🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-31T08:31:29-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
PARA INGLÊS VER?

Governo quer andar com a privatização da Petrobras às vésperas das eleições

Deliberação sobre pedido de inclusão da Petrobras no programa de privatizações está prevista para quinta-feira

31 de maio de 2022
6:26 - atualizado às 8:31
Logo Petrobras (PETR4) com uma ilustração de interrogações ao fundo
Inclusão da Petrobras em programa de privatização vem à tona restando pouco mais de 4 meses para as eleições. Imagem: Adobe Stock/Shutterstock/Montagem Giovanna Figueredo

O governo Jair Bolsonaro parece disposto a tudo o que estiver ao alcance para se livrar de qualquer responsabilização pelos recorrentes aumentos de combustíveis pela Petrobras (PETR4).

Numa tabelinha entre os ministros Paulo Guedes e Adolfo Sachsida, o Ministério das Minas e Energia (MME) enviou ao da Economia um pedido formal de inclusão da Petrobras no chamado Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

O PPI é o propalado programa de privatizações do governo Bolsonaro, que muito prometeu e pouco entregou ao longo de mais de três anos e meio de mandato.

Petrobras revelou pedido no fim da noite de ontem

A informação sobre a inclusão veio à tona no fim da noite de ontem, em fato relevante enviado pela Petrobras à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“O ofício informa que a deliberação pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos ocorrerá em 2 de junho”, diz o comunicado publicado pela Petrobras.

A repentina pressa do governo para a privatização

Há algumas semanas, em seus primeiros comentários públicos como ministro das Minas e Energia, Sachsida disse que pediria a realização de estudos com vistas à privatização da Petrobras - e também do pré-sal.

O pedido é o mais recente desdobramento da escalada dos preços dos combustíveis. Ontem, numa entrevista à RedeTV, Bolsonaro voltou a desferir ataques à política de preços da Petrobras.

A política de preços, entretanto, é prerrogativa de uma empresa que tem no governo federal seu sócio majoritário, com amplo controle sobre o conselho de administração. A intervenção nos preços, porém, é vetada pelo estatuto da Petrobras, a menos que a estatal seja ressarcida pela União.

A Petrobras e as eleições

O pedido de inclusão da Petrobras no programa de privatizações vem à tona a pouco mais de quatro meses para o primeiro das eleições presidenciais.

A chance de uma proposta como a privatização da Petrobras, que precisa ser autorizada pelo Congresso, avançar a toque de caixa às vésperas de uma eleição é mínima, para não dizer nula.

Além disso, as mais recentes pesquisas de intenção de voto têm sugerido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia vencer o pleito ainda no primeiro turno.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies