🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

REELEIÇÃO 80+

O que está por trás do anúncio da candidatura à reeleição de Biden — e que Trump não deixou barato

O lançamento ocorre exatos quatro anos após o dia em que o democrata oficializou sua candidatura para 2020 — e assim como naquela ocasião, a ideia é impedir que o rival republicano consiga um novo mandato

Carolina Gama
25 de abril de 2023
16:03 - atualizado às 15:30
Homem de cabelos brancos e terno ao lado de outro homem de terno com bandeira dos EUA ao fundo
O presidente dos EUA, Joe Biden, em primeiro plano e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Canvas

Quando Joe Biden anunciou que concorreria à presidência dos EUA, em 2020, logo surgiu a pergunta: como o democrata comandaria a maior economia do mundo aos 78 anos? Agora, ele dobra a aposta e, aos 80 anos, anuncia que tentará a reeleiçãodespertando a ira do rival republicano, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faltando cerca de 20 meses para o fim de seu mandato, Biden anunciou formalmente nesta terça-feira (25) que buscará a reeleição em 2024

Em um vídeo divulgado hoje, o presidente dos EUA descreve a disputa do próximo ano como uma luta contra o extremismo republicano, argumentando implicitamente que precisava de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação.

“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos ”, diz ele no vídeo, que começa com imagens dos ataques ao Capitólio, de 6 de janeiro de 2021, e de ativistas pelos direitos ao aborto protestando na Suprema Corte dos EUA.

“A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos ou menos ”, diz Biden. “Eu sei o que quero que seja a resposta e acho que você também. Este não é um momento para ser complacente. Por isso estou concorrendo à reeleição”, afirma. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Por que agora, Biden? 

O anúncio formal da tentativa de reeleição de Biden neste momento não é à toa: agora, o democrata pode arrecadar dinheiro diretamente para sua campanha. 

Leia Também

Biden deve usar os fundos de campanha em salários e logística, construindo uma equipe para 2024 e realizando eventos fora do escopo presidencial oficial. 

Já na sexta-feira (28), ele deve jantar em Washington com os principais doadores democratas e líderes do Comitê Nacional Democrata, prestando atenção especial àqueles que preenchem grandes cheques para garantir que sua campanha de reeleição continue bem financiada.

Alguns doadores e organizadores do partido começaram a reclamar sobre a falta de movimento na frente da reeleição, e o anúncio, seguido pelo encontro de sexta-feira, permitirá que o presidente os tranquilize.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas há outra razão para Biden ter anunciado em abril a tentativa de reeleição: isso permite que ele não divulgue publicamente quanto sua campanha arrecadou durante o primeiro trimestre do ano. 

O período de janeiro a março é marcado pela diminuição das contribuições. Barack Obama, por exemplo, esperou para anunciar sua candidatura à reeleição em 2012 até o início de abril do ano anterior. 

Nesta terça-feira também marca o quarto aniversário do anúncio de Biden de sua campanha presidencial de 2020.

Biden versus Trump: a revanche vem aí?

A declaração oficial de Biden acaba com qualquer dúvida sobre suas intenções e dá início a uma disputa que pode evoluir para uma revanche com seu rival em 2020, o ex-presidente Donald Trump

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biden entra na corrida com um histórico legislativo significativo, mas com baixos índices de aprovação — um enigma que seus assessores ainda não conseguiram resolver. 

Como o presidente mais velho da história, o democrata também enfrenta questões persistentes sobre sua idade.

A quarta e última campanha presidencial de Biden se baseará em temas semelhantes aos de 2020, quando ele apelou aos ideais da nação, principalmente com o espectro do retorno de Trump.

O rival, no entanto, não deixou barato. O Comitê Nacional Republicano lançou imediatamente um ataque contra Biden, revelando o que chamou de “visão gerada por inteligência artificial sobre o possível futuro do país se Joe Biden for reeleito”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vídeo distópico mistura “notícias” da reeleição de Biden em 2024 com relatos inverossímeis de alta criminalidade, turbulência internacional, imigração ilegal desenfreada e calamidade financeira.

A idade vai pesar?

Biden é o presidente mais velho da história dos EUA e completaria 86 anos ao final de um segundo mandato, enquanto Trump, se eleito, terminaria aos 82 anos. 

O democrata reconhece que a idade é uma preocupação “legítima”, mas desconversou quando questionado se terá resistência para outra campanha e para mais quatro anos na Casa Branca.

“Observe-me”, disse ele repetidamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os republicanos frequentemente destacam a idade de Biden, e até mesmo alguns democratas questionam se o presidente está cumprindo as promessas que fez durante a campanha de 2020 de ser uma “ponte” para uma nova geração de liderança.

Uma candidato republicana à presidência, a ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley, pediu testes de competência mental para candidatos com mais de 75 anos — uma categoria que incluiria Biden e Trump, que anunciou sua campanha para 2024 em novembro do ano passado. 

*Com informações da AP e da CNN Internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

É MUITO BILHÃO

Como o novo pacote de remuneração da Tesla coloca Elon Musk no caminho de se tornar o primeiro trilionário da história

5 de setembro de 2025 - 14:45

Com metas audaciosas e ações avaliadas em trilhões de reais, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode ampliar seu império e consolidar liderança em carros elétricos, robótica e inteligência artificial

CHIP CARO

Quanto vale um jantar com Trump? Para Zuckerberg, Cook e figurões do Vale do Silício pode custar bilhões de dólares

5 de setembro de 2025 - 13:40

Executivos das big techs estiveram reunidos na noite de quinta-feira (4) com o presidente norte-americano, que fez questão de reforçar o aviso: em breve o governo norte-americano taxará a importação de semicondutores

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

3 de setembro de 2025 - 13:38

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

QUEM VAI VENCER?

O quarteto fantástico contra Trump: como Xi, Putin, Modi e Kim articulam o novo eixo que quer tirar os EUA do tabuleiro global

2 de setembro de 2025 - 15:01

Enquanto o republicano enaltece suas relações próximas com os presidentes de China, Rússia e Índia, eles se juntam ao líder norte-coreano para reforçar os planos de uma nova ordem mundial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar