As marcas de luxo estão ‘sedentas’ por White Lotus — como a série virou ‘mina de ouro’ da publicidade para o público de alta renda
Empresas compraram cotas publicitárias e lançaram produtos antes mesmo da estreia da terceira temporada

Não é de hoje que as marcas querem se tornar “parte da conversa”. Do zeitgeist, ou “espírito da época”, melhor dizendo. As técnicas de product placement são velhas conhecidas da rede Globo, por exemplo, que sempre inseriu algum produto ou serviço patrocinado no cotidiano dos protagonistas. Com as redes sociais, as empresas começaram a participar das trends e dos memes, em uma tentativa de surfarem nos assuntos.
The White Lotus, a série do “horário nobre” da HBO, está levando isso a outro patamar.
A terceira temporada da série nem precisou comprovar as métricas de audiência para ganhar uma série de patrocinadores de peso antes mesmo da estreia, que ocorreu no domingo passado (16).
Nomes como American Express, Tanqueray, BMW, Google arranjaram formas de se associarem ao hype da série, investindo uma boa parte do orçamento do marketing para criarem experiências e produtos completamente novos inspirados pela produção.
Isso sem contar outras marcas — de moda, principalmente —- que aproveitaram o timing para lançar produtos licenciados, enchendo os catálogos com peças que remetem ao clima tropical da Tailândia, que é o cenário da nova temporada, e ao fictício “The White Lotus Resort & Spa”.
- LEIA TAMBÉM: Quer crescer no mercado financeiro? O M3 Club está aceitando novos membros
A WWD - Women’s Wear Daily mapeou 14 coleções diferentes até o momento. Abercrombie & Fitch, H&M, Banana Republic e diversas outras marcas querem capitalizar em cima do programa, transformando o hype em receita no final do mês.
Leia Também
Claro, aqui vale um disclaimer: as outras duas temporadas da série foram sucessos de crítica e de audiência. Elas receberam, juntas, 23 indicações para o Emmy Awards (o “Oscar” da televisão) e ganharam 6 prêmios.
- White Lotus segue uma lógica de antologias. Isso significa que cada sequência de 10 episódios conta uma história diferente e individual, com protagonistas distintos. Além disso, cada uma se passa em uma unidade diferente do “resort”. Até o momento, a produção já foi para o Havaí, para a Itália e, agora, para a Tailândia.
Ou seja: não é como se as marcas estivessem apostando em algo totalmente desconhecido e imprevisível. Junto a produções como Succession, Euphoria, The Last of Us e Game of Thrones, White Lotus “fez o seu nome” e se consolidou como uma das séries dominicais queridinhas da HBO.
Por que as marcas estão ‘sedentas’ por White Lotus?
Em uma era de dominância do streaming, com planos de assinatura que eliminam qualquer tipo de anúncio, a venda de espaços comerciais dentro da própria história é uma fonte de renda significativa para as emissoras.
Com isso, os diretores criativos conseguem “sonhar alto” e bancar produções ambiciosas, já com a renda praticamente “garantida”, antes mesmo da série ir ao ar.
Já para as empresas anunciantes, a associação com uma produção televisiva de sucesso traz um brand awareness e um poder de marca que não se consegue facilmente — nem ao “gastar os tubos” com anúncios no Instagram.
Mais do que isso, o product placement orgânico, associado ao enredo e à atmosfera da história, dá a essas empresas um prestígio cultural — muito mais relevante do que um anúncio que interrompe o episódio e frustra o espectador.
Um artigo da Forbes norte-americana resume esse fenômeno da seguinte forma: “um produto bem colocado em The White Lotus não fica apenas em segundo plano, ele se integra à fantasia”.
A fala de Pia Barlow, vice-presidente executiva de marketing de originais da HBO e Max, mais do que confirma essa tendência da indústria publicitária:
“"Essas parcerias são cruciais, não apenas porque alcançam nossos públicos de maneiras criativas que, francamente, o dinheiro não pode comprar, mas também aprofundam o engajamento dos fãs.”
- LEIA TAMBÉM: Próximo destino do luxo: Louis Vuitton e Dior apostam em mercado de R$ 14 bilhões na Ásia — e não é a China
Público premium: dentro e fora das telas
O caso de The White Lotus se assemelha ao de Succession por dois motivos principais.
Primeiramente, ambas as séries são consideradas “de prestígio”; tanto pelo fato de serem exibidas no horário nobre da HBO quanto pela boa recepção da crítica.
Além disso, elas retratam um público muito específico — o 1% do 1%. Esse retrato de pessoas ultra ricas, ainda que de forma satírica e crítica, é uma oportunidade para as marcas premium.
É só pensar que Succession estimulou significativamente a discussão sobre o quiet luxury, o luxo “silencioso”, sem logomanias.
Dezenas de companhias de luxo, como Zegna, Jacques Marie Mage, Loro Piana, Mercedes e Jaguar, compraram cotas de patrocínio no tempo em que a série esteve no ar, na expectativa de captar parte do público espectador que aspirava o mesmo estilo de vida da família Roy.
O mesmo acontece com The White Lotus agora.
A American Express, que tradicionalmente busca o público de alta renda através de cartões de crédito ultra premium (como o Centurion), deixou suas intenções bem claras ao criar a “The White Lotus Thailand Experience”, um roteiro temático na Tailândia, exclusivo para portadores dos cartões mais exclusivos.
Em comunicado oficial, a vice-presidente de mídia global da AmEx, Jill Hamilton, falou que a companhia “via muita sinergia natural com a série, especialmente porque os clientes dos cartões são excepcionalmente apaixonados por viagens.”
- Koh Samui, a ilha onde se passa a terceira temporada, foi incluída na lista da AmEx de destinos tendência para 2025.
Além disso, a companhia norte-americana também patrocinou conteúdos de bastidores, para os fãs assistirem no streaming Max e nas redes sociais.
De forma semelhante, a rede Four Seasons, que é parceira da série desde o primeiro episódio, vai fazer um retiro de wellness, em que os hóspedes poderão aproveitar tratamentos de spa e outras experiências que os levarão a vivenciar “uma atmosfera White Lotus”.
A empresa de bebidas Diageo lançou uma campanha temática promovendo o gin Tanqueray e vodka Ketel One. Já o Google apostou em uma minissérie com membros do elenco, visando a promoção das ferramentas Google Pixel e Gemini.
Na nova era da televisão — e da publicidade —-, White Lotus parece seguir os passos de precursoras como a série Sex & The City, que ensinou ao público o que era uma sandália Manolo Blahnik, e os filmes do 007, que ditaram tendências do setor automobilístico ao de relojoalheria.
* Com informações da Forbes, da Variety e da AdAge.
Uma joia na xícara: experimentamos o café de 30 euros em Tóquio
Variedades premiadas, ambiente hermético e apenas seis lugares; por dentro do Cherry Lab, o pequeno templo dos obcecados por café em Taitō, Tóquio
Sem exceções: Ibovespa reage à guerra comercial de Trump em dia de dados de inflação no Brasil e nos EUA
Analistas projetam aceleração do IPCA no Brasil e desaceleração da inflação ao consumidor norte-americano em fevereiro
Decisão polêmica: Ibovespa busca recuperação depois de temor de recessão nos EUA derrubar bolsas ao redor do mundo
Temores de uma recessão nos EUA provocaram uma forte queda em Wall Street e lançaram o dólar de volta à faixa de R$ 5,85
Menos bolsa Birkin, mais bem-estar: por que o wellness e a longevidade são o ‘futuro do luxo’, segundo estudo
Report mostra que estamos entrando na era do ‘luxo transformacional’, em que o materialismo perde espaço para o ‘experimentalismo’
Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços
Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil
Mata-mata ou pontos corridos? Ibovespa busca nova alta em dia de PIB, medidas de Lula, payroll e Powell
Em meio às idas e vindas da guerra comercial de Donald Trump, PIB fechado de 2024 é o destaque entre os indicadores de hoje
Mercado de relógios desacelera em 2024, mas empresa suíça mantém a dominância total, com 32% do mercado
Relatório do Morgan Stanley com a Luxe Consult faz um panorama geral do mercado da relojoaria suíça em 2024
Onde assistir ao Oscar 2025: no streaming ou na TV aberta, como conferir a possível vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres
A cerimônia será transmitida ao vivo a partir das 21h, neste domingo (2)
‘Ainda Estou Aqui’: a trajetória completa do livro de Marcelo Rubens Paiva às três indicações no Oscar 2025
História percorre a publicação do romance de Marcelo Rubens Paiva até a aclamação da adaptação cinematográfica de Walter Salles, com Fernanda Torres como protagonista
Entre a crise e a oportunidade: Prejuízo trimestral e queda no lucro anual da Petrobras pesam sobre o Ibovespa
Além do balanço da Petrobras, os investidores reagem hoje à revisão do PIB dos EUA e à taxa de desemprego no Brasil
Oscar 2025: como fazer a tour pela Polônia do filme ‘A Verdadeira Dor’, com Kieran Culkin e Jesse Eisenberg
Obra dirigida e co-estrelada por Jesse Eisenberg passa por cenários-chave em Varsóvia e em Lublin; com extrema sensibilidade, diretor leva os personagens e os espectadores a uma jornada quase autobiográfica
Um café amargo na bolsa: Ibovespa se prepara para balanços da Petrobras e da Ambev em semana agitada de indicadores
Poucos aromas são tão irresistíveis quanto o do café. No entanto, muita gente se queixa que o sabor do cafezinho não chega perto de seu cheiro. Talvez porque não é todo mundo que consegue beber café sem adicionar pelo menos um pouco de açúcar ou adoçante. De uns tempos para cá, porém, cada vez mais […]
‘Um novo capítulo da cena cultural de São Paulo’: bancão reforma Teatro Alfa e anuncia o novo BTG Pactual Hall
O espaço será aberto ao público em outubro, com dois espetáculos na agenda: Hair e Vozes Negras; veja como comprar ingressos
De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale
Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda
Existe ‘luz no fim do túnel’ para Louis Vuitton, Hermès e Gucci? Mercado de luxo deve ter crescimento morno até 2027
Relatório do Business of Fashion (BoF) em parceria com a consultoria McKinsey & Company aponta tendências para o segmento, que vive uma desaceleração desde o ano passado
O urso de hoje é o touro de amanhã? Ibovespa tenta manter bom momento em dia de feriado nos EUA e IBC-Br
Além do índice de atividade econômica do Banco Central, investidores acompanham balanços, ata do Fed e decisão de juros na China
Adidas de luxo? Marca alemã lança linha premium com versões sofisticadas de itens já consagrados, incluindo o tênis Superstar
O novo catálogo, chamado de A-Type, foi revelado na Semana de Moda de Nova York
Onde assistir ao Super Bowl hoje: veja opções na TV aberta e no streaming para assistir à final da NFL e o show de Kendrick Lamar
Se você não desembolsou os milhares de dólares necessários para viajar até Nova Orleans e garantir um assento no Caesars Superdome Stadium, não se preocupe. Existem opções tanto na TV aberta quanto no streaming para assistir ao Super Bowl LIX, a final da liga de futebol americano (NFL). Hoje, a partir de 20h30 (horário de […]
Como uma das trocas de jogadores mais polêmicas da história da NBA lembra uma clássica negociação entre Corinthians e Palmeiras
Transação envolvendo Luka Doncic e Anthony Davis na NBA tem uma série de paralelos com a troca de Ribamar por Neto
A primeira Ferrari elétrica já tem data para ser anunciada – e ela deve usar tecnologia de carros da Fórmula 1
Após um balanço forte em 2024, montadora italiana anunciou planos para o primeiro modelo elétrico