Menu
2021-02-18T18:19:24-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Educação a distância

Guitarrista do U2 vira sócio do Descomplica, que recebe aporte de R$ 450 milhões

Essa foi a maior rodada de investimentos em EdTechs da América Latina, liderada pelos fundos Invus Opportunities e Softbank

18 de fevereiro de 2021
10:37 - atualizado às 18:19
U2 The Edge Escola Lousa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Divulgação / Shutterstock

Muito antes da pandemia que colocou todo o mundo dentro de casa e inaugurou uma nova era no meio digital, o Descomplica já era conhecido dos estudantes pré-vestibular. Com método 100% online desde 2011, o site expandiu seus negócios e se tornou uma multiplataforma de ensino. 

Como primeira plataforma de educação e tecnologia (EdTech, em inglês) a ingressar no mercado do ensino superior, o Descomplica conseguiu arrecadar R$ 450 milhões em uma rodada de investimentos.

Financiadores e... guitarrista?

Quem co-liderou as negociações foram os fundos Invus Opportunities e Softbank, com participação do Valor Capital Group, da Península Participações, da Chan Zuckerberg Initiative (CZI) e da Amadeus Capital Partners.

Até mesmo The Edge, guitarrista da banda irlandesa U2, marcou presença e garantiu sua participação no que acabou sendo a maior rodada de investimentos em EdTechs da América Latina. Os recursos serão destinados para a Faculdade Descomplica, focando em aquisições, crescimento de portfólio e desenvolvimento de produtos.

"Queremos construir a maior faculdade do Brasil, chegando rapidamente a um milhão de alunos no modelo 100% digital. Oferecemos modelos inovadores e capazes de inserir o aluno diretamente no mercado de trabalho", diz Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.

Métodos

Pouca gente sabe, mas educação à distância (EAD) não é a mesma coisa que ensino remoto. Enquanto o primeiro exige um planejamento melhor, com multiplataformas (em áudio, vídeo e texto) que possibilitam o aprendizado síncrono (ou seja, com horários específicos para reunião de todos os alunos e professores) e assíncrono, o segundo modelo foi adotado pelo ministério da Educação como uma medida emergencial em resposta à pandemia. 

Isso faz do ensino remoto um paliativo para o momento em que vivemos. Essa metodologia acaba frustrando alguns educadores e alunos porque traz os conceitos que funcionam para o modelo presencial, mas não necessariamente para o digital. 

"Consolidamos definitivamente um novo modelo de faculdade, diferenciando-o do ensino a distância atual, aliando professores de qualidade, entretenimento e tecnologia de ponta", comenta o presidente da Faculdade Descomplica, Daniel Pedrino. Em 2019, a Faculdade Descomplica ganhou nota máxima na avaliação de conceito EAD do MEC e a pós-graduação já conta com 30 mil alunos. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

seu dinheiro na sua noite

No mundo corporativo, quem não diversifica, se trumbica

De uns tempos para cá, uma antiga fala de Warren Buffett tem pipocado nas minhas redes. Nela, o megainvestidor diz que “diversificação não faz sentido para quem sabe o que está fazendo” — e ele, naturalmente, se coloca como um sábio. Longe de mim querer contrariar o oráculo do mercado financeiro, mas é preciso tomar […]

nos ares

Boeing realiza 1º voo do maior avião da família 737 MAX e inicia fase de testes

Empresa vem trabalhando para superar acidentes aéreos envolvendo a família de aviões 737 MAX. No Brasil, a Gol tem um pedido firme do 737-10

pix questionado

Procon-SP notifica bancos por brechas exploradas por ladrões de celulares

São requisitados esclarecimentos sobre dispositivos de segurança, bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento de operações financeiras disponibilizados aos clientes vítimas de furto ou roubo

FECHAMENTO DA SEMANA

Juros futuros são grandes protagonistas da semana e ainda prometem mais emoção; dólar recua 1% e bolsa fica no vermelho

Com Copom duro e a sinalização de uma possível elevação nas taxas de juros nos EUA, os principais contratos de DI dispararam. Na semana, o dólar recuou com o forte fluxo estrangeiro e a bolsa seguiu o ritmo das commodities (mais uma vez)

Calendário completo

Banco Central: veja as datas das reuniões do Copom em 2022

O Copom é o órgão do BC responsável por definir, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia brasileira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies