se relaciona à “economia da transformação”, na qual as pessoas procuram produtos e experiências que satisfaçam necessidades humanas mais profundas e contribuam para vidas mais plenas.

Essas mudanças estão diretamente ligadas a mudanças culturais e avanços tecnológicos.

  1. Longevidade e bem-estar são a “oferta máxima do luxo” 

Este novo mercado pode atingir US$ 610 bilhões globalmente até o final deste ano, o que é uma oportunidade para as marcas irem além do lifestyle e fornecerem soluções que melhoram tanto a expectativa quanto a qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • É só pensar no caso — extremo, mas ainda emblemático — do bilionário Bryan Johnson, que usa todos os seus recursos para tentar viver eternamente e encabeça o projeto “Don’t Die”, que inclui hábitos rígidos, tratamentos complexos e rotinas quase “malucas” visando prolongar o tempo de vida. 
  1. O luxo transformacional está transformando os valores tradicionais

De materialismo para experimentalismo, os consumidores têm priorizado cada vez mais as experiências como meio de alcançar a autorrealização e formar conexões mais profundas. 

Com isso, as marcas deixam de ser apenas fornecedoras de produtos para serem potenciais parceiras na busca por essa “vida mais plena”. 

  1. A experiência de marca pode ser tão valiosa quanto o produto em si

Conforme os setores de beleza, saúde e hospitalidade se tornam cada vez mais sinérgicos, as marcas têm novas oportunidades para promover o engajamento dos clientes. 

Um dado GWI mostra que 77% dos consumidores de luxo preferem comprar um produto ou serviço quando podem se sentir pertencentes à “comunidade da marca”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, não é de se estranhar que muitas empresas estejam recorrendo a modelos de associação (memberships) para criar comunidades de bem-estar exclusivas que combinam serviços selecionados com este senso de pertencimento. Alguns exemplos bem-sucedidos são a Remedy Place e a Soho House. 

  1. Hiper personalização é o novo parâmetro para exclusividade

A exclusividade é, por natureza, um dos princípios do luxo. No entanto, ela toma uma nova proporção nesse novo contexto com foco em bem-estar. 

Com cada vez mais aparelhos e tecnologias que acompanham o corpo e a saúde dos usuários — smartwatches, pulseiras, anéis e outros wearables —, as marcas podem oferecer soluções e tratamentos cada vez mais personalizados para cada pessoa. 

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 66% dos membros da geração Z e 44% dos membros de outras gerações usam algum tipo de tracker para monitorar a saúde. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. O novo serviço de hospitalidade de luxo é focado em espaços de bem-estar, movidos por um propósito 

As semelhanças com a terceira temporada de The White Lotus não são uma mera coincidência. 

A ascensão dos resorts e hotéis de alto padrão focados em wellness — o mesmo tipo do que é mostrado na série — reflete um mercado imobiliário efervescente dentro da economia de bem-estar, que deve crescer a 7,3% ao ano até 2028, segundo o GWI. 

  1. Os novos hotéis e resorts de wellness podem dar um upgrade nos serviços de saúde

De acordo com o relatório, as marcas de luxo estão em uma posição única para oferecer o que os clientes não conseguem obter nos serviços de saúde convencionais, fechando a lacuna entre ciência, saúde e hospitalidade.

“No frigir dos ovos”, o Together Group e o The Future Laboratory acreditam que o futuro do luxo está fundamentado em saúde, longevidade e conexão humana, o que só confirma a força das tendências de wellness, que já estavam sendo apontadas em diversos outros estudos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Anuário de Tendências de Luxo 2025, feito pela ILTM (International Luxury Travel Market) em parceria com o Panrotas e TRVL LAB, já indicavam esse caminho no setor de turismo. 

"Ao focar no que é fundamental para a realização humana – saúde, propósito e conexão – as marcas podem transcender as fronteiras tradicionais, oferecendo aos consumidores não apenas serviços, mas soluções que moldam suas vidas de maneiras profundas”, dizem os autores do relatório Novos Códigos de Luxo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALÉM DA ESTATUETA

Até US$ 1 milhão em prêmios: O que Wagner Moura pode ganhar se vencer o Globo de Ouro?

6 de janeiro de 2026 - 16:30

Viagens em iate de luxo na Indonésia, garrafas do vinho mais caro do mundo e produtos de skincare de Brad Pitt; saiba o que vem na gift bag do Globo de Ouro

NOBRES & OUTSIDERS

Além de Versalhes: 3 castelos para visitar na França a menos de duas horas de Paris

6 de janeiro de 2026 - 8:16

Visitar o castelo mais célebre da França é quase obrigatório para turistas de primeira viagem, mas o país tem outras milhares de opções para os viajantes que querem fugir do clássico

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

FASHION POLICE

Nicolás Maduro, Nike, Luigi Mangione: quando o visual da detenção viraliza

5 de janeiro de 2026 - 11:45

Conjunto Nike usado por Nicolás Maduro durante a prisão cresceu em buscas e vendas; mas sucesso de “look detenção” não é exatamente uma novidade

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

A ERA DOS ESTREMOZ

Michele Marques: a brasileira que transformou 500 euros e um sonho em um refúgio de luxo no Alentejo

3 de janeiro de 2026 - 8:00

Como a intuição de uma carioca transformou um negócio fora do eixo em uma marca reconhecida pelo Guia Michelin

BRINDE E TRADIÇÃO

Saquê, 1.0: um guia para iniciantes na tradicional bebida japonesa e suas variantes renovadas

2 de janeiro de 2026 - 12:40

Convidamos o kikisake-shi (sommelier de saquê) Daniel Honda para nos explicar um pouco sobre a tradição, técnica e sabores que vão além dos estereótipos

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

DO FOGO À XÍCARA

Como a torra revela aromas do café especial e um guia de microtorrefações em São Paulo

1 de janeiro de 2026 - 8:16

Mestre de torras explica como o processo muda o perfil sensorial da bebida e indicamos onde comprar e beber grãos recém-saídos do torrador

BALCÃO GLOBAL

O roteiro dos mestres: onde bebem os sócios do Exímia, eleito um dos melhores bares do mundo em 2025

31 de dezembro de 2025 - 8:16

De Nova York a Hong Kong, Gabriel Fullen, Nic Fullen e Márcio Silva contam seus bares favoritos ao redor do mundo

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

NEW YORK, NEW YORK

Nova York além de Manhattan: o que mantém a cidade no radar imobiliário dos brasileiros

30 de dezembro de 2025 - 8:16

Corretores analisam como geografia, política habitacional e rotina urbana influenciam o comprador brasileiro na Big Apple

VERSÁTIL & POTENTE

A trajetória da Tempranillo e seu papel na formação dos sabores e identidades que marcam o vinho espanhol  

29 de dezembro de 2025 - 14:31

 Do frescor jovial à complexidade dos Gran Reservas, sommeliers explicam como a casta mais famosa da Espanha se reinventa em cada taça  

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

À FRANCESA

Vai viajar para a França em 2026? Veja 8 novos hotéis para se hospedar

29 de dezembro de 2025 - 8:16

A cena hoteleira francesa está em constante renovação, com propriedades que vão desde chalés aconchegantes para aproveitar os Alpes até hotéis urbanos bem localizados com ótimos restaurantes

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

MODELOS PREMIUM

Além do iPhone: os melhores smartphones de 2025

26 de dezembro de 2025 - 8:16

Motorola, Samsung e Google entram na disputa em ano marcado por supercâmeras e inteligência artificial

LUXO NA FLORESTA

Entre cruzeiros e serviços cinco estrelas, Amazônia redefine o luxo na era das experiências

25 de dezembro de 2025 - 8:45

Floresta brasileira atrai viajantes do mudo todo que buscam conexão com a natureza sem abrir mão do conforto

BRINDE INTERCONTINENTAL

Na trilha do terroir: por dentro das melhores vinícolas do mundo em 2025

24 de dezembro de 2025 - 8:45

Do Chile ao Japão, um giro pelas experiências de enoturismo que lideram cada continente no novo ranking mundial

ARTE NO PRATO

Restaurantes em museus: 5 espaços em São Paulo onde a boa mesa encontra a arte

23 de dezembro de 2025 - 9:16

Muito além de refeitórios, estes museus abrigam restaurantes ampliam a experiência artística, um prato de cada vez

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar