🔴 AS BIG TECHS ESTÃO ‘SUGANDO’ DINHEIRO DA BOLSA BRASILEIRA? – VEJA COMO SE PROTEGER

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2 de dezembro de 2021
10:04 - atualizado às 11:35
Fundos imobiliários (FIIs) funcionam como outros fundos de investimento, porém, os gestores administram carteiras com ativos do setor imobiliário. Então, são veículos que facilitam a vida dos investidores que queiram lucrar nesse mercado.

A partir da captação de recursos dos investidores, a gestora adquire novos empreendimentos urbanos ou rurais, já construídos ou em processo de construção, bem como, títulos de crédito imobiliário.

O setor vinha em expansão antes da pandemia, mas com o início e a continuidade da emergência sanitária, esse mercado experimentou um período turbulento e ainda é rodeado de incertezas.

Pensando nisso, Caio Araújo, analista responsável por FIIs da Empiricus, lista 5 dicas essenciais para os iniciantes nesse tipo de investimento. Confira:

Diversifique

O investimento FIIs salta aos olhos, pois se trata de um investimento com preço baixo de compra. Para se ter uma ideia, com R$ 100 você já consegue comprar uma cota de um fundo na bolsa de valores.

Mas atenção, pois assim como todos os investimentos, a dica de ouro sempre será a diversificação da sua carteira. O objetivo, como explica Caio, é a diluição de riscos e a possibilidade de maior retorno.

Portanto, ter uma carteira de FIIs que conte com títulos imobiliários e fundos de “tijolos” é uma excelente alternativa quando se pensa na volatilidade do mercado.

Prepare-se

A ideia é genérica, mas essencial. Você deve entender no que está alocando os seus recursos e se isso é alinhado ao seu perfil e objetivos. Entrar nesse mercado pensando apenas no retorno, sem olhar para as características dos ativos de imóveis é um erro.

Como pontua Araújo, você deve estar alinhado com a forma de administração da gestora e ciente de que o mercado é cíclico, ou seja, depende de fatores externos como a valorização dos aluguéis.

Não tenha pressa 

Aqui vale o destaque que os proventos são mensais e, em alguns casos, isentos de imposto de renda.

Contudo, ao investir em FIIS, você deve fazer uma análise criteriosa e evitar generalizações do tipo “vou comprar esse ativo, visto que no último mês o fundo pagou bastante”.

A ideia é focar no longo prazo e entender a proposta do fundo, verificar o track record dos gestores sobre seus segmentos de atuação, custos, pagamento de dividendos, entre outros dados importantes.

Reinvista os proventos

Outra dica simples é: se possível, reinvista os seus dividendos. Aqui você pode ganhar com os juros compostos e transformar esse lucro passivo em lucro ativo. Ou seja, você coloca o seu dinheiro para trabalhar para você.

Acompanhe a gestão

Por último, acompanhe mensalmente as movimentações da gestão dos fundos que você investiu, através dos relatórios que são divulgados.

Deixar de lado os cuidados com o seu dinheiro é uma péssima aposta. Ter em mente o preço final do fundo e por que ocorrem pagamentos maiores e outros menores em um dado período é essencial para a segurança do seu patrimônio.

Compartilhe

DÊ O PLAY

Qual o futuro das big techs após a crise no Facebook? E o Bitcoin, voltou para ficar? Os analistas do Seleção Empiricus respondem

10 de fevereiro de 2022 - 14:19

O Seleção Empiricus desta semana também discutiu o início da temporada de balanços do quarto trimestre e trouxe três recomendações de investimento

DÊ O PLAY

As small caps renasceram das cinzas — e o Seleção Empiricus te diz como aproveitar as boas oportunidades entre essas ações

3 de fevereiro de 2022 - 16:10

Os especialistas do Seleção Empiricus discutiram o imbróglio entre a CVM e a indústria de FIIs e falaram do bom momento das small caps

Conteúdo Empiricus

Nubank com potencial de queda de 70%: saiba porque a operação short é recomendada por analistas

31 de janeiro de 2022 - 17:41

O IPO do Nubank atraiu as atenções dos investidores no final do ano passado, mas a recomendação dos analistas da Empiricus já é de venda. Entenda os fatores que motivam a recomendação de short.

VÍDEO

Confuso com o desempenho da bolsa e do bitcoin? O Seleção Empiricus te ajuda a entender o mercado em 2022

13 de janeiro de 2022 - 13:35

A perspectiva de alta de juros nos EUA afetou os mercados como um todo. O Seleção Empiricus discutiu o cenário de investimentos tendo esse panorama em mente

Conteúdo Empiricus

Previdência privada: entenda o que é e as vantagens

23 de dezembro de 2021 - 16:14

Fundos de aposentadoria privada podem ser ótimas opções para aqueles que buscam retornos futuros; fique por dentro

VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

VÍDEO

O Magazine Luiza (MGLU3) já caiu 65% no ano. Mas, para os analistas do Seleção Empiricus, ele ainda é melhor que a Via (VIIA3)

25 de novembro de 2021 - 5:42

No Seleção Empiricus, os analistas debateram a queda do e-commerce e opinaram sobre a briga entre Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar