🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Chama o Max!

Como ter renda extra através de ações? Max Bohm explica os diferentes tipos de proventos!

Já pensou viver de renda? É o sonho de muitos brasileiros. Max Bohm, analista da Empiricus, explica quais são os diferentes tipos de proventos recebidos por um acionista. Confira agora!

Imagina viver com renda extra pingando na sua conta periodicamente? É o que muitos brasileiros desejam. 

Fique sabendo que para quem investe em algumas ações, essa é uma felicidade quase constante. O motivo disso é simples: proventos. 

Max Bohm, analista da Empiricus, descomplica o assunto para você. Saiba agora tudo sobre o assunto e como receber essa grana extra em sua conta.

O que são proventos?

Os proventos são uma remuneração para quem é acionista de alguma empresa ou cotista de algum fundo imobiliário negociado na Bolsa de Valores. Trata-se de um estímulo oferecido aos acionistas para que continuem investindo no ativo.

Esse valor vem do lucro da companhia. Por isso, a empresa somente distribuirá proventos caso obtenha algum lucro.

Os proventos não seguem um cronograma fixo. O pagamento varia por empresa, podendo ser feito mensalmente, semestralmente e até anualmente. Mas quanto maior e mais consolidada é a empresa, maior tende a ser o pagamento de proventos em geral.

Convido você a conhecer a série da Empiricus, As Melhores Ações da Bolsa, onde o próprio Max Bohm analisa e sugere ações que costumam pagar excelentes proventos de diversos tipos.

Mas importante dizer que existem diferentes formas de uma empresa remunerar os acionistas, podendo se dividir na forma em que o investidor é remunerado:

Dinheiro direto na conta

Esses são pagos diretamente na conta da corretora do investidor. O investidor recebe em renda líquida e pode escolher reinvestir ou usar como desejar. Entre eles, existem dois principais:

Dividendos

Um dos mais conhecidos pelos investidores. Os dividendos estão entre os proventos pagos em dinheiro. Eles são recebidos diretamente na conta da sua corretora.

A empresa pagadora pré-estabelece em seu estatuto qual a porcentagem que irá pagar de dividendos. A porcentagem definida representa quanto do lucro líquido anual da empresa vai ser destinado aos acionistas.

Normalmente, as empresas que têm muito crescimento, precisam de caixa, pois costumam reinvestir grande parte de seu lucro nelas mesmas. Por isso, são as que pagam uma porcentagem mais baixa, próxima da faixa obrigatória por lei, de 25%

As grandes empresas geradoras consistentes de caixa costumam pagar polpudos dividendos. Algumas dessas empresas são as sugeridas na série As Melhores Ações da Bolsa.

Os fundos imobiliários são um tipo de investimentos conhecidos por pagar bastante dividendos. Pela legislação os FIIs precisam pagar aos seus cotistas o máximo possível de seu lucro. Neste caso, os dividendos são isentos de imposto de renda

Juros sobre capital próprio (JCP)

São juros pagos pelos empréstimos de recursos dos sócios. Basicamente, a empresa considera o acionista como um credor e remunera essa “dívida” com uma taxa de juros.

Essa taxa é calculada pela multiplicação do patrimônio líquido com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O resultado da conta delimita o máximo que a empresa pode distribuir de JCP.

Outro diferencial é que essa forma de provento garante um benefício fiscal para a empresa. O JPC é descontado do lucro operacional, antes do lucro líquido.

Por esse motivo, esse valor pode ser contabilizado como despesa financeira e é deduzido do Imposto de Renda da empresa pagante. 

O dinheiro também direto em sua conta. Esse provento não é isento de Imposto de Renda, entretanto é pago na fonte, ou seja, o dinheiro já cai líquido do imposto de renda.

A nova reforma tributária também está prevendo o fim do JPC. Algo que pode fazer com que haja mais reinvestimentos por parte das empresas.

Dinheiro em forma de ações

Esse tipo de provento é pago pelas empresas em forma de ações, ou seja, é uma recompensa por investir em que é concedida mais ativos dela mesmo.

Direito de subscrição

Acontece quando a empresa emite novas ações e presenteia os acionistas com o direito de comprá-las antes. Muitas vezes por um preço abaixo do valor de mercado.

É possível negociar esse direito na Bolsa. A razão disso, é que o provento em si seria esse “privilégio” dos acionistas perante os demais investidores que não possuem ação daquela empresa em específico.

Dependendo da ocasião é interessante exercer esse direito de compra e aumentar o aporte naquela empresa.

Bonificação

Nesse caso a empresa também emite novas ações, mas, diferente do direito de subscrição, o acionista recebe a ação e não o direito de compra-lá.

Essas ações podem ser negociadas na Bolsa, e também podem ser mantidas. Dependendo apenas da decisão do acionista que recebeu.

Convido você a começar a receber esses diferentes tipos de proventos, agora na prática.

Na série da Empiricus, As Melhores Ações da Bolsa, o analista Max Bohm tem o objetivo de recomendar as ações com maior potencial de valorização.

O foco da série são empresas maiores, portanto a porcentagem de pagamento dessas rendas extras aos acionistas costumam ser maiores. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

DÊ O PLAY

Qual o futuro das big techs após a crise no Facebook? E o Bitcoin, voltou para ficar? Os analistas do Seleção Empiricus respondem

10 de fevereiro de 2022 - 14:19

O Seleção Empiricus desta semana também discutiu o início da temporada de balanços do quarto trimestre e trouxe três recomendações de investimento

DÊ O PLAY

As small caps renasceram das cinzas — e o Seleção Empiricus te diz como aproveitar as boas oportunidades entre essas ações

3 de fevereiro de 2022 - 16:10

Os especialistas do Seleção Empiricus discutiram o imbróglio entre a CVM e a indústria de FIIs e falaram do bom momento das small caps

Conteúdo Empiricus

Nubank com potencial de queda de 70%: saiba porque a operação short é recomendada por analistas

31 de janeiro de 2022 - 17:41

O IPO do Nubank atraiu as atenções dos investidores no final do ano passado, mas a recomendação dos analistas da Empiricus já é de venda. Entenda os fatores que motivam a recomendação de short.

VÍDEO

Confuso com o desempenho da bolsa e do bitcoin? O Seleção Empiricus te ajuda a entender o mercado em 2022

13 de janeiro de 2022 - 13:35

A perspectiva de alta de juros nos EUA afetou os mercados como um todo. O Seleção Empiricus discutiu o cenário de investimentos tendo esse panorama em mente

Conteúdo Empiricus

Previdência privada: entenda o que é e as vantagens

23 de dezembro de 2021 - 16:14

Fundos de aposentadoria privada podem ser ótimas opções para aqueles que buscam retornos futuros; fique por dentro

VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

2 de dezembro de 2021 - 10:04

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies