Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-20T14:16:14-03:00
Empiricus
Bettina Responde

Tudo que você precisa saber sobre reserva de emergência

Como montar essa fatia da carteira que é tão importante? No novo Bettina Responde, a expert da Empiricus vai tirar suas dúvidas sobre o tema

20 de julho de 2021
14:16

Reserva de emergência: e aí, você já tem a sua ou está a ver navios? 

Ter uma graninha guardada para um caso de emergência é essencial para ter estabilidade financeira e, claro, liquidez para usar na sua carteira de ações. 

E não é pensando somente que uma situação negativa pode ocorrer! É necessário ser precavido.

Hoje, a Bettina Rudolph, da Empiricus, vai te explicar detalhadamente o que você precisa saber para você montar a sua com eficiência.. Vamos conferir?

Primeiro, a definição de reserva de emergência é ter esse montante em algum local que você possa retirar esse dinheiro com segurança e liquidez, de forma rápida. Afinal, não se pode demorar para resolver uma situação adversa ou para lidar com algum evento fora dos planos.

Um número bom para você ter na sua reserva é um montante entre 3x e 12x o seu custo de vida mensal, sendo 6x uma média. É com esse dinheiro que você pode se manter por alguns meses se perder o seu emprego, por exemplo. Esse valor é o ideal para te auxiliar nas contas de casa caso haja algum imprevisto pessoal.

Em relação a essa fatia da carteira, nada de ações! Elas podem fazer seu dinheiro render mais? Sim. Mas também possuem alta volatilidade, sendo que do dia para a noite podem perder um poder de compra que você necessitaria para aquele momento.

Então, onde deixar esse dinheiro disponível para a eventual emergência? Muitas pessoas logo pensam em deixá-lo na conta do banco, já que ali elas possuem disponibilidade imediata. Mas ali, existem dois problemas: você não possui rendimento, além de poder facilmente gastá-lo.

O caminho certo é ter algumas aplicações de renda fixa. Neste vídeo, a Bettina, expert da Empiricus, dá as orientações.

Se quiser saber mais, então é só dar o play aí em cima em mais um #BettinaResponde

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Garantindo a oferta

Crescem ofertas de ações com reserva antecipada

As ancoragens normalmente conseguem atrair mais investidores, numa espécie de chancela prévia, com potencial impacto positivo no preço da ação.

alto escalão

Fleury: CFO Fernando Leão renuncia ao cargo e será substituído por José Filippo

O Fleury informou que os dois executivos trabalharão juntos em um processo de transição estruturado que se terminará em dia 31 de agosto.

brumadinho

Sindicato recorre e indenização da Vale pode chegar a R$ 3 mi a cada morto em MG

Em nota, a Vale reiterou que está comprometida em indenizar as famílias das vítimas da tragédia de Brumadinho de “forma rápida e responsável”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies