🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NÃO POUPOU NINGUÉM

‘Petrobras (PETR4) quer mais é arrancar dinheiro do povo’: confira os novos ataques de Bolsonaro à política de preços da estatal

O presidente também culpou Lula, seu maior rival nas eleições deste ano, e os governadores pelas altas sucessivas no preço dos combustíveis

Petrobras (PETR4) bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mirando a Petrobras - Imagem: Montagem Andrei Morais. Foto: Marcelo Chello/ Shutterstock

Enquanto aguarda a chegada de um novo escolhido do governo para o comando, a Petrobras (PETR4) voltou a ser alvo de ataques de Jair Bolsonaro. Em entrevista à RedeTV!, o presidente brasileiro cobrou um intervalo maior entre os reajustes dos combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Temos que respeitar o livre mercado, mas a Petrobras abusa. A Petrobras não precisa desse lucro excessivo e, no momento, não tem qualquer responsabilidade, quer mais é arrancar dinheiro do povo", declarou Bolsonaro na entrevista veiculada nesta segunda-feira (30).

Vale lembrar que, insatisfeito com o impacto da alta dos combustíveis na sua popularidade em ano eleitoral, o presidente demitiu recentemente Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia e José Mauro Coelho do comando da Petrobras. Coelho ocupou a presidência da estatal por 40 dias.

Os nomeados para a pasta e para a presidência foram, respectivamente, Adolfo Sachsida, que integrava o Ministério da Economia, e Caio Paes de Andrade, outro braço-direito de Paulo Guedes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A culpa da situação atual da Petrobras (PETR4) é do Lula, segundo Bolsonaro

A política de preços da estatal, que busca equiparar os valores cobrados pelos combustíveis com a cotação do petróleo no mercado internacional, é o grande alvo das críticas Bolsonaro.

Leia Também

MAIS INTERNACIONAL

B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição

IÇANDO AS VELAS

Por que o Bank of America voltou a recomendar a compra de ações brasileiras na contramão de JP Morgan e Morgan Stanley

E, segundo argumentou ele, as regras não podem ser alteradas por culpa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente do país e maior rival de Bolsonaro nas eleições deste ano.

"No governo Lula, ele vendeu papel da Petrobras (PETR4) para os minoritários e, hoje em dia, eles mandam na Petrobras. Eles decidem o preço do barril", afirmou.

O presidente também não poupou os governadores que, segundo ele, agem com "ganância" com os tributos cobrados sobre a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Alguns governadores mais que dobraram a cobrança de ICMS sobre o litro de gasolina. Por que eles não zeram o imposto do gás de cozinha? O imposto federal do diesel eu zerei, era na casa de R$ 0,32 por litro", relembrou.

Senado votará projeto sobre ICMS ainda em junho

Por falar em ICSM, a Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o teto de 17% para o imposto sobre energia elétrica, combustíveis e gás natural.

Para diminuir resistências à medida, os deputados colocaram um gatilho temporário para compensar Estados e municípios quando a queda na arrecadação total do tributo for superior a 5%. Essa compensação será feita, se necessário, por meio do abatimento da dívida desses entes com a União.

Mas o texto ainda precisa ser aprovado no Senado Federal. De acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ele deverá ser votado ainda em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Pacheco, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) será o relator da matéria e já tem um encontro marcado com os secretários de Fazenda estaduais na próxima terça-feira (31).

"Essa reunião se desdobrará. Pretendo receber os governadores para que possam externar suas posições. A expectativa é de no mês de junho a maioria do Senado se posicionar sobre esse projeto", prometeu Pacheco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar