Menu
2019-10-09T16:56:58-03:00
Alô BC!

Guedes: Inflação baixa mostra que o Brasil tem condições de baixar juro

Ministro da Economia, Paulo Guedes, também falou que governo quer se concentrar no pacto federativo após aprovar reforma da Previdência

9 de outubro de 2019
16:56
Ministro Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Isac Nóbrega/PR

Ao comentar o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, que teve as menores leituras em 20 anos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que: “a inflação baixa mostra que o Brasil tem condições de baixar juros”.

“O que está acontecendo é que a economia está começando a crescer com inflação baixa”, afirmou.

No mercado, a surpresa inflacionária estimula as apostas de que o Banco Central (BC) pode alongar o ciclo de cortes, levando a Selic, que está atualmente em 5,5% para algo mais próximo dos 4% que os 4,75%, atual mediana do mercado captada pelo Focus.

Depois da Previdência

Segundo o ministro, o governo federal pretende se concentrar na discussão do pacto federativo, do qual a reforma administrativa faria parte, após a aprovação da reforma da Previdência no Senado.

Os senadores dizem ter fechado acordo para fazer a votação em segundo turno no dia 22 de outubro. As negociações envolveram a distribuição de recursos do leilão de petróleo entre Estados e municípios.

"Estamos na expectativa de o Senado aprovar a reforma da Previdência, parece que está andando tudo direitinho e, assim que fechar isso, entramos na próxima fase, que é o pacto federativo. A reforma administrativa é um capítulo desse plano maior que é o pacto federativo", disse o ministro a jornalistas, depois de ter participado de visita institucional ao jornal "Folha de S.Paulo".

O ministro foi questionado sobre se a agenda econômica poderia ser atrapalhada pela recente crise do presidente Jair Bolsonaro com o seu partido, o PSL, mas evitou responder. "Eu não entendo nada de política, troca de partido, essas coisas, não entendo nada", limitou-se a dizer.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

em recuperação judicial

Justiça dos EUA libera empréstimo de US$ 2,4 bi da Latam

Nova proposta retirou cláusula questionada por minoritários

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements