🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-30T19:46:09-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
NÃO POUPOU NINGUÉM

‘Petrobras (PETR4) quer mais é arrancar dinheiro do povo’: confira os novos ataques de Bolsonaro à política de preços da estatal

O presidente também culpou Lula, seu maior rival nas eleições deste ano, e os governadores pelas altas sucessivas no preço dos combustíveis

30 de maio de 2022
19:46
Petrobras (PETR4) bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mirando a Petrobras - Imagem: Montagem Andrei Morais. Foto: Marcelo Chello/ Shutterstock

Enquanto aguarda a chegada de um novo escolhido do governo para o comando, a Petrobras (PETR4) voltou a ser alvo de ataques de Jair Bolsonaro. Em entrevista à RedeTV!, o presidente brasileiro cobrou um intervalo maior entre os reajustes dos combustíveis.

"Temos que respeitar o livre mercado, mas a Petrobras abusa. A Petrobras não precisa desse lucro excessivo e, no momento, não tem qualquer responsabilidade, quer mais é arrancar dinheiro do povo", declarou Bolsonaro na entrevista veiculada nesta segunda-feira (30).

Vale lembrar que, insatisfeito com o impacto da alta dos combustíveis na sua popularidade em ano eleitoral, o presidente demitiu recentemente Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia e José Mauro Coelho do comando da Petrobras. Coelho ocupou a presidência da estatal por 40 dias.

Os nomeados para a pasta e para a presidência foram, respectivamente, Adolfo Sachsida, que integrava o Ministério da Economia, e Caio Paes de Andrade, outro braço-direito de Paulo Guedes.

A culpa da situação atual da Petrobras (PETR4) é do Lula, segundo Bolsonaro

A política de preços da estatal, que busca equiparar os valores cobrados pelos combustíveis com a cotação do petróleo no mercado internacional, é o grande alvo das críticas Bolsonaro.

E, segundo argumentou ele, as regras não podem ser alteradas por culpa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente do país e maior rival de Bolsonaro nas eleições deste ano.

"No governo Lula, ele vendeu papel da Petrobras (PETR4) para os minoritários e, hoje em dia, eles mandam na Petrobras. Eles decidem o preço do barril", afirmou.

O presidente também não poupou os governadores que, segundo ele, agem com "ganância" com os tributos cobrados sobre a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.

"Alguns governadores mais que dobraram a cobrança de ICMS sobre o litro de gasolina. Por que eles não zeram o imposto do gás de cozinha? O imposto federal do diesel eu zerei, era na casa de R$ 0,32 por litro", relembrou.

Senado votará projeto sobre ICMS ainda em junho

Por falar em ICSM, a Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o teto de 17% para o imposto sobre energia elétrica, combustíveis e gás natural.

Para diminuir resistências à medida, os deputados colocaram um gatilho temporário para compensar Estados e municípios quando a queda na arrecadação total do tributo for superior a 5%. Essa compensação será feita, se necessário, por meio do abatimento da dívida desses entes com a União.

Mas o texto ainda precisa ser aprovado no Senado Federal. De acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ele deverá ser votado ainda em junho.

Segundo Pacheco, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) será o relator da matéria e já tem um encontro marcado com os secretários de Fazenda estaduais na próxima terça-feira (31).

"Essa reunião se desdobrará. Pretendo receber os governadores para que possam externar suas posições. A expectativa é de no mês de junho a maioria do Senado se posicionar sobre esse projeto", prometeu Pacheco.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies