Gestora Legacy está comprada em ouro e vem aumentando posição em ações americanas
Em carta, gestora diz que acredita que economia americana é a mais apta a se recuperar da crise com rapidez; ouro é alternativa em meio a deterioração fiscal e monetária das moedas

Em carta aos cotistas divulgada ontem (2), a gestora de multimercados Legacy disse estar apostando na queda de juros no Brasil e no México no curto prazo, além de estar comprada em ouro e, "de forma paciente e cuidadosa", estar aumentando progressivamente a posição comprada em ações americanas.
"Por suas características de adaptabilidade, robustez e dinâmica, enxergamos a economia dos EUA como sendo a mais apta a recuperar-se com rapidez após este episódio", justifica a gestora.
A Legacy projeta que o PIB brasileiro deve cair 4% em 2020, e que a inflação deve chegar a 1% no fim do ano, havendo ainda espaço para novos cortes de juros por parte do Banco Central.
"Existe ainda muita incerteza com respeito à duração do choque e, especialmente, quanto à velocidade de recuperação que veremos à frente."
- carta mensal de março da gestora Legacy.
Com isso, a casa projeta que, diante da recessão prevista, os juros reais cairão ainda mais no mundo, e que mesmo países emergentes derrubarão suas taxas nominais para perto de zero, além de adotarem a prática de comprar ativos dos bancos centrais dos países desenvolvidos (o que nada mais é do que jogar mais dinheiro na economia).
Como consequência, o endividamento público dos países subirá muito, e no Brasil a situação ficará particularmente preocupante, com a dívida pública subindo de 76% para 90% do PIB.
Leia Também
Assim, embora a gestora elogie as medidas anunciadas pelo governo brasileiro para combate à crise, ela também frisa a importância de o Congresso deixar claro que os estímulos são temporários, e que sinalize que retomará a agenda de reformas assim que possível.
Além disso, a gestora diz que a crise é, no curto prazo, desinflacionária e até mesmo deflacionária (ou seja, pode reduzir a inflação ou até mesmo ocasionar a queda de preços).
Porém os efeitos sobre a inflação no médio prazo tornam-se incertos se consideradas as consequências da crise sobre certas cadeias de produção (como a do petróleo), alguns setores que estão sofrendo mais e até se levarmos em conta a eventual falência de empresas.
A deterioração fiscal e monetária para todas as moedas do mundo neste cenário justifica, portanto, a opção da Legacy pela posição em ouro.
O fundo Legacy Capital B FIC FIM teve queda de 3,97% em março, devido à desvalorização generalizada dos ativos no mês. Os maiores impactos ocorreram nas posições do fundo em renda fixa no Brasil e nos EUA, bem como na carteira de ações brasileira. Ganhos com moedas e derivativos de proteção seguraram um pouco as perdas da carteira.
Em 2020, o fundo recua 4,76%. Desde o início, em julho de 2018, o fundo rendeu 16,13%, ou 155% do CDI.
MERCADOS HOJE
Petróleo fecha em alta e se aproxima de US$ 100, e China aumenta reservas cambiais e em ouro; veja o dia nos mercados globais
7 de setembro de 2026 - 17:47TROCA-TROCA
Dividendos para setembro: Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) saem da carteira da Rico; veja quem entrou
7 de setembro de 2026 - 16:10SETOR DE CONSTRUÇÃO
Não é MRV (MRVE3) nem Direcional (DIRR3): Itaú BBA acredita que outra ação pode valorizar até 107%
7 de setembro de 2026 - 12:17RENDA PASSIVA
Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre
5 de setembro de 2026 - 17:45ESTRATÉGIA DO GESTOR
Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa
5 de setembro de 2026 - 12:01DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS
200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira
4 de setembro de 2026 - 18:45ONDE INVESTIR
Onde investir em setembro? Com eleições pegando fogo e uma onda de RJs, veja onde apostar na bolsa, renda fixa, FIIs e exterior
4 de setembro de 2026 - 11:50RADAR DE FIIS
BTLG11 vai às compras e coloca galpões ocupados por Mercado Livre e Amazon no carrinho; veja detalhes da transação de R$ 959 milhões
4 de setembro de 2026 - 9:57FII DO MÊS
Mau humor do mercado deixa fundo imobiliário favorito dos analistas 15% mais barato; veja os FIIs indicados para setembro
4 de setembro de 2026 - 6:04QUAL A VISÃO PARA O FUTURO
Após saída de Steinbruch do cargo de CEO, XP faz alertas para CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3)
3 de setembro de 2026 - 16:48AÇÃO DO MÊS
Analistas elegem Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) para investir em setembro; confira o ranking completo
3 de setembro de 2026 - 6:02NO OLHO DO FURACÃO
MPF denuncia fundadores da TRX por gestão fraudulenta, diz jornal; confira a resposta da gestora
2 de setembro de 2026 - 14:41CRISE CONTINUA
Citi está mais pessimista com Natura (NATU3) e rebaixa ação para venda. Por que a faxina na casa não convence o banco?
2 de setembro de 2026 - 12:45ENTREVISTA EXCLUSIVA
Multimercados em crise? CEO da Bradesco Asset vê ‘seleção natural’ e diz que uma nova onda de consolidação vem aí
1 de setembro de 2026 - 12:46FIM DA NEGOCIAÇÃO CONTÍNUA
B3 tira ação da Ambipar (AMBP3) das negociações regulares da bolsa por atraso; entenda
1 de setembro de 2026 - 10:15FRED KRUEGER ESTÁ DE VOLTA?
Kinea alerta para ‘pesadelo’ fiscal no Brasil e revela onde está buscando proteção antes das eleições
1 de setembro de 2026 - 7:08BALANÇO DO MÊS
Só deu ouro em agosto: metal precioso e ‘ouro digital’ entregaram até 25% de retorno no mês, deixando a renda fixa comendo poeira
31 de agosto de 2026 - 18:45BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Mercado aposta que nada vai melhorar no Brasil. É justamente por isso que gestores estão comprando renda fixa
31 de agosto de 2026 - 17:45RETOMADA À VISTA?
Mercado de capitais pode voltar a esquentar — e Itaú BBA indica esta ação para ganhar com a virada
31 de agosto de 2026 - 16:42RADAR DE FIIS