Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VANGUARDA NO MERCADO

Petrobras indica nova diretora de sustentabilidade e passa a ser comandada por maioria feminina

Com a nomeação da engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano, funcionária de carreira da Petrobras, a diretoria executiva da companhia passa a ter 55% de mulheres

Petrobras
Clarice Coppetti, Angélica Laureano, Renata Baruzzi, Magda Chambriard e Sylvia Anjos - Foto: Divulgação Petrobras -

O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) elegeu a engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano como diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a nomeação, a diretoria da maior estatal brasileira passa a ter cinco mulheres, com uma delas, Magda Chambriard, ocupando a presidência, de um total de nove integrantes.

É a primeira vez na história que a alta administração da Petrobras é comandada majoritariamente por mulheres — uma exceção entre as companhias de capital aberto no país. 

Em setembro de 2024, o estudo Mulheres em ações da B3 revelou que apenas 6% das 359 empresas listadas na bolsa possuem três ou mais mulheres em sua diretoria estatutária, enquanto 59% não têm representação feminina.

A Petrobras afirma que a nova formação da diretoria executiva demonstra o empenho da empresa com a diversidade e a equidade de gênero, consolidando sua liderança no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos comprometidas em ampliar a participação feminina em todos os setores da Petrobras porque acreditamos que o ambiente de trabalho é mais saudável e produtivo quando há diversidade na equipe. Espero que possamos inspirar outras mulheres a almejarem posições de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, ainda majoritariamente masculino”, disse Chambriard.

Leia Também

DINHEIRO PARA O ACIONISTA

Dividendos e JCP: Tim (TIMS3), Porto (PSSA3) e Allos (ALOS3) anunciam mais de R$ 1 bilhão em proventos; veja quem tem direito

QUEM LEVA A MELHOR?

Itaú (ITUB4) ou Banco do Brasil (BBSA3)? Saiba qual é o melhor banco da bolsa, segundo o Bradesco BBI

Transição energética e sustentabilidade

Criada em abril de 2023, a diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras centraliza e otimiza as iniciativas da companhia em relação à transição energética. A área abrange os processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis, trabalhando também em colaboração com outras áreas da empresa no desenvolvimento e pesquisa de projetos conectados à transição verde.

“Seguiremos investindo fortemente em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação de fontes de energia renovável. Como líderes na transição energética, reiteramos o compromisso de zerar nossas emissões [de gases de efeito estufa] operacionais, o net zero, até 2050”, disse, em nota, a nova diretora.

Laureano, funcionária de carreira da Petrobras, possui 45 anos de experiência, sendo 37 deles dedicados à empresa, com 21 anos em cargos de gerência. Ela atuou nas áreas de Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, e presidiu a Gaspetro, subsidiária da estatal em parceria com a Mitsui Gás S.A., que gere participações em 19 distribuidoras de gás natural em vários estados do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aposentadoria na Petrobras, ela atuou como consultora em diversos projetos na área de gás natural. Atualmente, exercia a presidência da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.

O prazo da gestão de Laureano é até 13 de abril de 2027, mesmo período dos demais membros da diretoria-executiva.

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
petrobras petr4 dividendos jcp (1) 16 de junho de 2026 - 13:02
ipo spacex elon musk nasdaq 16 de junho de 2026 - 11:03
um gráfico azul ao fundo representando um gráfico de ações com a logo do banco safra ao centro representando as recomendações do banco para as empresas da bolsa 15 de junho de 2026 - 17:15
Grupo Pão de Açúcar GPA PCAR3 15 de junho de 2026 - 16:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar