🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Empiricus

Previdência privada: entenda o que é e as vantagens

Fundos de aposentadoria privada podem ser ótimas opções para aqueles que buscam retornos futuros; fique por dentro

Fim de ano à porta e você já deve estar traçando os seus planos de investimentos para 2022. Mas você sabia que ainda pode buscar ganhos futuros aportando em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) nesta reta final de 2021?

Você já deve ter entendido que o vídeo a seguir trata de previdência privada.

Isso mesmo, aquela que é a previdência para autônomos — sejam eles os investidores, empreendedores ou profissionais liberais — e para os contribuintes do INSS que buscam complementar a aposentadoria no futuro.

Mas o que não te contaram é que a Receita Federal dará um “Cashback” oficial para aqueles que fizerem uma previdência privada do tipo PGBL.

Como? Com o abatimento do valor aportado em algum fundo de previdência desse tipo sobre o valor do IR (Imposto de Renda). Isso significa que ao aplicar uma parte de seus ganhos em um plano de previdência PGBL, você tem garantido a restituição desse valor na hora da declaração do IR. 

Mas atenção, pois o limite da dedução no IR, segundo regra da Receita Federal no PGBL, é de até 12% sobre a sua renda tributável anualmente. Ou seja, se você ganha R$ 100 mil ao ano, poderá deduzir do imposto R$ 12 mil ou reavê-los em forma de restituição na hora da declaração do IR. 

Além disso, os brasileiros adeptos desse tipo de previdência tem que atender alguns quesitos: optar pelo modelo de declaração completa do IR e ser contribuinte do INSS.

Diferentemente do VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) que não conta com esse benefício fiscal, já que a declaração do IR é sobre o valor total recebido anualmente. Em outras palavras, ele é indicado para os brasileiros que fazem a declaração simplificada do imposto de renda.

Tributação regressiva e progressiva: Como escolher?

O brasileiro que optar pela previdência privada também terá que lidar com a escolha do regime de tributação conforme o seu perfil. No caso, existem dois modelos: o regressivo e a progressivo

No primeiro, o valor da alíquota do IR diminui conforme o tempo entre a data da contribuição e a data do resgate. Sendo calculada inicialmente em 35% e diminuindo a cada 2 anos em 5%. Ou seja, em 10 anos, você poderá pagar até 10% no imposto de renda.

No segundo, a tributação varia de 0% a 27,5% conforme o valor da contribuição na previdência privada. Ela é descontada mensalmente na sua folha salarial e, além disso, no futuro, quando você for resgatar o seu plano de previdência, a tabela vigente incidirá sobre o valor do resgate. 

Agora fica a dúvida: Todos podem optar pelo fundo de previdência privada?

Embora possa parecer que o fundo de previdência privada é sinônimo de investimento de autônomos e contribuintes do INSS, tenha a certeza que a previdência privada é para todos os perfis e idades.

Essa reserva é indicada para aqueles que têm planos futuros e que buscam um complemento à aposentadoria pública. 

Por isso, confira o vídeo, além de entender melhor o que é previdência privada, será disponibilizado um bônus: uma planilha para você simular e ver o melhor modelo de declaração de imposto de renda. Assim, você saberá qual a aposentadoria privada que mais combina com o seu perfil.

Compartilhe

DÊ O PLAY

Qual o futuro das big techs após a crise no Facebook? E o Bitcoin, voltou para ficar? Os analistas do Seleção Empiricus respondem

10 de fevereiro de 2022 - 14:19

O Seleção Empiricus desta semana também discutiu o início da temporada de balanços do quarto trimestre e trouxe três recomendações de investimento

DÊ O PLAY

As small caps renasceram das cinzas — e o Seleção Empiricus te diz como aproveitar as boas oportunidades entre essas ações

3 de fevereiro de 2022 - 16:10

Os especialistas do Seleção Empiricus discutiram o imbróglio entre a CVM e a indústria de FIIs e falaram do bom momento das small caps

Conteúdo Empiricus

Nubank com potencial de queda de 70%: saiba porque a operação short é recomendada por analistas

31 de janeiro de 2022 - 17:41

O IPO do Nubank atraiu as atenções dos investidores no final do ano passado, mas a recomendação dos analistas da Empiricus já é de venda. Entenda os fatores que motivam a recomendação de short.

VÍDEO

Confuso com o desempenho da bolsa e do bitcoin? O Seleção Empiricus te ajuda a entender o mercado em 2022

13 de janeiro de 2022 - 13:35

A perspectiva de alta de juros nos EUA afetou os mercados como um todo. O Seleção Empiricus discutiu o cenário de investimentos tendo esse panorama em mente

VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

2 de dezembro de 2021 - 10:04

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

VÍDEO

O Magazine Luiza (MGLU3) já caiu 65% no ano. Mas, para os analistas do Seleção Empiricus, ele ainda é melhor que a Via (VIIA3)

25 de novembro de 2021 - 5:42

No Seleção Empiricus, os analistas debateram a queda do e-commerce e opinaram sobre a briga entre Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies