🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
TRAGÉDIA ANUNCIADA?

Cinco erros que levaram à implosão do submarino em expedição ao Titanic — que poderiam ter sido evitados

Embora não esteja claro o que realmente causou a implosão, problemas na construção do casco do submersível e alertas de segurança ignorados podem ter contribuído para a tragédia

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de junho de 2023
12:46 - atualizado às 13:13
Submarino OceanGate Titanic

A expedição ao Titanic terminou em uma tragédia com a "implosão catastrófica" do submarino Titan e morte dos cinco passageiros — entre eles, o fundador e CEO da empresa OceanGate, a fabricante do submersível.

Ainda que a Guarda Costeira dos EUA tenha confirmado as mortes na última quinta-feira (23), poucas perguntas foram respondidas sobre o incidente, como "a tragédia poderia ser evitada?".

Embora não esteja claro o que realmente causou a implosão, alguns especialistas apontaram sinais de alerta sobre a segurança do Titan que eram evidentes antes da viagem aos destroços do Titanic. Confira cinco erros que contribuíram para o acidente:

1. Casco do submarino

Um dos principais erros apontados pelos analistas é o tipo de material utilizado no casco do submersível Titan, da OceanGate.

O submarino era composto por duas cúpulas de titânio unidas por uma cilindro de fibra de carbono de cinco polegadas de largura.

Ainda que o titânio, recomendado para a fabricação de um submersível por ser mais resistente à pressão, a "mistura" com a fibra de carbono, mais leve, pode ter sido uma má escolha. Isso porque ele não tem "força na compressão" necessária para um viagem aos destroços do Titanic, localizado a 4km de profundidade.

A OceanGate, portanto, já havia sido avisada sobre os riscos de segurança associados ao uso do material. O alerta foi documentado em um processo judicial de 2018, por um ex-funcionário da empresa fabricante do submersível.

E, o CEO da companhia, Stockton Rush afirmou que sabia que havia "quebrado algumas regras". "Acho que os quebrei com lógica e boa engenharia por trás de mim. Fibra de carbono e titânio? Há uma regra de que você não faz isso", disse ele em uma entrevista em 2021 com o YouTuber mexicano Alan Estrada.

2. Sistema de alerta precoce

O ex-funcionário da OceanGate, David Lochridge, também alertou sobre o sistema avançado de monitoramento acústico. A tecnologia havia sido projetada para detectar falhas no casco do submersível.

Na análise de Lochridge, em 2018, o sistema era "efetivamente inútil", já que o aviso sobre eventuais danos aconteceria apenas "milissegundos" antes de uma implosão catastrófica.

Por fim, a OceanGate se recusou a seguir a recomendação do ex-funcionário por considerar que o submarino era construído a partir de "um produto sólido e seguro para a segurança dos passageiros e da tripulação".

3. Ausência de certificações

Não existe evidências de que o submarino Titan que tenha sido submetido a rigorosos testes de segurança no padrão determinado pelas agências reguladoras.

Em meio às buscas do submersível ao longo desta semana, antes da confirmação de uma "implosão catastrófica" pela Guarda Costeira dos EUA, o jornalista David Pogue, que embarcou no Titan em 2022, disse que assinou um termo de responsabilidade.

O documento continha, entre as cláusulas previstas, a afirmação: “Esta embarcação experimental não foi aprovada ou certificada por nenhum órgão regulador”.

4. Alertas de segurança ignorados

Além de David Lochridge, outros ex-funcionários da OceanGate deixaram a empresa fabricante após alertas sobre possíveis falhas na segurança do submersível.

Em 2009, Rob McCallum, um explorador e ex-consultor da OcenGate, deixou a empresa. Segundo o portal Insider, um dos motivos foi a preocupação com a rápida produção do submarino, na época, em fase de construção.

Já no caso de Lochrigde, a demissão aconteceu em 2019, um dia após preencher o relatório de segurança e apontar as melhorias necessárias no casco do submersível Titan.

O então funcionário foi convocado a uma reunião com o CEO da OceanGate e, em seguida, foi dispensado em retaliação por ser um denunciante — que entrou com ação contra a companhia no mesmo ano.

A OceanGate, por sua vez, afirmou que Lochridge havia compartilhado informações confidenciais com atores externos e considerou o relatório do ex-funcionário como falso, sob acusação de fraude no processo.

5. Incidentes com o submarino em expedições anteriores ao Titanic

Antes da expedição aos destroços do Titanic neste ano, o submarino Titan já havia apresentado falhas anteriores.

Em 2021, uma viagem foi interrompida depois que problemas na bateria levaram o transporte ser preso manualmente à sua plataforma elevatório, operação que deveria ser realizada de forma automática, de acordo com documento judiciais obtidos pelo The New York Times.

No ano seguinte, em 2022, o submersível também perdeu contato por várias horas durante a viagem, segundo relatos do jornalista David Pogue.

*Com informações de CNBC, Insider e The Telegraph

Compartilhe

ELEIÇÕES NOS EUA

Nova pesquisa eleitoral liga sinal amarelo para governo de Joe Biden: Donald Trump segue à frente do democrata

28 de abril de 2024 - 16:25

No topo da lista de prioridades do eleitorado norte-americano, estão a proteção à democracia — sendo considerada extremamente importante por 58% dos entrevistados

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Exército russo tem avanço diário sobre Ucrânia, que enfrenta soldados exaustos após mais de dois anos de guerra

28 de abril de 2024 - 13:28

Na semana passada, os Estados Unidos aprovaram um novo pacote bilionário para ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

ATENÇÃO INTERNACIONAL

O que a queda do lucro da indústria da China pode significar para o mundo neste momento? Exportação de carros elétricos preocupa EUA e Europa

27 de abril de 2024 - 11:36

No acumulado do trimestre, o lucro cresceu 4,3%, para US$ 208 bilhões, o que representa uma desaceleração em relação à recuperação após a pior fase da pandemia de covid-19

OH, LORD!

Desdobramentos da crise dos bancos regionais nos EUA: Fulton Bank assume todos os depósitos e ativos do Republic First Bank

27 de abril de 2024 - 9:12

A partir deste sábado (27), as 32 agências do Republic First em Nova Jersey, Pensilvânia e Nova York reabrirão como agências do Fulton Bank

O IMPOSTO CAIU

Obrigada, Milei? Carros na Argentina devem ficar mais baratos com nova medida

26 de abril de 2024 - 19:34

O governo ainda anunciou que será mantida a isenção de direitos de vendas ao exterior para as exportações incrementais

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar