O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, teve uma alta de 0,71% em janeiro ante 1,05% registrado em dezembro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Leitura recomendada: Aqui está um plano para para quem NÃO deseja esperar até os 65 para se aposentar, nem depender do governo.
O resultado é o maior para o mês de janeiro desde 2016, quando o índice atingiu a marca de 0,92%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 4,34%. O número é superior aos 3,91% dos 12 meses anteriores.
Segundo analistas consultados pela Broadcast, o índice veio em linha com a média das estimativas, que era de 0,70%.
O maior impacto no índice ficou na conta do grupo Alimentação e Bebidas, que desacelerou, mas ainda subiu 1,83%.As carnes foram o item que mais contribuiu para a composição do índice do setor, mesmo passando de uma alta de 17,71% em dezempro para 4,83% em janeiro.
Logo em seguida ficou o grupo de Transportes, com alta de 0,92%.
Já o grupo de Habitação teve impacto dentro os grupos que apresentaram queda. Em janeiro, a variação foi de -0,14%.
Todas as regiões pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta de dezembro para janeiro, com o maior resultado sendo observado na região metropolitana de Belém, com avanço de 1,13%.