Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-01-23T17:08:12-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Mudando o rumo

Ibovespa vira para alta e chega aos 119 mil pontos, puxado pelas ações dos bancos; dólar cai a R$ 4,16

Após uma abertura em baixa por causa das tensões no exterior, o Ibovespa ganhou força, passou a subir e já busca novos recordes, impulsionado pelo bom desempenho dos papéis do setor bancário

23 de janeiro de 2020
10:37 - atualizado às 17:08
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A sessão do Ibovespa nesta quinta-feira (23) pode ser divida em duas etapas. Na primeira, o clima era de enorme cautela, em meio à tensão do mercado quanto aos riscos de disseminação do coronavírus. Na segunda, o cenário é o oposto: o otimismo com o setor bancário dá forças ao índice.

  • Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes): não depender de um salário no fim do mês é o seu grito de liberdade. Aqui está o seu plano para dar adeus ao seu chefe

Os números deixam clara toda a volatilidade: durante a manhã, o Ibovespa chegou a cair 1,25%, tocando os 116.905,95 pontos, mas, por volta de 17h05, já subia 0,79%, aos 119.328,81 pontos, buscando novas máximas intradiárias.

A virada se deve aos ganhos generalizados dos papéis dos bancos — um setor que possui enorme peso na composição do Ibovespa, mas que vinha apresentando um desempenho bastante ruim em 2020.

Segundo um operador, essa puxada não se deve a alguma notícia relacionada a essas empresas, mas sim a uma correção após as baixas — e esse movimento estaria sendo impulsionado pelos investidores estrangeiros, que viram "pechinchas" nas ações do segmento.

O operador pondera que, apesar das quedas recentes, as ações dos bancos são vistas como "portos seguros" pelos estrangeiros, dada a solidez das empresas e a alta liquidez dos papéis. Assim, num momento de tensão, os investidores estão correndo para as opções menos arriscadas.

No momento, Itaú Unibanco PN (ITUB4) subia 2,76%, Bradesco ON (BBDC3) avançava 2,61%, Bradesco PN (BBDC4) tinha alta de 2,91%, Banco do Brasil ON (BBAS3) subia 4,64% e as units do Santander Brasil (SANB11) exibem ganhos de 1,64%.

Mas, mesmo com os ganhos de hoje, as ações do setor seguem acumulando perdas expressivas em 2020 — as baixas vão de 3% (Bradesco ON) a 6,3% (Santander Brasil units).

Risco de contaminação

O noticiário referente ao coronavírus eleva a tensão dos investidores. Até o momento, o governo chinês já confirmou de 17 mortes e mais de 500 casos da doença no país. Três cidades da China foram isoladas para tentar conter o vírus, incluindo as metrópoles Wuhan (11 milhões de habitantes) e Huanggang (7,5 milhões).

A apreensão é ainda maior porque, a partir de amanhã, será comemorado o feriado de Ano Novo Lunar na China, colocando o país em recesso por uma semana — é um período em que muitos chineses costumam viajar, tanto para outras cidades chinesas quanto para o exterior.

Como resultado, o Dow Jones (-0,04%), o S&P 500 (+0,09%) e o Nasdaq (+0,20%) ficam perto do zero a zero — as bolsas da Europa e da Ásia tiveram baixas expressivas hoje.

O mercado de commodities também é fortemente afetado pela cautela. Na China, o minério de ferro negociado no porto de Qingdao — cotação que serve como referência para os investidores — fechou em queda de 3,35%; o petróleo Brent cai 1,99% e o WTI recua 2,15%.

Inflação em foco

Além das preocupações globais, os agentes financeiros domésticos ainda têm outro fator para analisar: a alta de 0,71% do IPCA-15 em janeiro. O dado ficou em linha com a expectativa dos analistas, mas indica que a inflação continua pressionada — o que diminui as apostas num novo corte na Selic.

O indicador mexe especialmente com os mercados de câmbio e juros. A perspectiva de manutenção da Selic em 4,5% ao ano, sem novos ajustes negativos, fez os DIs fecharem em alta, ajustando-se a esse cenário. Veja abaixo como ficaram as curvas mais líquidas:

  • Janeiro/2021: de 4,34% para 4,36%;
  • Janeiro/2023: de 5,54% para 5,57%;
  • Janeiro/2025: de 6,30% para 6,32%;
  • Janeiro/2027: de 6,70% para 6,71%

A leitura de que a Selic não será mais cortada acabou tirando pressão do dólar à vista — uma nova redução na taxa básica aumentaria o diferencial de juros em relação ao exterior, diminuindo a atratividade do real.

Assim, o dólar à vista terminou em baixa de 0,21%, a R$ 4,1664, destoando do exterior — lá fora, a moeda americana exibiu um viés de alta na comparação com as demais divisas de países emergentes.

Ricardo Gomes da Silva, operador de câmbio da corretora Correparti, ainda destaca que o alto volume de IPOs e emissões que foram anunciados nos últimos dias também ajuda a atrair dólares para o país, reduzindo a cotação da moeda americana.

Top 5

Veja abaixo as cinco ações de melhor desempenho do Ibovespa nesta quinta-feira:

  • Braskem PNA (BRKM5): +6,13%
  • Banco do Brasil ON (BBAS3): +4,68%
  • Gol PN (GOLL4): +4,49%
  • Localiza ON (RENT3): +3,81%
  • Bradesco PN (BBDC4): +2,97%

Confira também as maiores baixas do índice no momento:

  • NotreDame Intemédica ON (GNDI3): -3,03%
  • Cia Hering ON (HGTX3): -2,34%
  • BRF ON (BRFS3): -2,13%
  • MRV ON (MRVE3): -1,79%
  • Ambev ON (ABEV3): -1,73%
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas

Resultados

João Doria vence prévias e será candidato à presidência pelo PSDB; Em discurso, manda recado à Lula e Bolsonaro e faz aceno para 3ª via

“Ninguém faz nada sozinho. Precisamos da ajuda de todos. Da união do Brasil. Da união do PSDB. Da união com outros líderes e partidos”, afirmou

Décimo Andar

O mercado imobiliário americano segue vencedor: confira uma nova opção na B3 para investir na área

Mesmo com a perspectiva de aumento dos juros no exterior, o mercado imobiliário americano segue forte na alta dos preços; veja um ativo para investir sem sair da B3

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies