Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DO K-POP AO KIMCHI

Festival da Cultura Coreana terá show gratuito de Gaho, gastronomia e atrações culturais em São Paulo

19ª edição do evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, com entrada gratuita; veja programação completa

gaho em fundo branco e de roupa branca
Cantor Gaho é a atração internacional dos dois dias do festival em 2026 - Imagem: Divulgação/MJ Tonz

K-pop, K-dramas, skincare, gastronomia. A cultura coreana é cada vez mais consumida no Brasil. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa do Serasa, 76% dos brasileiros têm interesse pelo universo coreano em 2026. E se você for um deles, aqui vai uma boa notícia: nos dias 15 e 16 de agosto, São Paulo recebe a 19ª edição do Festival da Cultura Coreana, que traz música, gastronomia, dança e arte tradicional da Coreia do Sul —  e melhor: de forma gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O festival acontece no Bom Retiro, bairro que concentra a maior comunidade coreana do Brasil. A programação se concentra principalmente na Praça Coronel Fernando Prestes, das 10h às 20h. A expectativa da organização é receber cerca de 100 mil pessoas ao longo do fim de semana.

Praça arborizada em Bom Retiro com barracas de comida
Festival da Cultura Coreana realizado em 2025 - Imagem: Divulgação

O festival é realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos e coincide com uma data simbólica para a comunidade: 15 de agosto marca o Dia da Cultura Coreana e também o Dia da Libertação Nacional da Coreia, relacionado ao fim do domínio colonial japonês sobre a península em 1945.

Gaho é a principal atração do Festival da Cultura Coreana

gaho de terno sentado em cadeira em fundo branco
Gaho, cantor sul-coreano - Imagem: PLAN-G (Sewon Jun)

O cantor Gaho será a atração internacional desta edição e se apresenta gratuitamente nos dois dias de festival. No sábado (15), ele sobe ao Palco Principal às 19h. Já no domingo (16), a apresentação acontece às 18h30.

O sul-coreano ganhou projeção internacional com “Start Over”, música que integrou a trilha sonora de Itaewon Class. Sua produção passeia pelo pop, rock e baladas, além de incluir outras trilhas de produções audiovisuais coreanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sua participação no festival precede a Gaho to Mars Brazil Tour, turnê que passa por São Paulo e outras sete capitais brasileiras.

Leia Também

CARAPAU KID

Uma Copa que o Brasil pode ganhar: o preparo de Allan Beckmann para a World Sushi Cup no Japão

VINHO, NÃO

Nem uva, nem “vinho”: a aposta nas frutas nativas para criar bebidas complexas no Brasil

E o K-pop é apenas uma parte da programação. Ao longo dos dois dias, o público poderá acompanhar demonstrações de taekwondo, dança, caligrafia, corais, poesia e música tradicional coreana, além de apresentações com instrumentos como o gayageum e o daegeum.

De bibimbap a tteokbokki: o que comer no festival

A gastronomia também ocupa uma parte importante do evento. Ao todo, serão 30 barracas de restaurantes e empreendedores da comunidade coreana, com pratos custando entre R$ 20 e R$ 50.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as opções está o bibimbap, prato de arroz acompanhado de legumes, carne e ovo; o bulgogi, preparado com carne marinada e grelhada; e o tteokbokki, feito com bolinhos de arroz servidos em molho picante.

prato com Jajangmyeon, macarrão servido com molho de feijão-preto fermentado, carne e legumes.
Jajangmyeon, macarrão servido com molho de feijão-preto fermentado, carne e legumes - Imagem: Divulgaçaõ

Também aparecem no cardápio kimbap, rolinhos de arroz recheados; mandu, espécie de pastel coreano; japchae, macarrão de batata-doce; além de kimchi, frango frito coreano, corn dog, panquecas, doces e bebidas típicas.

O interesse pela comida, aliás, acompanha o avanço da chamada Hallyu, ou Onda Coreana, no Brasil. Na pesquisa do Serasa, 47% dos entrevistados disseram ter passado a experimentar novos alimentos desde que começaram a acompanhar mais de perto esse universo.

O festival se espalha pelo Bom Retiro

mulheres dançando em palco com figurino tradicional
Apresentação na 18ªedição do Festival da Cultura Coreana - Imagem: Divulgação

No Complexo Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, acontece a segunda edição da feira Bomre-Dong – Munhwa-ro, com arte, literatura, artesanato e moda coreanos. O espaço também recebe a terceira edição do K-Debate, com mesas sobre história, identidade e relações culturais entre Brasil e Coreia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No sábado, por exemplo, uma das conversas discute os circuitos da Hallyu no Brasil, passando por streaming, webtoons e eventos. No domingo, a programação inclui debates sobre turismo na Coreia e experiências de identidade e representação entre os dois países.

Já no Arquivo Histórico Municipal, na própria Praça Coronel Fernando Prestes, uma exposição com curadoria da Agência Coreana de Conteúdo Criativo (KOCCA) apresenta diferentes braços da indústria cultural do país.

A mostra passa por K-pop, K-dramas, games, animação e moda, colocando em perspectiva justamente os setores que ajudaram a transformar a cultura sul-coreana em um fenômeno internacional.

Quer estudar na Coreia? Também tem espaço para isso

A Feira Study in Korea no Brasil acontece nos dois dias, das 10h às 16h, com informações sobre graduação, pós-graduação, intercâmbio, cursos de idioma, bolsas, admissão e vistos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participam instituições como Kyungbok University, Kyungdong University, Silla University e Sun Moon University. O Centro de Educação Coreana em São Paulo também terá um estande para orientar interessados.

A procura não parece pequena: segundo a Serasa, 41% dos entrevistados passaram a estudar coreano depois de se aproximarem desse universo cultural.

Confira a programação completa do 19º Festival da Cultura Coreana

Sábado, 15 de agosto

  • 11h às 14h — Exibição de videoclipes de K-pop
  • 14h — Tambores tradicionais e taepyeongso, com Bukmaru
  • 14h10 — Coral das Mães Coreanas
  • 14h35 — Trot com o Coral da Associação dos Idosos da Coreia
  • 14h50 — Poesia, música e declamação com a Si Kkot
  • 15h — Canções infantis coreanas com o Coral da Escola Coreana Sunkyo
  • 15h10 — Gayageum Byeongchang, com Studio Artista Lalla
  • 15h35 — Apresentação de saxofone com Hanullim Saxofone
  • 16h — Demonstração de taekwondo com o Brasil Taekwondo Demonstration Team
  • 16h25 — Canções coreanas com o barítono Daniel Lee, com participação de Soeui Yang
  • 16h50 — Apresentação de daegeum com Shin Bi-seong
  • 17h05 — Apresentação conjunta de daegeum e gayageum byeongchang
  • 17h20 — Cerimônia de abertura
  • 18h — Artes tradicionais coreanas com Hannuri Yeonhui, da Universidade Nacional de Artes da Coreia
  • 19h — Show internacional de Gaho

Domingo, 16 de agosto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • 11h às 13h — Exibição de videoclipes de K-pop
  • 13h — Performance de caligrafia coreana com Seong Ju Na
  • 13h15 — Trot com Tae Kyu Kang
  • 13h30 — Música coreana e pop internacional com In Kang
  • 13h55 — Gayageum Byeongchang com Gayagatos
  • 14h20 — Samulnori com Samulnori Hanullim
  • 14h45 — Apresentação de saxofone com Som da Nova Fonte
  • 15h05 — Line Dance com Sugi Line Dance
  • 15h25 — Dança tradicional coreana com Bomi Hong
  • 15h30 — Demonstração de taekwondo com o Brasil Taekwondo Demonstration Team
  • 15h55 — Banda com repertório coreano, com Tony Band
  • 16h20 — Coral de canções líricas coreanas com o Coral Sejong
  • 16h40 — Solo de canção lírica coreana com Rogerio Nunes e Yara Terra
  • 17h — Apresentação de daegeum com Shin Bi-seong
  • 17h15 — Apresentação conjunta de daegeum e gayageum byeongchang
  • 17h30 — Artes tradicionais coreanas com Hannuri Yeonhui
  • 18h30 — Show internacional de Gaho
  • 19h30 — Espetáculo de dança com jazz, K-pop cover, hip-hop e jazz funk, com Poz-e Dance & Pozetion

Serviço — 19º Festival da Cultura Coreana

Quando: 15 e 16 de agosto de 2026
Horário: das 10h às 20h
Onde: Praça Coronel Fernando Prestes, Bom Retiro, São Paulo
Como chegar: ao lado da estação Tiradentes do Metrô
Entrada: gratuita

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem dividida em três; na primeira parte, uma foto das entradas do menu pop-up de Manu Buffara vista de cima; na segunda, a chef Manu Buffara olhando para a direita; na terceira, uma imagem das mesas do The Standard Grill à meia-luz 10 de agosto de 2026 - 12:01
memorial pink floyd ouro preto minas gerais 10 de agosto de 2026 - 9:15
Chef Julien Royer e o Odette, de Cingapura 10 de agosto de 2026 - 8:16
imagem de João Fonseca com boné e camisa da On; ao lado, imagem da loja do Shopping Morumbi 8 de agosto de 2026 - 14:04
Future Library, ou Biblioteca do Futuro. Um projeto de Katie Paterson. 8 de agosto de 2026 - 9:58
Três garrafas de vinho, vinho fortificado e whisky; ao fundo, barris de madeira 8 de agosto de 2026 - 7:30
Jovem asiática aplicando creme no rosto para rugas enquanto olha espelho na sala de estar k-beauty cosméticos coreanos skincare 7 de agosto de 2026 - 13:20
quatro pessoas andando de bike em um terreno elevado com vista para o mar 7 de agosto de 2026 - 10:20
Hugo Spritz. 7 de agosto de 2026 - 9:11
Três frascos de perfume, BOSS, Jo Malone e Tom Ford, os três são na paleta de preto;branco e transparente sobre um background aquoso 7 de agosto de 2026 - 8:16
The Diary of a CEO é o terceiro podcast mais bem pago; saiba quanto faturam os 10 maiores podcasts de 2026 6 de agosto de 2026 - 16:37
Nova Havaianas de salto é destaque na Copenhagen Fashion Week 6 de agosto de 2026 - 14:15
prato com carne 6 de agosto de 2026 - 11:02

ALMOÇO EM GRANDE ESTILO

Dia dos Pais: 32 restaurantes para comemorar a data em São Paulo

6 de agosto de 2026 - 11:02
Novelas verticais 6 de agosto de 2026 - 8:16
Show com logo da Deezer ao fundo; à frente, Rodrigo Vicentini, general manager da Deezer 5 de agosto de 2026 - 10:01
Confira 9 modelos de tênis para presentear no dia dos pais 5 de agosto de 2026 - 8:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar