Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-26T17:31:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
PETRÓLEO

Alta nos preços da gasolina indicam momento para investir em petróleo?

Analista avalia o cenário intrincado da oferta de petróleo no mundo, que afeta os preços da commodity

26 de outubro de 2021
17:31

Nos últimos meses, o brasileiro tem sentido o peso no bolso ao abastecer o tanque dos veículos. São vários os fatores que têm puxado o preço da gasolina para cima. De maneira simplificada, o que podemos dizer é que  as commodities seguem a lei de mercado e, diante da redução na oferta e aumento na demanda, os preços sobem.

Para entender mais sobre a situação atual, o analista da Empiricus Ruy Hungria gravou um vídeo detalhando a relação da oferta e demanda do petróleo.

Confira se vale a pena ter petróleo na carteira de investimentos.

Oferta reduzida

A redução de oferta do petróleo não é algo novo. Desde o início da pandemia, muitas companhias petrolíferas tiveram sua produção interrompida. Em um cenário de instabilidade, os preços da commodity caíram pela redução da demanda durante a quarentena. Assim, o preço era negociado abaixo do breakeven, ou seja, a cotação do barril do petróleo chegou a ser menor do que os custos de determinadas companhias. Dessa forma, para muitas deixou de valer a pena trabalhar com o petróleo e as portas dessa produção foram fechadas, gerando ainda mais queda da oferta. 

Na tentativa de equilibrar essa situação, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) cortou a produção, reduzindo ainda mais a oferta. 

Nos meses seguintes, com  a atenção do mercado voltando-se para as metas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), muitos governos passaram a restringir a produção de petróleo. Por consequência, muitas empresas têm deixado de investir em projetos de exploração, pois enxergam que não serão tão rentáveis no longo prazo.

Para finalizar, os problemas ambientais enfrentados, como furacões nos Estados Unidos, acabaram paralisando temporariamente algumas produções. 

Aumento de demanda

Do outro lado da balança, a demanda pelo petróleo tem crescido mais do que estava previsto. A aceleração da vacinação contra a Covid-19 possibilitou a reabertura da economia . Com grande parte da população retornando para o trabalho, a demanda de combustíveis aumentou. 

Além disso, é estimulado o consumo para que haja uma retomada nas empresas ainda maior depois de tantos meses paradas. 

Soma-se a esse quadro as dificuldades climáticas enfrentadas em todo o mundo: no Brasil, a falta de chuvas; no Reino Unido, a ausência de ventos para geração de energia eólica; e no Hemisfério Norte como um todo, a aproximação de um inverno muito mais rigoroso do que os anteriores. Tudo isso ocasiona uma necessidade ainda maior de combustíveis para geração de energia termelétrica. 

Esse desequilíbrio de queda de oferta e subida da demanda tem levado o preço do petróleo para patamares muito elevados. Porém, a produção de mais combustível despende muitos recursos e leva anos.

Nessa situação, ter petróleo na carteira pode ser benéfico e Ruy Hungria faz alguns comentários acerca das ações da Petrobras (PETR4) e do Fundo Vitreo Petróleo, que reúne vários ativos associados à commodity.

Está interessado em aprender mais sobre como investir em ações e estar comprado nas melhores empresas? Baixe já o Superapp da Empiricus, disponível na App Store e Google Play) e confira conteúdos gratuitos sobre investimentos e educação financeira.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies