🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

B3 ‘INTERNATIONAL’

Chega mais, ‘gringo’: B3 quer facilitar o acesso de estrangeiros a ações e derivativos nacionais; veja como

A dona da bolsa brasileira negocia com plataformas globais o oferecimento de ações e derivativos nacionais; presidente da instituição diz que projeto deve começar a rodar em até 3 meses

Ações Ibov Ibovespa B3 bolsa
Imagem: Freepik

Em meio a um cenário difícil no Brasil, com as taxas de juros elevadas e inflação acima da meta, a tendência é que as empresas sofram uma maior pressão sobre a rentabilidade – e, ao mesmo tempo, os títulos de renda fixa ganham retornos mais atrativos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, é comum que o mercado de renda fixa “abocanhe” uma parte dos recursos investidos na renda variável em períodos como esse, de aperto monetário. 

SAIBA MAIS: Esta ação brasileira é uma boa pagadora de dividendos, está barata e pode se beneficiar de incentivos do governo Trump; veja a tese completa do papel

A B3 parece estar atenta a isso e anunciou uma novidade com potencial de trazer maior liquidez ao mercado brasileiro dentro dos próximos meses. 

O presidente da instituição, Gilson Finkelsztain, anunciou que está negociando com plataformas globais a oferta de ações e derivativos brasileiros a investidores estrangeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é facilitar e tornar mais barato o acesso de investidores que residem em outros países, sejam eles brasileiros ou não, aos ativos nacionais.

Leia Também

NO OLHO DO FURACÃO

MPF denuncia fundadores da TRX por gestão fraudulenta, diz jornal; confira a resposta da gestora

CRISE CONTINUA

Citi está mais pessimista com Natura (NATU3) e rebaixa ação para venda. Por que a faxina na casa não convence o banco?

"Queremos atrair cada vez mais investidores institucionais e pessoas físicas para a bolsa", disse o presidente da B3 em almoço com a imprensa, nesta sexta-feira (7). 

A ideia é que o projeto comece a rodar com as plataformas globais dentro de dois a três meses, segundo Finkelsztain.

Menos custos para eles, maior liquidez para os ativos

Atualmente, quem reside fora e pretende investir em ações daqui precisa contratar uma instituição financeira que atue como representante legal, representante fiscal e custodiante. Todo esse processo tem um alto custo para o estrangeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra opção é o investimento em ETFs (fundos de índice) que replicam o desempenho de índices da B3 ou, ainda, a aplicação em fundos internacionais focados em ativos brasileiros. 

LEIA MAIS: Quais fundos imobiliários podem se destacar em 2025? Veja as recomendações da EQI Research para investir neste ano

A novidade pretende ajudar a resolver essa questão. Além de gerar maior liquidez para os ativos, a internacionalização da bolsa brasileira também tem potencial de gerar valorização para os produtos – que se tornarão, inclusive, mais atrativos para fundos internacionais.

Segundo Finkelsztain, a instituição está em conversa com corretoras globais, inclusive na Ásia, para viabilizar este projeto. As conversas mais avançadas acontecem com a corretora Interactive Brokers, com base nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Finkelsztain explicou que a Interactive Brokers tem 4 milhões de investidores globais com um ticket médio de US$ 500 mil investidos. "Um investidor muito sofisticado, que tem globalidade", afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo e da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
28 de agosto de 2026 - 19:20
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 27 de agosto de 2026 - 15:31
Cifrão em um prédio em construção representando os dividendos das ações de construtoras, incorporadoras e fundos imobiliários 27 de agosto de 2026 - 10:04
Copo de cerveja dourada e gelada centralizado em primeiro plano, com gotas de condensação visíveis no vidro. Ao fundo, desfocado, aparece um gráfico financeiro com velas e linhas de mercado em tons de laranja e vermelho, simbolizando o impacto de fatores econômicos e tributários sobre a Ambev e o setor de bebidas. 25 de agosto de 2026 - 19:41
25 de agosto de 2026 - 16:01
25 de agosto de 2026 - 13:06
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro 24 de agosto de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar