Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CONTRA O SELL AMERICA

Braço direito de Trump manda recado para quem investe em títulos do Tesouro dos EUA 

Segundo o secretário do Tesouro norte-americano, os investidores estrangeiros continuam comprando a dívida dos EUA com apetite — mas os movimentos do mercado contam outra história

Imagem criada por IA traz um gráfico de ações, a bandeira dos EUA, moedas, uma calculadora e títulos do Tesouro dos EUA
Imagem criada por inteligência artificial - Imagem: ChatGPT

Os Treasurys — os títulos da dívida pública dos EUA — são o norte do mercado financeiro global. Quando eles balançam, o mundo todo sente o solavanco. Antes de participar da CEO Conference 2026, evento a ser realizado pelo BTG Pactual na próxima semana, Scott Bessent, o secretário do Tesouro de Donald Trump, foi ao Senado norte-americano para dizer que, apesar do barulho, essa bússola segue firme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com a volatilidade global e a eterna queda de braço sobre até onde vão os juros nos EUA, Bessent garantiu que o mercado de títulos "tem se mostrado muito resiliente".

Para o investidor pessoa física, o recado é direto: se o governo norte-americano consegue se financiar sem sustos, o risco de problemas sistêmicos ou de um salto descontrolado no dólar diminui.

Bessent destacou que os investidores estrangeiros continuam comprando a dívida dos EUA com apetite: “Estou vendo muito boa demanda estrangeira nos leilões do Tesouro”, afirmou, celebrando resultados que estão entre os melhores do ano.

Vale lembrar que o mercado de Treasurys vinha enfrentando desconfiança devido ao déficit crescente dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se ninguém quisesse comprar esses títulos, os juros norte-americanos teriam que subir ainda mais para atrair compradores, o que castigaria as bolsas e valorizaria o dólar contra o real. As declarações de Bessent tentam afastar esse fantasma.

Leia Também

AINDA NESTA RODADA

Tem Portugal, Inglaterra e Colômbia em campo hoje: veja a programação dos jogos da Copa do Mundo nesta terça-feira (23)

O PERIGO DA CALMARIA

O alerta das placas tectônicas das bolsas antes do tsunami que tira o sono de um dos homens mais poderosos de Wall Street

Bessent contra o sell America

Se por um lado Bessent tenta passar tranquilidade, por outro, os grandes fluxos de capital contam uma história um pouco diferente: a de que o risco-EUA deixou de ser teoria para virar realidade no bolso do investidor.

Enquanto Bessent afirma que os leilões do Tesouro estão indo bem, o mercado global vive o que analistas chamam de movimento sell America (venda EUA).

O motivo é o chamado risco fiscal 2.0: a dívida pública dos EUA atingiu níveis comparáveis aos da Segunda Guerra, e o custo para pagar os juros dessa dívida já é uma das maiores fatias do orçamento norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo após a Segunda Guerra, a dívida pública dos EUA atingiu 106% do PIB. Segundo dados do Tesouro e do Escritório do Orçamento do Congresso (CBO, um órgão independente), a dívida bruta total dos EUA ultrapassou os US$ 38 trilhões, chegando a 107% do PIB.

Quando o investidor global perde a confiança absoluta no porto seguro tradicional, busca alternativas que estejam baratas ou que sejam ativos reais (escassos).

Não à toa o ouro vem renovando recordes históricos e os mercados emergentes, a exemplo do Brasil, vêm atraindo cada vez mais capital estrangeiro.

O medo de um novo shutdown (paralisação) do governo norte-americano e as interferências políticas na independência do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) fez tanto os metais preciosos virarem o seguro contra o caos fiscal de Washington como o Ibovespa se aproximar cada vez mais da marca dos 200 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa nas máximas: bolsa já deu o que tinha que dar ou fluxo vai continuar?

Setor financeiro e o freio na IA nos EUA

Mas nem só de Treasurys vive o Tesouro. Na participação no Senado desta quinta-feira (5), Bessent também abordou questões regulatórias e estruturais durante audiência no Senado.

Ele afirmou que o governo norte-americano considera a possibilidade de impor limites temporários ao uso de inteligência artificial (IA) no setor financeiro, diante dos riscos e da rápida expansão da tecnologia.

Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, a discussão ainda está em estágio inicial.

O motivo? Riscos estruturais que a tecnologia traz. Se você investe em empresas de tecnologia ou bancos que estão apostando tudo em IA, vale ligar o alerta para possíveis novas regulações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criptomoedas no radar do governo dos EUA

Nem as criptomoedas escaparam. Para quem gosta de ativos digitais, Bessent jogou um balde de água fria em quem esperava soluções simples.

O secretário do Tesouro norte-americano admitiu que tributar ganhos em corretoras é de "elevada complexidade" técnica. Ou seja: o nó regulatório ainda está longe de ser desatado.

Para fechar a participação no Senado com otimismo, Bessent declarou que os EUA estão no início de um boom no setor industrial — música para os ouvidos de quem investe em commodities como minério e também o aço, já que uma indústria norte-americana forte demanda matéria-prima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Na imagem, ícones de três aplicativos de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity. 13 de junho de 2026 - 9:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar