🔴 DUAS AÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODEM DOBRAR DE VALOR NA SUA CARTEIRA – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FII DO MÊS

Fundo imobiliário de shopping rouba a cena com dividend yield de 11% e lidera recomendações para investir em maio; confira o ranking completo

Analistas que indicaram o FII em maio ainda enxergam potencial de valorização nas cotas e geração de renda atrativa

Selo de Melhores Fundos Imobiliários
FII do mês. - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O mar dos mercados não está para peixe, mas os fundos imobiliários estão resistindo ao cenário macroeconômico mais pressionado. No último mês, o IFIX, índice de referência da classe, teve alta de 1,53%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bom resultado vai na contramão do que se costuma ver na bolsa, já que os FIIs geralmente são impactados pelas pressões inflacionárias. Porém, mesmo com um cenário de juros elevados por mais tempo por conta do conflito no Oriente Médio, os ativos seguem resilientes.

Segundo Caio Araujo, analista da Empiricus Research, parte desse desempenho é sustentado pela geração recorrente de renda, pela indexação à inflação e por segmentos que seguem apresentando fundamentos sólidos.  

O destaque entre os fundos imobiliários vem sendo os ativos de galpões logísticos, mas há uma outra categoria que vai muito bem, obrigado: os FIIs de shopping centers. 

Segundo relatório do Santander, o segmento teve a segunda maior rentabilidade no último mês e no acumulado do ano. E é justamente um fundo imobiliário de shopping center que brilha aos olhos dos analistas neste mês. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as 11 casas de análise e bancos consultados pelo Seu Dinheiro para a série FII do Mês, o Patria Malls (PMLL11) conquistou o pódio com três indicações em maio. Confira o ranking completo:

Leia Também

FII DO MÊS

A Selic estacionou, e este é o fundo imobiliário mais indicado por analistas para surfar a pausa

MAIS INCERTEZA COM 'ONDA AZUL'

A guerra no Irã vai acabar? O que as eleições nos EUA podem mudar no preço do petróleo

* Entendendo o FII do Mês: Todos os meses, o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para descobrir quais são suas apostas para o período. Dentro das carteiras recomendadas, normalmente com até 10 fundos imobiliários, os analistas indicam os seus três prediletos. Com o ranking nas mãos, selecionamos os que contaram com mais indicações.

VEJA MAIS: Empiricus Research indica os FIIs mais promissores para investir neste mês. O relatório está disponível na nossa área logada gratuita; acesse aqui 

Patria Malls (PMLL11) entre descontos e dividendos 

Talvez você não esteja reconhecendo o Patria Malls (PMLL11), mas deixa que nós refrescamos a sua memória: o FII nasceu com o nome de Malls Brasil Plural (MALL11), sob a gestão da Genial Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, em maio do ano passado, o Patria Investimentos entrou no segmento de shopping centers ao abocanhar seis fundos imobiliários da Genial. Entre eles, estava o então MALL11. 

Após a aquisição, o FII passou por uma repaginada, ganhando o nome de Patria Malls e o ticker PMLL11. Apesar da mudança no visual, o portfólio segue sendo chamativo: o fundo tem um patrimônio líquido de R$ 1,6 bilhão alocado em 14 shoppings em seis estados.

Com 47% da área bruta locável (ABL) no Rio de Janeiro, boa parte do portfólio é voltada para um perfil de consumidor de classes mais econômicas. 

Atualmente, conta com cerca de 139 mil metros quadrados de ABL própria. Porém, o FII está com diversas negociações em andamento, com perspectivas de adicionar oito ativos na carteira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vemos como positivas as recentes movimentações de aquisição, sobretudo pelo aumento da exposição a São Paulo, a maior e mais resiliente praça do país”, afirma Araujo em relatório. 

Mas não é só o tamanho que importa. O PMLL11 negocia com desconto considerado relevante pelos analistas em relação ao seu valor patrimonial. 

A Genial Investimentos, que recomendou a compra das cotas neste mês, ainda destaca que o portfólio do FII é resiliente, com taxa de vacância de 3%. 

“Com dividend yield (taxa de retorno de dividendos) projetado de 10,3% no acumulado do ano, o PMLL11 oferece renda estável e potencial de valorização via gestão ativa e consolidação de ativos”, afirmou João Caldas, analista da Genial. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo relatório gerencial do FII, o dividend yield anualizado foi de 11,1% em março.  

Já a Empiricus Research projeta um potencial de valorização de 4,5% nas cotas do fundo imobiliário e uma geração de renda atrativa, de 9,6% para os próximos 12 meses.

Porém, Araujo alerta que a mudança de gestão pode afetar a performance do PMLL11, já que a área de shoppings ainda é relativamente nova no Patria, “enquanto a equipe da Genial já era bastante consolidada e com forte proximidade com os ativos localizados no Rio de Janeiro”, avaliou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma miniatura de shopping center dentro de um shopping. ao redor, há caixas com notas de reais, simbolizando dinheiro guardado em caixa, investimentos ou aquisições 5 de novembro de 2026 - 9:15
Logo do Itaú (ITUB4) 4 de novembro de 2026 - 16:23
Urna eleitoral com cédulas espalhadas em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, com símbolos partidários em vermelho e azul 4 de novembro de 2026 - 14:01
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 4 de novembro de 2026 - 13:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 3 de novembro de 2026 - 14:02
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 3 de novembro de 2026 - 12:49
Ilustração do Pacman comendo imóveis 3 de novembro de 2026 - 9:39
No campo petrolífero, ao entardecer, as bombas de petróleo estão em funcionamento. O reflexo das bombas e do belo pôr do sol na água cria a silhueta da unidade de bombeio ao entardecer 2 de novembro de 2026 - 16:19
Luiz Inácio Lula Da Silva vota no segundo turno da eleição 2026, em São Bernardo do Campo 2 de novembro de 2026 - 13:05
mulheres-B3-bolsa-de-valores-mercado 31 de outubro de 2026 - 18:07
Raios e nuvens escuras de uma tempestade emolduram o logo do Banco do Brasil (BBAS3) 31 de outubro de 2026 - 13:15
Touro da B3 triste 31 de outubro de 2026 - 9:15
Imagem traz a palavra Ibovespa em dourado, com tinta vermelha escorrendo pelas letras. Ao fundo, um gráfico em vermelho e azul 30 de outubro de 2026 - 18:23
coca-cola 30 de outubro de 2026 - 11:52
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 30 de outubro de 2026 - 10:19
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar