🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

IMPOSTO ZERO

Medidas do governo preservam a Petrobras (por enquanto), mas redução do preço dos combustíveis ainda depende da estatal; ação sobe

Mesmo depois dos subsídios anunciados ontem, o preço dos combustíveis na bomba pode subir se a Petrobras mantiver a atual política de reajustes

Montagem mostrando o logo da Petrobras (PETR3 e PETR4) entre os rostos do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Paulo Guedes - Imagem: Montagem Andrei Morais

O governo poupou a Petrobras (PETR4) e decidiu bancar a conta da ofensiva para tentar conter os preços dos combustíveis. O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem à noite a decisão de zerar os impostos federais sobre a gasolina, diesel, etanol e gás de cozinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo espera que a medida enfim reduza o valor que o consumidor paga ao encher o tanque. Mas para a queda nos preços ser sustentável provavelmente ainda terá de combinar com Petrobras.

Isso porque a estatal cobra hoje pela gasolina um valor 31% menor do que o das cotações internacionais do petróleo, de acordo com as estimativas do BTG Pactual. No caso do diesel, a defasagem está em 14%.

Isso significa que, mesmo depois dos subsídios anunciados ontem, o preço dos combustíveis na bomba pode ficar acima dos valores atuais se a Petrobras adotar a paridade internacional no curto prazo e promover um novo reajuste do combustível que sai das refinarias.

As medidas do governo e a Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevista coletiva ontem à noite para detalhar as medidas. O governo decidiu zerar a alíquota dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis — como PIS e Cofins, entre outros. Vale lembrar que, no caso do diesel, a alíquota dos impostos já foi zerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto ao ICMS, um tributo estadual, há um projeto de lei tramitando no Congresso para fixar a tarifa em 17%; o governo propõe, no entanto, uma ferramenta para baixar ainda mais essa alíquota. Caso algum governo estadual deseje baixar ainda mais o ICMS, a União criará um "mecanismo" para compensar a perda de arrecadação.

Leia Também

NA FRENTE DE PETR4 E VALE3

Ambev (ABEV3) desbanca gigantes como a ação mais negociada da B3 por um grupo de investidores; descubra qual

A BOLSA NA LUPA

Fundos estão baratos na bolsa? BTG vê janela de oportunidades após queda e indica em quais investir

Para o BTG, o saldo das medidas de ontem é positivo para a empresa, mas a pressão sobre a política de preços da estatal não deve ceder. “Acreditamos que a capacidade da Petrobras de ajustar nos preços no futuro próximo permanecerá limitada.”

De todo modo, as ações da Petrobras reagiram bem nesta terça-feira. Os papéis PETR4 encerraram o dia em alta de 1,19%. Leia também a nossa cobertura completa de mercados.

Outro problema que o governo precisa resolver é de onde vai tirar o dinheiro para bancar o subsídio aos combustíveis. A medida deve ter um impacto substancial sobre a inflação de curto prazo, que pode chegar a até dois pontos percentuais no IPCA, segundo a XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, a decisão deve criar um buraco fiscal que pode atingir R$ 100 bilhões até o final do ano, ainda de acordo com a corretora.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações ibovespa bolsa brasileira 23 de agosto de 2026 - 15:30
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 21 de agosto de 2026 - 19:33
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 21 de agosto de 2026 - 18:31
Ações da Hapvida (HAPV3) 21 de agosto de 2026 - 18:02
fundo incentivado de investimento em infraestrutura fi infra 21 de agosto de 2026 - 16:00

Conteúdo BTG Pactual

FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora

21 de agosto de 2026 - 16:00
Montagem traz um fundo de gráfico de ações em vermelho, a analista da Empiricus, Lais Costa, em primeiro plano; Luis Leal (da G5 Partners) do lado esquedo e Luis Stuhlberger do lado direito da imagem. Na parte inferior, a pergunta: Fim de uma era? 20 de agosto de 2026 - 19:02
bitcoin BTC energia 20 de agosto de 2026 - 10:40
desenvolvimento sustentável 20 de agosto de 2026 - 9:30
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar