Menu
2021-02-18T18:19:24-03:00
Renan Sousa
Educação a distância

Guitarrista do U2 vira sócio do Descomplica, que recebe aporte de R$ 450 milhões

Essa foi a maior rodada de investimentos em EdTechs da América Latina, liderada pelos fundos Invus Opportunities e Softbank

18 de fevereiro de 2021
10:37 - atualizado às 18:19
U2 The Edge Escola Lousa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Divulgação / Shutterstock

Muito antes da pandemia que colocou todo o mundo dentro de casa e inaugurou uma nova era no meio digital, o Descomplica já era conhecido dos estudantes pré-vestibular. Com método 100% online desde 2011, o site expandiu seus negócios e se tornou uma multiplataforma de ensino. 

Como primeira plataforma de educação e tecnologia (EdTech, em inglês) a ingressar no mercado do ensino superior, o Descomplica conseguiu arrecadar R$ 450 milhões em uma rodada de investimentos.

Financiadores e... guitarrista?

Quem co-liderou as negociações foram os fundos Invus Opportunities e Softbank, com participação do Valor Capital Group, da Península Participações, da Chan Zuckerberg Initiative (CZI) e da Amadeus Capital Partners.

Até mesmo The Edge, guitarrista da banda irlandesa U2, marcou presença e garantiu sua participação no que acabou sendo a maior rodada de investimentos em EdTechs da América Latina. Os recursos serão destinados para a Faculdade Descomplica, focando em aquisições, crescimento de portfólio e desenvolvimento de produtos.

"Queremos construir a maior faculdade do Brasil, chegando rapidamente a um milhão de alunos no modelo 100% digital. Oferecemos modelos inovadores e capazes de inserir o aluno diretamente no mercado de trabalho", diz Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.

Métodos

Pouca gente sabe, mas educação à distância (EAD) não é a mesma coisa que ensino remoto. Enquanto o primeiro exige um planejamento melhor, com multiplataformas (em áudio, vídeo e texto) que possibilitam o aprendizado síncrono (ou seja, com horários específicos para reunião de todos os alunos e professores) e assíncrono, o segundo modelo foi adotado pelo ministério da Educação como uma medida emergencial em resposta à pandemia. 

Isso faz do ensino remoto um paliativo para o momento em que vivemos. Essa metodologia acaba frustrando alguns educadores e alunos porque traz os conceitos que funcionam para o modelo presencial, mas não necessariamente para o digital. 

"Consolidamos definitivamente um novo modelo de faculdade, diferenciando-o do ensino a distância atual, aliando professores de qualidade, entretenimento e tecnologia de ponta", comenta o presidente da Faculdade Descomplica, Daniel Pedrino. Em 2019, a Faculdade Descomplica ganhou nota máxima na avaliação de conceito EAD do MEC e a pós-graduação já conta com 30 mil alunos. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

MERCADOS HOJE

Ibovespa abre o dia em alta, em busca da terceira sessão de recuperação; dólar sobe

De olho em Brasília, os investidores repercutem a ampliação da agenda de privatizações e a PEC Emergencial, que parece ter empacado no Senado

Exile on Wall Street

Nado em água doce, sonhando com o mar

O rio corre para o mar. Em toda sua sabedoria interiorana, os filósofos João Mineiro e Marciano entendiam que essa é a frase que, com apenas seis palavras delineadas, resume a vida. “Você pode até não gostar, mas o rio corre para o mar…”. Se me permitem, se ainda dá tempo, eu adicionaria apenas duas […]

acordo conveniente

BR Distribuidora e Lojas Americanas fecham parceria em lojas de conveniência

Empresas vão formar uma nova empresa para explorar negócio de lojas dentro e fora dos postos de combustíveis

PEC emergencial

Receita Federal pode ficar sem recursos com desvinculação de gastos da PEC emergencial, dizem auditores

O gasto mínimo com saúde, educação e administração tributária é um dos pontos que encontra resistência no Congresso

O melhor do Seu Dinheiro

O futuro dos fundos imobiliários e uma estreia no Seu Dinheiro

Em janeiro do ano passado, a redação do Seu Dinheiro havia acabado de deixar o “coworking” onde ficou praticamente desde a estreia do site para alugar um espaço em um prédio comercial. Mas nem deu tempo de curtir o “sonho da sala própria”. Com a pandemia da covid-19, dois meses depois já estávamos todos em […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies