Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-01-06T18:48:41-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Altas e baixas

Petrobras, BR Distribuidora, Hapvida, Azul e Gol: os destaques do Ibovespa nesta segunda-feira

A escalada nos preços do petróleo dá forças às ações da Petrobras, mas afeta negativamente os papéis de Azul e Gol. Hapvida e BR Distribuidora também estão entre os destaques do dia

6 de janeiro de 2020
15:35 - atualizado às 18:48
Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
Imagem: Shutterstock

Em meio às tensões geopolíticas no exterior e ao intenso noticiário corporativo neste início de ano, alguns papéis do Ibovespa apresentaram movimentações expressivas nesta segunda-feira (6). Por um lado, as ações da Petrobras subiram, mas, por outro, os papéis da BR Distribuidora, Hapvida, Azul e Gol fecharam em baixa.

Entre os destaques positivos da sessão, Petrobras ON (PETR3) subiu 3,25% e Petrobras PN (PETR4) avançou 1,18% — as ações da estatal recuperaram-se das perdas registradas na última sexta, quando fecharam o pregão nas mínimas do dia.

Esse movimento positivo teve como gatilho a onda de valorização do petróleo no exterior: a commodity passou por fortes altas nos últimos dias, na esteira das tensões crescentes entre Estados Unidos e Irã.

Sem saber quais serão os desdobramentos da morte do general iraniano Qassim Suleimani após um ataque aéreo dos EUA, o mercado tem optado por assumir uma postura mais defensiva. A possibilidade de uma escalada bélica no Oriente Médio assusta os investidores e faz o petróleo disparar, já que a região é a principal produtora da commodity no mundo.

Mas, apesar da valorização do petróleo, os agentes financeiros ainda mostram preocupação em relação à Petrobras, uma vez que a política de preços da estatal volta aos holofotes — a disparada na commodity, afinal, pode impactar o valor dos combustíveis.

O presidente Jair Bolsonaro declarou estar atento à movimentação da commodity e deu a entender que será necessário adotar algum mecanismo para compensar uma eventual alta nos preços dos combustíveis — uma fala que não foi bem recebida pelos mercados.

Mas, enquanto uma posição oficial por parte da empresa ainda não é conhecida, os investidores optam por se ater à valorização da commodity, o que desencadeia um movimento positivo nas cotações dos papéis.

Vai vender?

Por outro lado, as ações ON da BR Distribuidora (BRDT3) caíram 5,01% e apresentaram o pior desempenho do índice. Durante o fim de semana, o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, afirmou em seu blog que a Petrobras pretende vender sua participação na companhia ainda no primeiro trimestre deste ano. Atualmente, a estatal possui 37,5% da empresa.

Compra cancelada

Uma das estreantes do Ibovespa, Hapvida ON (HAPV3) caiu 3,12% e também apareceu entre as maiores perdas do índice após o cancelamento da compra da carteira de clientes da Agemed Saúde, fechada no início do mês — a operação foi barrada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De olho nos custos

Gol PN (GOLL4) e Azul PN (AZUL4) despontaram no lado negativo do Ibovespa, com perdas de 4,60% e 3,10%, respectivamente. Ao contrário da Petrobras, os papéis dessas empresas são prejudicados pelo aumento na cotação do petróleo.

As oscilações da commodity interferem diretamente na linha de custos das companhias aéreas, uma vez que o petróleo é um dos componentes do combustível de aviação. Assim, uma disparada no produto implica num aumento dos gastos — o que afeta o balanço dessas empresas.

Top 5

Confira as cinco ações de melhor desempenho do Ibovespa nesta segunda-feira:

  • Braskem PNA (BRKM5): +5,20%
  • Qualicorp ON (QUAL3): +4,10%
  • Petrobras ON (PETR3): +3,25%
  • Fleury ON (FLRY3): +2,96%
  • Yduqs ON (YDUQ3): +1,92%

Veja também as cinco maiores quedas do índice:

  • BR Distribuidora ON (BRDT3): -5,01%
  • Gol PN (GOLL4): -4,60%
  • Carrefour Brasil ON (CRFB3): -4,36%
  • NotreDame Intermédica ON (GNDI3): -4,12%
  • Smiles ON (SMLS3): -3,27%
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

PROVENTO EM DÓLAR

Aura Minerals (AURA33) anuncia dividendos e programa de recompra de BDRs — veja o que muda para os acionistas

O pagamento chegará bem a tempo para o Natal dos investidores nacionais, mas para ter direito é preciso possuir os ativos em 9 de dezembro

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa perto de perder os 100 mil pontos, Petrobras na mira de Paulo Guedes e outros destaques do dia

A dinâmica dos mercados globais nos últimos dias lembra muito os primeiros momentos de incerteza que marcaram o início da pandemia do coronavírus, no início de 2020. A covid-19 não é mais uma doença desconhecida e as vacinas já estão disponíveis no mercado, mas a desigualdade na distribuição de imunizantes e a recusa de muitos […]

FECHAMENTO DO DIA

Racha no Senado e chegada de ômicron aos Estados Unidos levam o Ibovespa a renovar as mínimas do ano (mais uma vez); dólar sobe

Embora o dia tenha começado positivo para o Ibovespa e as demais bolsas globais, a variante ômicron e a dificuldade de aprovar a PEC dos precatórios azedaram os negócios

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

RECEITAS EM ALTA

Acredite se quiser! Governo pode ter primeiro superávit primário desde 2013 ainda neste ano

A notícia surpreende num momento em que um dos maiores temores do mercado financeiro é justamente o descontrole das contas públicas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies