O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2021-12-02T11:35:33-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

2 de dezembro de 2021
10:04 - atualizado às 11:35
Fundos imobiliários (FIIs) funcionam como outros fundos de investimento, porém, os gestores administram carteiras com ativos do setor imobiliário. Então, são veículos que facilitam a vida dos investidores que queiram lucrar nesse mercado.

A partir da captação de recursos dos investidores, a gestora adquire novos empreendimentos urbanos ou rurais, já construídos ou em processo de construção, bem como, títulos de crédito imobiliário.

O setor vinha em expansão antes da pandemia, mas com o início e a continuidade da emergência sanitária, esse mercado experimentou um período turbulento e ainda é rodeado de incertezas.

Pensando nisso, Caio Araújo, analista responsável por FIIs da Empiricus, lista 5 dicas essenciais para os iniciantes nesse tipo de investimento. Confira:

Diversifique

O investimento FIIs salta aos olhos, pois se trata de um investimento com preço baixo de compra. Para se ter uma ideia, com R$ 100 você já consegue comprar uma cota de um fundo na bolsa de valores.

Mas atenção, pois assim como todos os investimentos, a dica de ouro sempre será a diversificação da sua carteira. O objetivo, como explica Caio, é a diluição de riscos e a possibilidade de maior retorno.

Portanto, ter uma carteira de FIIs que conte com títulos imobiliários e fundos de “tijolos” é uma excelente alternativa quando se pensa na volatilidade do mercado.

Prepare-se

A ideia é genérica, mas essencial. Você deve entender no que está alocando os seus recursos e se isso é alinhado ao seu perfil e objetivos. Entrar nesse mercado pensando apenas no retorno, sem olhar para as características dos ativos de imóveis é um erro.

Como pontua Araújo, você deve estar alinhado com a forma de administração da gestora e ciente de que o mercado é cíclico, ou seja, depende de fatores externos como a valorização dos aluguéis.

Não tenha pressa 

Aqui vale o destaque que os proventos são mensais e, em alguns casos, isentos de imposto de renda.

Contudo, ao investir em FIIS, você deve fazer uma análise criteriosa e evitar generalizações do tipo “vou comprar esse ativo, visto que no último mês o fundo pagou bastante”.

A ideia é focar no longo prazo e entender a proposta do fundo, verificar o track record dos gestores sobre seus segmentos de atuação, custos, pagamento de dividendos, entre outros dados importantes.

Reinvista os proventos

Outra dica simples é: se possível, reinvista os seus dividendos. Aqui você pode ganhar com os juros compostos e transformar esse lucro passivo em lucro ativo. Ou seja, você coloca o seu dinheiro para trabalhar para você.

Acompanhe a gestão

Por último, acompanhe mensalmente as movimentações da gestão dos fundos que você investiu, através dos relatórios que são divulgados.

Deixar de lado os cuidados com o seu dinheiro é uma péssima aposta. Ter em mente o preço final do fundo e por que ocorrem pagamentos maiores e outros menores em um dado período é essencial para a segurança do seu patrimônio.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

PORTFÓLIO DE BILHÕES

Aposta contra a Apple (AAPL34)? Veja as mudanças que Warren Buffett, Michael Burry e investidores de elite fizeram nas carteiras

Esses pesos-pesados do mercado financeiros tomaram decisões surpreendentes no primeiro trimestre; confira as mudanças mais significativas que eles fizeram no período

DO BRASIL PRO MUNDO

Guedes tem encontro com Escobari, da General Atlantic, e vai a jantar do BTG; confira a agenda do ministro em Davos

O banqueiro André Esteves, que em abril voltou ao comando do conselho do BTG Pactual, está participando do evento na Suíça

UMA TECH ATRAENTE

É hora da Locaweb? Saiba por que o Deutsche Bank vê ponto de entrada para as ações LWSA3

Banco alemão atualizou a recomendação para a empresa de neutra para compra e vê potencial de valorização de mais de 50% para os papéis

O QUE VEM POR AÍ

Ata do Fed e IPCA-15: confira a agenda de indicadores da semana aqui e lá fora

Nos Estados Unidos, a segunda prévia do PIB no primeiro trimestre também é destaque; na Europa, o PIB da Alemanha é o principal dado

CAMINHO DO MEIO

Menor rejeição e apoio interno no MDB dão vantagem a Simone Tebet; veja os rumos da senadora da terceira via

Maior desafio, segundo marqueteiros, é torná-la popular: 46% do eleitorado desconhece Simone Tebet, segundo pesquisas recentes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies