🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Giulia Lima Arduin
Crise energética global

Crise energética global: entenda o que pode mudar nos seus investimentos

Como o atual momento de escassez mundial pode acabar afetando seus investimentos? Esse é o assunto que o analista Matheus Spiess explica no vídeo de hoje

O mundo está passando por uma grande crise energética. E o assunto é extremamente delicado, pois envolve aspectos complexos. Na transição para energia limpa, nos encontramos hoje em um cenário de escassez. Os reflexos da falta de energia já podem ser sentidos no bolso, mas eles podem afetar seus investimentos?

No vídeo de hoje, o analista Matheus Spiess, da Empiricus, vai te explicar os motivos que estão causando toda a alta de preços e apagões ao redor do globo. Confere só:

Os desafios do crescimento 

O racionamento de energia já é um tema que possuímos certa familiaridade, seja de forma direta ou indireta. No Brasil, um período assim já ocorreu no início dos anos 2000, e agora, com a nova tarifa vermelha nas contas de luz, muitos já o fazem com medo dos altos valores no fim do mês.

No entanto, globalmente vive-se uma crise sem precedentes. Além das sequelas causadas pela pandemia, alguns dos maiores players veem uma escassez que leva ao aumento de preços no mercado. Na China, por exemplo, a falta do carvão já está deixando diversas províncias em racionamento, com o risco de não haver energia suficiente para o inverno.

E esta falta de energia no país asiático não prejudica apenas a sua população: na verdade, o resto do mundo é afetado. A China é uma das maiores potências e economias, logo, uma desaceleração grande de sua economia pode significar um impacto negativo para países menores e parceiros comerciais. 

O conceito de inflação verde e a demanda ‘marrom’ 

E por conta dos fatores anteriores, entra em cena um conceito que, até então, havia ficado de lado: a inflação verde. Com a transição para a matriz energética mais limpa, está havendo um desajuste. A oferta de petróleo diminuiu, além do investimento em combustíveis fósseis nos últimos anos.No entanto, esqueceu-se um fator primordial: a geração de energia ainda é muito dependente destes. 

Ainda que na tentativa de usar mais produtos verdes, onde se injetou mais dinheiro ultimamente, viu-se que não era possível depender apenas deles. Logo, gerou-se uma inflação ‘verde’. 

A corrida compensatória para não precisar usar das fontes não renováveis criou um boom pelos produtos chamados ‘marrons’ (que emitem carbono), que eram necessários para sua produção. 

E justamente seguindo a ‘pegada verde’, as empresas e produtos com a abordagem ESG acabaram se tornando mais visadas, em um esforço para tentar consertar os danos da shortage de energia. No entanto, essa grande alta dá uma vantagem para a ‘velha economia’: os componentes de origem fóssil acabam por se tornar mais baratos, por serem menos visados.

Como se proteger frente à uma crise energética global?

Os países precisam passar por um momento de alta de juros curtos, para reequilibrar sua economia, já que houve uma política muito apressada e voltada para a sustentabilidade. 

Ainda, o momento ocorrido na pandemia foi de uma taxa de juros relativamente baixa, visando estimular o consumo e trazer mais liquidez para sua economia. Agora, a situação se tornou insustentável, e é necessário conter os danos que foram causados por essa corrida desenfreada.

Com isso, há por exemplo a rotation trade. Fazer a rotação dos investimentos para teses de companhias onde o fluxo de caixa está no presente, não se prejudicando pelas possíveis mudanças econômicas do futuro, que podem impactar em seus ganhos.

Os investimentos na velha economia (as commodities que foram deixadas de lado) também trazem viabilidade aos investimentos enquanto não há uma consolidação exata da ‘pegada verde’.

E aí, deu pra entender o que é que está rolando no globo e como se posicionar para se proteger disso? Se quiser conferir a explicação completa, é só dar o play no vídeo aí em cima, que o analista Matheus Spiess dá todos os detalhes. 

Compartilhe

DÊ O PLAY

Qual o futuro das big techs após a crise no Facebook? E o Bitcoin, voltou para ficar? Os analistas do Seleção Empiricus respondem

10 de fevereiro de 2022 - 14:19

O Seleção Empiricus desta semana também discutiu o início da temporada de balanços do quarto trimestre e trouxe três recomendações de investimento

DÊ O PLAY

As small caps renasceram das cinzas — e o Seleção Empiricus te diz como aproveitar as boas oportunidades entre essas ações

3 de fevereiro de 2022 - 16:10

Os especialistas do Seleção Empiricus discutiram o imbróglio entre a CVM e a indústria de FIIs e falaram do bom momento das small caps

Conteúdo Empiricus

Nubank com potencial de queda de 70%: saiba porque a operação short é recomendada por analistas

31 de janeiro de 2022 - 17:41

O IPO do Nubank atraiu as atenções dos investidores no final do ano passado, mas a recomendação dos analistas da Empiricus já é de venda. Entenda os fatores que motivam a recomendação de short.

VÍDEO

Confuso com o desempenho da bolsa e do bitcoin? O Seleção Empiricus te ajuda a entender o mercado em 2022

13 de janeiro de 2022 - 13:35

A perspectiva de alta de juros nos EUA afetou os mercados como um todo. O Seleção Empiricus discutiu o cenário de investimentos tendo esse panorama em mente

Conteúdo Empiricus

Previdência privada: entenda o que é e as vantagens

23 de dezembro de 2021 - 16:14

Fundos de aposentadoria privada podem ser ótimas opções para aqueles que buscam retornos futuros; fique por dentro

VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

2 de dezembro de 2021 - 10:04

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies